UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

8 de julho de 2011

TOP-TEN WESTERNS DO PROF. RENATO LUIZ PUCCI JR.

Renato Luiz Pucci Jr. é apaixonado por cinema, tanto que não se limitou a assistir filmes como qualquer outro fã. Renato dedicou sua vida profissional à 7.ª Arte tornando-se Docente do Mestrado em Comunicações e Linguagens da Universidade Tuiutí do Paraná, em Curitiba, na linha de Pesquisa Estudos de Cinema. Nascido em São Paulo, Renato Luiz Pucci Jr. é autor do livro “O Equilíbrio das Estrelas”, que analisa a obra de Walter Hugo Khouri, um dos mais importantes cineastas brasileiros. É também de sua autoria “Cinema Brasileiro Pós-Moderno – O Neon-Realismo”. Renato é autor do capítulo ‘Cinema Pós-Moderno’, que faz parte do livro “História do Cinema Mundial”. Renato integrou, de 1998 a 2003, o Grupo Cinema Paradiso, que se reúne quinzenalmente em São Paulo. Em 2003 mudou-se para Curitiba onde vive atualmente. CINEWESTERNMANIA pediu a Renato, que é profundo conhecedor de cinema em seus mais diversos gêneros, que elaborasse sua lista pessoal dos dez melhores westerns por ele assistidos ao longo dos seus 52 anos de vida. Eis os melhores faroestes segundo o Prof. Renato Luiz Pucci Jr.:

1.º) Os Brutos Também Amam (Shane), 1953 – George Stevens

2.º) Matar ou Morrer (High Noon), 1952 – Fred Zinnemann

3.º) No Tempo das Diligências (Stagecoach), 1939 – John Ford

4.º) Sangue de Heróis (Fort Apache), 1948 – John Ford

5.º) Rastros de Ódio (The Searchers), 1956 – John Ford

6.º) O Homem que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance), 1962 – John Ford

7.º) Butch Cassidy e Sundance Kid, 1969 – George Roy Hill

8.º) O Pequeno Grande Homem (Little Big Man), 1970 – Arthur Penn

9.º) Johnny Guitar, 1954 – Nicholas Ray

10.º) Onde Começa o Inferno (Rio Bravo), 1959 – Howard Hawks

Van Heflin ("Os Brutos Também Amam")
Grace Kelly e Katy Jurado ("Matar ou Morrer")

2 comentários:

  1. Olá, Renato Luiz,

    Louvo-o por vosso conhecimento na mais bela das artes, a sétima, assim como vos apresento as boas vindas ao cinewesternmania, dando sua positiva opinhão nos seus 10 mais westerns.
    Ficamos na expectativa de obtermos sempre um vosso parecer nos futuros tópicos deste blog, assim como indicamos uma revista nas passagens anteriores e, também, ser possivel,um parecer.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Da belíssima lista só não conheço O Pequeno Grande Homem (Little Big Man), 1970 – Arthur Penn
    No mais, é sempre difícil lista os dez melhores. Eu estou tentando fazer uma dos cem melhores e estou tendo dificuldade. São muitos filmes belíssimos desse gênero apaixonante.

    ResponderExcluir