UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

20 de março de 2011

WESTERNS BIZARROS: "O TERROR DE TINY TOWN"

Sam Newfield foi um prolixo diretor e não tinha nenhum preconceito, desenvolvendo qualquer tipo de projeto que lhe caísse nas mãos. Dirigiu o primeiro western totalmente com negros (“Harlem in the Prairie) e em 1938 surpreendeu o mundo do cinema com uma ousadia ainda maior quando apresentou “O Terror de Tiny Town” (The Terror of Tiny Town) com um elenco todo composto por ‘midgets’ (anões).



Esse filme marcou a estréia de Billy Curtis, cujo nome verdadeiro era Luigi Curto. Billy Curtis ficou muito conhecido interpretando Mordecai, o anão que acompanhou Clint Eastwood em “O Estranho Sem Nome” (High Plains Drifter). Billy Curtis tinha 1,27 de altura e foi ‘The Hero’ no estranho “O Terror de Tiny Town”, filme que foi distribuído pela Columbia Pictures. Depois de alguns minutos de filme o espectador deixa de achar graça e passa a se interessar por uma história cujo enredo em nada difere dos B-Westerns que acostumamos a ver. Geralmente massacrado pelos críticos que, exageradamente, o consideram um dos piores filmes de todos os tempos, “O Terror de Tiny Town” não é o pior dos westerns, mas certamente é um dos mais bizarros que já chegaram às telas.


Um comentário:

  1. Consegui recentemente uma cópia bacana deste Western,curioso e inédito no Brasil.Eu perguntei para um amigo meu que trabalhou na Colúmbia durante 50 anos,o motivo deste Western não ter sido exibido no Brasil;ele simplesmente disse:"naquele tempo havia poucos cinemas no Brasil,e,a prioridade eram os filmes dos artistas mais notórios,e as Cias não eram obrigadas a aceitar o filme.Ex:Muitos filmes do cowboy Lash La Rue,pouco conhecido entre nós,são inéditos no Brasil".Lembrando que o anão Billy Curtis,era um cara simpático e muito popular em Hollywood,tanto é,que trabalhou em um episódio da famosa série:As Aventuras do Super-Homem,com George Reeves.Este episódio, foi inclusive exibido nos cinemas de Belo Horizonte,como longra-metragem e,por aqui batizado de:Super-Homem e o Homem Lunático"/Superman and the Mole Man)1951-de Lee Sholen.c/Reeves e Phyllis Coates. Parabéns pelo maravilhoso Blog,que tem as cores do crepúsculo de nossa infância.Marcos Lima(grande BH).

    ResponderExcluir