UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

15 de junho de 2011

WESTERNS BIZARROS: TRIO RANGE BUSTERS VS. NAZISTAS EM "COWBOY COMMANDOS"


Quando os Estados Unidos entraram na II Guerra Mundial houve um esforço conjunto da nação para enfrentar o Eixo. Cada setor colaborava como podia e o cinema não ficou de fora, produzindo na década de 40 um número recorde dos chamados filmes de guerra. O próprio John Wayne, em tempos de guerra, praticamente deixou seu cavalo no estábulo, pendurou chapéu e cinturão e só fazia filmes de guerra. Até os westerns B deram um jeitinho de disparar alguns tirinhos contra aqueles chamados inimigos da democracia.

Por mais bizarro que possa parecer, no filme “Cowboy Commandos”, rodado e lançado em 1943, o trio The Ranger Busters se defronta contra espiões nazistas. Os espiões têm a missão de sabotar a produção de magnésio de uma mina norte-americana, pois o minério é de fundamental importância para a produção de armamentos. O que os nazistas não contavam é que tivessem que enfrentar Ray Crash Corrigan, Dennis Moore e Max Terhune (The Range Busters), cowboys com muita experiência nas aventuras do Velho Oeste, onde nunca faltou uma boa mina de ouro ou prata. Mudou o minério, mudaram os inimigos mas a coragem e valentia dos três mocinhos continuou a mesma. Difícil mesmo deve ter sido conter o riso ao ver na tela os rostos bastante conhecidos dos notórios bandidos John Merton, Frank Ellis George Chesebro, Bud Osborne e Bud Buster alguns deles sendo chamados de ‘Hans’ e ‘Werner’ e tramando sob um grande retrato de Adolfo Hitler.

Além do trio The Range Busters, em sua derradeira formação, com Ray Crash Corrigan, Dennis Moore e Max Terhune e dos bandidos já citados, está no elenco a mocinha-stunt woman Evelyn Finley e, escondido atrás de seu imenso bigode aparece também Hank Bell. A tarefa de ‘atualizar’ a aventura em “Cowboy Commandos” coube ao diretor S. Roy Luby. Impondo um ritmo incessante, Luby ainda conseguiu encaixar música e mostrar um pequeno show de Evelyn Finley montando um cavalo. O destaque deste war-western é o cantor Johnny Bond que interpreta um sheriff e também a hilariante canção “I’m Gonna get der Fürher, Sure as Shootin”, qualquer coisa como “eu vou encher o Chucruts de balas” (veja a letra em Inglês abaixo). Certamente foi ouvindo esta canção que Mel Brooks teve a inspiração para escrever a irresistível comédia “Primavera para Hitler”.

"I'm Gonna Get der Führer, Sure as Shootin'"

I'm gonna get der Führer, sure as shootin',

With my rootin' tootin' .45, I swear.

We'd get our man without much tally hootin'.

          So old pickle puss, I'm warning you, beware.

          With a noose around his head,

          And his body full of lead,

          I'll deliver him as dead as dead can be.

I'm gonna get der Führer, sure as shootin',

And that ought to make a hero out of me.

I'm gonna get der Führer, sure as shootin'.

When we cowpokes go out huntin' we don't stop.

I'll send his band of bandits all a scootin',

And make a clean up of the filthy lot.

          My lariat I'll twine

          Around that silly swine,

          And I'll spank the Nazi Heinie*, wait and see.

          I'm gonna get der Führer, sure as shootin',

          And that ought to make a hero out of me.

* Chutar o traseiro dos nazistas

Última formação do trio The Range Busters, com
Max Terhune, Ray Crash Corrigan e Dennis Moore

“Cowboys Commandos” não foi a única aventura em que o trio The Range Busters enfrentou o Eixo. Isto aconteceu também em “Texas to Bataan” (1942) e em “Black Market Rullers" (1943). E um trio de mocinhos concorrente, The Three Mesquiteers (Bob Steele, Tom Tyler e Rufe Davis) já havia enfrentado nazistas nos westerns “Abutres das Planícies” (The Phantom Plainsmen) e em “O Vale dos Perseguidos” (Valley of Hunted Men), ambos de 1942, completando a bizarra ajuda dos mocinhos dos westerns-B para a vitória no conflito mundial.

Um comentário: