UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

11 de dezembro de 2019

QUADRILHAS DOS FAROESTES - O bando de "O Renegado de Forte Petticoat"


A maior parte da ação em “O Renegado do Forte Petticoat” (Guns of Fort Petticoat) se passa dentro de uma missão abandonada onde o Tenente interpretado por Audie Murphy comanda um pequeno regimento formado por... mulheres. Audie e seus homens, digo, mulheres, defendem-se como podem do ataque dos índios mas antes são alvos de uma quadrilha formada por três facínoras que não hesitam em matar para alcançar seus intentos. Eles acreditam que haja ouro escondido na missão, além das mulheres que também os interessam. Mas o trio se dá mal, primeiro com o exército de saias e depois com os índios. Liderados por James Griffith, Ray Teal e Nestor Paiva completam o terceto assassino, todos velhos conhecidos de faroestes e de outros gêneros de filmes.

Ray Teal (1902-1976) é o mais conhecido do bando, não só por ter interpretado por anos a fio o Xerife Roy Coffee, de Virginia City, na série “Bonanza”, mas também pelos muitos grandes filmes que contou com sua participação. Teal fazia com igual facilidade papeis de homem da lei ou de malfeitor. Antes de se tornar ator Ray Teal foi o band-leader de uma orquestra e começou a atuar no cinema em 1937. Em seu início de carreira Teal apareceu também em diversos seriados. Entre os filmes mais importantes em que apareceu merecem destaque “A Montanha dos Sete Abutres”, “O Selvagem”, “Horas de Desespero” e “Julgamento em Nuremberg”. Nos faroestes Ray Teal atuou ao lado de Kirk Douglas em “Embrutecidos pela Violência” e “A Um Passo da Morte”. Com Randolph Scott, Ray Teal atuou em “O Laço do Carrasco”, “Homens que São Feras” e “Entardecer Sangrento”. A última aparição de Teal em um western foi em 1970 em “Chisum, Uma Lenda Americana”, com John Wayne. Na série “Bonanza” Ray Teal participou de 98 episódios, mas praticamente não houve série de TV dos anos 60 que não tenha contado com a participação desse querido ator.

James Griffith (1916-1993) é o cérebro da quadrilha com sua eterna imagem de bandido frio e calculista. Usando uma Deringer, Griffith deixa que os outros dois bandidos usem da violência que ele consuma com a pequena pistola que traz no bolso do elegante casado que usa. Assim como Ray Teal, James Griffith atuou bastante na televisão, isto quando o cinema já não mais lhe oferecia maiores oportunidades. Griffith estreou em filmes no ano de 1948 e se notabilizou pelo tipo assustador que era capaz de compor apenas com o olhar e sua figura esguia. Porém seu tipo físico possibilitou a James Griffith interpretar diversos personagens importantes do Velho Oeste, entre eles Pat Garrett em “O Último Matador”; Doc Holliday em “Ases do Gatilho”; Davy Crockett em “O Homem do Destino”. Griffith foi ainda Abraham Lincoln no western B “Emboscada Apache”, estrelado por Bill Williams. Nem sempre creditado nas muitas pequenas participações, James Griffith jamais escapa dos olhares de espectadores mais atentos em filmes como “O Grande Golpe”, “Spartacus”, “Honra a um Homem Mau” e “Fúria no Alasca”. James Griffith despediu-se do cinema em 1977 no policial “Caçada Alucinante”.

Nestor Paiva (1905-1966) – Ao contrário do que se possa imaginar devido às muitas vezes em que interpretou latinos no cinema, esse ator característico nasceu na Califórnia. Nestor Paiva será sempre lembrado como o brasileiro ‘Lucas’ que comanda o barco ‘Rita’ em “O Monstro da Lagoa Negra”, clássico de ficção-científica rodado em 3.ª Dimensão e que se tornou um Cult. Ainda como ‘Lucas’, Nestor Paiva esteve na continuação “A Revanche do Monstro” e ainda nessa série de sci-fi que a Universal produziu nos anos 50, Paiva foi o xerife da cidade em “Tarântula”. No cinema desde 1937, Nestor Paiva atuou em praticamente todos os gêneros, não escapando nem mesmo uma participação em um filme de Johnny Weissmuller que foi “Tarzan em Terror no Deserto”. Nestor Paiva estava sempre à mão quando se necessitava de alguém para interpretar um tipo étnico e alguns nomes de seus personagens demonstram bastante bem essa sua qualidade: ‘Cardoso’, ‘Don Carlos Montalvo’, ‘Gino’, ‘Manuel’, ‘Martinelli’, ‘Gnocchi’, ‘Marouf’, ‘Lorenzo’ e ‘Tortilla’, este em “O Renegado do Forte Petticoat”, são apenas uma pequena parte deles. Nestor Paiva faleceu vítima de câncer aos 61 anos de idade.



Acima o trio de bandidos planejando uma maldade
e abaixo os três assassinos perseguidos pelos índios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário