Fundado em 1977 pelo médico paulistano Dr. Aulo Barretti, o Clube Amigos do Westerns, renomeado mais tarde como Cineclube Amigos do Western teve alguns membros que se destacaram sobremaneira durante as muitas décadas que a confraria existiu. Além do criador do clube, o saudoso ‘Doc’ Barretti, poderia ser lembrado Nelson Pecoraro, incansável na busca de sintonizar o clube com os avanços tecnológicos, isto sem falar de seu profundo conhecimento como cinéfilo. Infelizmente não há como publicar o Top-Ten do falecido Nelson ‘Pecos Bill’. Quase tão importante para a confraria quanto os citados ‘Doc’ e ‘Pecos Bill’ foi Edivaldo Martins que nem bem chegou ao CAW e recebeu o apelido de ‘Eddie Lancaster’. Desnecessário explicar que Edivaldo tinha Burt Lancaster como seu ator preferido e que aceitou a alcunha com alegria.
![]() |
Edição da revista 'Pardner' que biografou Edivaldo Martins. |
A trajetória de Eddie Lancaster no mais antigo clube de faroeste do Brasil foi marcada pelo seu entusiasmo pela confraria, participando de todos os momentos importantes do clube e raramente deixando de comparecer às sessões, a não ser por motivo de força maior. Eddie Lancaster era uma espécie de IMDb ambulante pois sabia praticamente tudo sobre cinema e mais especificamente sobre faroestes. Não havia ator ou atriz coadjuvante que Eddie desconhecesse ou nome de filme que ele não lembrasse, discorrendo inclusive sobre a ficha técnica da película. Mas o aspecto que mais se destacava da personalidade de Edivaldo, ou melhor, do Eddie Lancaster, era seu espírito empreendedor, tudo fazendo com entusiasmo para que o clube fosse o local onde todos os demais sócios se sentissem bem, quase como se estivessem nos inesquecíveis cinemas de antigamente.
O Major Eddie Lancaster do Confederate Army. |
A sala de projeção do Forte Santa Cruz (nome do espaço onde funcionou por anos o Cineclube) foi forrada por dezenas de quadros contendo ampliações fotográficas de queridos artistas de Hollywood ainda vivos, com os quais Eddie mantinha contato e recebia fotos autografadas com dedicatória ao Cineclube Amigos do Western. Kirk Douglas, Rita Moreno, Ernest Borgnine, Rhonda Fleming, Glenn Ford, Doris Day e Robert Duvall são apenas alguns dos artistas que enviaram fotos com dedicatória especial para Eddie Lancaster, destacando-se a amizade que fez com Rhonda Fleming e Peter Ford, filho de Glenn Ford. Assim era o Edivaldo Martins que tinha como filme de cabeceira “...E o Vento Levou” (Gone with the Wind) e como artistas mais queridos o já citado Burt Lancaster e Ava Gardner.
![]() |
Eddie Lancaster com um dos muitos quadros do Cineclube dos Amigos do Western, exibindo foto com dedicatória de Maureen O'Hara (ao lado de John Wayne, em 'Rio Grande'). |
Conhecendo o gênero Western como poucos, Eddie Lancaster tinha também o seu Top-Ten, que Westerncinemania apresenta, aproveitando para lembrar de Edivaldo Martins, a quem a revista ‘Pardner’ biografou mostrando em detalhes ‘Como nasce um bravo’, parafraseando o título de um western de Glenn Ford. Este é o Top-Ten Westerns de Eddie Lancaster:
1.º) Rastros de Ódio (The Searchers), 1956 - Dir.: John Ford
2.º) Matar ou Morrer (High Noon), 1952 - Dir.: Fred Zinnemann
3.º) No Tempo das Diligências (Stagecoach), 1939 - Dir.: John Ford
4.º) Johnny Guitar (Johnny Guitar), 1954 - Dir.: Nicholas Ray
5.º) Os Brutos Também Amam (Shane), 1953 - Dir.: George Stevens
6.º) O Preço de um Homem ( The Naked Spur), 1953 - Dir.: Anthony Mann
7.º) Pacto de Justiça (Open Range), 2003 - Dir.: Kevin Costner
8.º) Meu Ódio Será sua Herança (The Wild Bunch), 1969 - Dir.: Sam Peckinpah
9.º) Duelo ao Sol (Duel in the Sun), 1946 - Dir.: King Vidor
10.º) Quando é Preciso Ser Homem (Soldier Blue), 1970 - Dir.: Ralph Nelson
![]() |
Edivaldo Martins tinha especial predileção por westerns que abordassem a luta e o extermínio dos nativos norte-americanos, como "Soldier Blue"., na foto, vendo-se Peter Strauss e Candice Bergen. |
Edie lanca
ResponderExcluirEdie Lançassem
ResponderExcluir. Grande conhecedor de cinema,esporte e demais
.Mas a sua paixão era o westem do qual não tinha parto pra ele. Grande perda para o CAW..
( Pareo)
ResponderExcluirHomenagem mais q justa 👏👏👏🙏
ResponderExcluir