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18 de novembro de 2024

ATÉ O ÚLTIMO TIRO (The Maverick Queen)

 

        Barbara Stanwyck afirmou algumas vezes que gostava mais de atuar em faroestes por se sentir melhor nos espaços abertos que dentro dos estúdios. E os westerns também gostavam de Barbara pois quase todos em que atuou resultaram em filmes bons, ótimos e até excelentes como “Dragões da Violência” (Forty Guns), 1957. O problema é que os grandes atores evitavam atuar ao lado de Barbara porque ela os engolia com suas interpretações, como aconteceu em “Sangue da Terra” (Blowing Wild), 1953, em que Anthony Quinn e Gary Cooper viram a pequena atriz se agigantar com seu talento. Já os diretores tinham prazer de trabalhar com Barbara e foi Cecil B. DeMille quem declarou que nunca havia dirigido uma atriz tão cooperativa e que não fazia exigências absurdas como as maiores estrelas de Hollywood. E Barbara era uma dessas grandes estrelas, ou pelo menos foi durante as décadas de 30 e 40 quando, em 1945, chegou a ser a atriz mais bem paga do cinema. Ao se aproximar dos 50 anos, o que poderia representar a inevitável decadência, Barbara passou a atuar mais vezes em faroestes, quase sempre interpretando mulheres dominadoras e antipáticas, exatamente como a Kit Banion de “Até o Último Tiro” (The Maverick Queen). Herbert J. Yates, o detestado chefão da Republic Pictures, satisfeito com o sucesso de crítica de “Johnny Guitar”, 1954, decidiu produzir outro faroeste ‘A’ tendo, outra vez, uma mulher como personagem principal e os demais atores como coadjuvantes. Para isso contratou Barbara Stanwyck, um dos maiores acertos de sua longa trajetória como presidente da Republic Pictures. Esse faroeste marcou a única passagem de Barbara pela Republic Pictures.

 

Uma mulher no ‘The Wild Bunch’ - A história de “Até o Último Tiro” conta como a sulista Kit Banion (Barbara Stanwyck) deixa o Estado da Virginia após a Guerra de Secessão e se torna uma bem sucedida mulher de negócios no Wyoming, onde é chamada ‘The Maverick Queen’, isto porque colocava sua marca em reses desgarradas. Na cidade de Rock Springs, Kit Banion é dona do hotel e do saloon e negocia, sempre com altos lucros, a compra de gado de pequenos criadores como a jovem Lucy Lee (Mary Murphy). A ganância faz com que Kit se envolva com o temido ‘The Wild Bunch’, o bando de Butch Cassidy (Howard Petrie), cujo braço direito é Sundance (Scott Brady), o mais recente amante de Kit. Chega ao lugar um estranho que se diz chamar Jeff Younger (Barry Sullivan) e que afirma ser sobrinho dos famosos bandidos Cole e James Younger. Jeff é, na realidade, um agente da Pinkerton. Kit, que não costuma ficar muito tempo com um amante, ao conhecer Jeff Younger se apaixona por ele sem desconfiar que o agente a usa para, através dela, se infiltrar no bando de Butch Cassidy e descobrir onde fica o esconderijo da quadrilha, local chamado ‘Hole on the Wall’. Surge então em Rock Springs o verdadeiro Jeff Younger (Jim Davis) e o agente da Pinkerton é desmascarado. Inconformado por perder Kit Banion, Sundance tenta matá-la, mas o agente a defende e Sundance é quem termina por ser morto. Com a ajuda de reforço da Pinkerton, ocorre um confronto com o bando de Butch Cassidy quando Kit é ferida mortalmente terminando assim o império da ‘Maverick Queen’.

Barbara Stanwyck com Scott Brady e com Barry Sullivan


Sundance, o ciumento - “Até o Último Tiro” foi dirigido pelo prolífico Joseph Kane, diretor especializado nos westerns-B da Republic, o que não seria uma boa recomendação para uma produção mais elaborada como este filme. Mas Herbert J. Yates sempre primou pela sovinice e Kane compensaria financeiramente o gasto com o salário de Barbara Stanwyck. Mas que surpresa! Kane realizou um filme excelente, movimentado e ao mesmo tempo repleto de intrigas, romance e traição. Afinal esse é um território que Barbara domina como ninguém, especialista que é em se mostrar mulher dominadora e que se impõe aos brutos que a cercam. Kit Banion usa os homens para satisfazer seus próprios desejos e espera sempre que o próximo seja melhor que o anterior, o que consegue quando conhece o falso Jeff Younger, por quem se apaixona. Como Kit havia desfeito seu caso com Sundance, não chega a haver um triângulo amoroso entre eles, mas sim o bandido Sundance ferido em seus brios por ter sido, por duas vezes, desarmado por Jeff e ser humilhado por Kit. Sundance é um homem sem escrúpulos e mesmo não aceitando o fim de seu relacionamento com Kit, persegue a jovem Lucy Lee, a quem tenta violentar. Toda a ação do agente da Pinkerton serve como pano de fundo para os dramas sentimentais da trama, uma vez que Lucy Lee, a exemplo de Kit Banion, também se sente atraída pelo falso Jeff Younger.

Mary Murphy; Scott Brady e Mary Murphy

 Cozinheiro espião - Cozinheiros nos faroestes são sempre tipos alegres e confiáveis, mas Jamie (Wallace Ford), cozinheiro de Lucy Lee, ainda que goste de tocar sua gaita de boca, é um homem tão triste quanto falso, sendo mais um a serviço da Maverick Queen, de quem é espião. Ou melhor, contraespião porque presta serviços a Butch Cassidy. Jamie não consegue fugir de seu passado ele que assassinou o pai de Lucy Lee, fato que ela desconhece e é usado como chantagem por Sundance e por Butch Cassidy. A história foi escrita por Zane Grey, que a deixou incompleta, sendo concluída por seu sobrinho e mais parecendo um enredo de filme noir. Joseph Kane que dirigiu tantas e tantas lutas de Roy Rogers, Gene Autry, John Wayne, Bill Elliott, Rod Cameron e outros, contra os badmen da Republic, mostrou que poderia fazer o mesmo com atores de mais nomeada como Scott Brady e Barry Sullivan, além, claro de Barbara Stanwyck. Entre as melhores sequências de “Até o Último Tiro” está aquela em que Sundance tenta matar Kit Banion e ela o joga declive abaixo da montanha onde estão, fazendo rolar um pesado tronco sobre o bandido. E não falta um assalto a um trem que transporta uma fortuna e confrontos entre Jeff Younger e Sundance, entremeando as intrigas amorosas.

Wallace Ford com Barbara Stanwyck e com Scott Brady

 Lucro é o que interessa - Herbert J. Yates vendo outros estúdios utilizarem processos de tela larga como o Cinemascope, o Technirama, o Warnerscope, o Regalscope e outros, criou para este filme o Naturama, que como os processos citados tinha a dimensão 2:50.1. Isso representou um problema para quem não conseguiu ver uma cópia do filme nesse formato. Em VHS, no Brasil, “Até o Último Tiro” foi lançado em formato 4x3 e assim era exibido também na TV, o que fazia com que em algumas sequências não houvesse atores no quadro uma vez que foram colocados nas extremidades para ocupar todo o formato do Naturama. Mesmo a cópia que é exibida no YouTube, ainda que um pouco mais larga, corta as laterais, sem falar que para alargar o formato, sacrifica um pouco das partes de cima e de baixo dos fotogramas, mutilando-o. O colorido é o Trucolor, o mesmo dos westerns em cores da Republic, processo que é muito inferior aos mais utilizados como o Technicolor ou Eastmancolor. Yates sabia que muitos chamavam seu estúdio de ‘Repulsive Pictures’, mas ele pouco se importava, desde que seus filmes dessem lucro. Ora, se a tão importante parte técnica era menosprezada por Herbert J. Yates, não seria ele que iria exigir um roteiro que primasse pela autenticidade histórica como ocorre quando o filme junta Butch Cassidy, Sundance (Kid), os irmãos Younger e faz com que Sundance venha a morrer no Wyoming e não na Bolívia, como de fato ocorreu e é mostrado em “Butch Cassidy and the Sundance Kid”, de 1969, com Paul Newman e Robert Redford. Por sinal, esse western que foi estrondoso sucesso de bilheteria foi filmado em locações em Silverston, Colorado, onde também havia sido filmado “Até o Último Tiro” 13 anos antes.

Barry Sullivan acima e abaixo; o The Wild Bunch com
John Doucette, George Keymas, Howard Petrie e Scott Brady

 Filme de Barbara Stanwyck - O premiado compositor Victor Young compôs a trilha musical de “Até o Último Tiro” e a exemplo do que havia feito para “Johnny Guitar” (1954), compôs também uma canção (em parceria com Ned Washington) que narrasse as aventuras e desventuras de Kit Banion, canção denominada ‘The Maverick Queen’ e interpretada pela cantora Joni James. A gravação fez algum sucesso mas foi logo esquecida, ao contrário daquela interpretada por Peggy Lee em “Johnny Guitar”. Este foi um dos últimos trabalhos de Victor Young que faleceria em 1956, não sem antes receber um Oscar por “A Volta ao Mundo em 80 Dias”. Scott Brady desempenhou bem o bandido enciumado e ao mesmo tempo amoral assediando Lucy Lee. Igualmente bem Wallace Ford como o torturado e pusilânime cozinheiro. Mary Murphy mostra que poderia render mais em papeis mais complexos e Howard Petrie não foi bem aproveitado na sua característica brutalidade. Barry Sullivan não foi a escolha certa para ser o inspetor da Pinkerton, carecendo de maior agilidade física e do carisma que ele, bom ator que era, nunca teve. E carisma é o que não falta para Barbara Stanwyck que domina todo o filme, como era de se esperar em mais uma excelente atuação. E curiosamente a produção não economizou no guarda-roupa que a atriz exibe em “Até o Último Tiro”. Mais alguns filmes com a qualidade deste e a Republic Pictures seria um estúdio muito mais respeitado.

Barbara Stanwyck


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