UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

24 de outubro de 2016

CAVALEIROS DE SANTA FÉ (SANTA FÉ SADDLEMATES) – EXEMPLO PERFEITO DE WESTERN B


Sunset Carson
A categoria ‘Westerns B’ feitos em série, assim como qualquer outro gênero, possui também filmes que podem ser considerados clássicos. Um deles é “Cavaleiros de Santa Fé” (Santa Fé Saddlemates), quinto de uma série de 15 filmes que Sunset Carson estrelou para a Republic Pictures entre 1944/1946. Dirigido por Thomas Carr, “Cavaleiros de Santa Fé” tem em seus 58 minutos de duração todos os ingredientes que faziam a alegria das plateias das Saturday Afternoon, ou as nossas saudosas matinês, por aqui dominicais. Nos primeiros dez minutos deste filme Sunset Carson trava quatro lutas que servem de aperitivo para a incrível e contínua movimentação deste pequeno western. E entre os adversários de Carson estão alguns dos mais temidos vilões dos westerns B, gente como Roy Barcroft, Bud Geary, Robert Wilke e Keene Duncan. George Chesebro está no elenco mas desta vez do lado do bem. Sobra tempo ainda para Sunset Carson namorar a mais bela de todas as heroínas da Republic Pictures, Linda Stirling, que se tornou conhecida como a ‘Rainha dos seriados’. Imagina-se a algazarra que a gurizada deve ter feito nos ‘poeiras’ em que “Cavaleiros de Santa Fé” foi exibido e não sem razão.


Roy Barcroft e Sunset Carson
Agente disfarçado, outra vez - A história não difere muito das centenas que se viu em tantos pequenos westerns dos ‘Minors’, como eram chamados os estúdios da Poverty Row, em Hollywood.  Sunset Carson é um agente que, a pedido das autoridades de Santa Fé chega disfarçado à cidade que faz fronteira com o México. O objetivo de sua presença é desbaratar uma quadrilha chefiada pelo comerciante John Gant (Roy Barcroft) que pratica roubos e contrabando. Na cidade Carson conhece Ann Morton (Linda Stirling), repórter que disfarçada como saloon girl e que descobre que Sunset Carson é um Investigador Especial. John Gant aguarda a chegada a Santa Fé de um certo Brazos Kane para ajudá-lo na atividade criminosa, mas Sunset Carson se faz passar por Brazos Kane e descobre como Gant age, prendendo o bandido e colocando fim à quadrilha.

Sunset Carson socando um bandido.
Brigas e mais brigas -O mocinho se infiltrar em uma quadrilha usando identidade falsa é comum nos enredos dos pequenos faroestes. Difícil acreditar que um bandido experiente como Roy Barcroft não desconfie que Sunset Carson aparece em Santa Fé para prendê-lo. Certo que Carson dá uma demonstração de força ao enfrentar alguns dos homens de Barcroft, ocasião em que o saloon local é quase todo destruído. Pouco antes em outra luta Sunset Carson já havia arrebentado com mesas e cadeiras de um escritório, forma que o Governado encontrou para comprovar como Carson é bom com os punhos. E não só com os punhos pois o mocinho galopa garbosamente seu cavalo branco em perseguição aos bandidos acertando-os com sua pontaria certeira. Tanta ação tira o fôlego do espectador que só descansa quando Linda Stirling graciosamente canta “La Cucaracha” entre os cowboys do saloon. Originalmente “Cavaleiros de Santa Fé” tem 58 minutos e espaço para outra canção (“Oh Mister”), anunciada nos créditos e que deve ter sido excluída juntamente com os cinco minutos cortados na ótima cópia que circula no Brasil.

Sunset Carson em ação num escritório e no saloon.

Sunset Carson
Curta carreira - Sunset Carson teve curta carreira na Republic Pictures, isto apesar da simpatia que irradiava com seu rosto jovial, de ser bom cavaleiro pois atuou em rodeios antes de ser ator e do 1,96m de altura, que fazia dele o mais alto entre os mocinhos dos faroestes B. Numa das sequências de “Cavaleiros de Santa Fé” é mostrada uma identidade do personagem ‘Sunset Carson’, indicando ter ele 1,90m (6,3”). E sabe-se que a alturas dos atores de cinema sempre geraram controvérsias. Nascido em 1920, aos 26 anos de idade Sunset Carson foi despedido da Republic Pictures por Herbert J. Yates, o dono do estúdio. A alegação foi o ator ter chegado embriagado para o trabalho e ainda acompanhado de uma garota menor de idade. Ainda usando o nome Sunset Carson, o ator tentou prosseguir carreira na pequeníssima produtora Yucca Pictures, onde fez seus últimos westerns. Sunset Carson, cujo nome verdadeiro era Winifred Maurice Harrison, faleceu vítima de um câncer aos 69 anos de idade, em 1990.

Sunset Carson e Linda Stirling

Bud Geary
O bandidão Bud Geary - Entre os importantes nomes do elenco de “Cavaleiros de Santa Fé” está o de Bud Geary, rosto bastante conhecido dos fãs e que, como bandido, deu bastante trabalho a muitos mocinhos do cinema, isto desde os tempos de Buck Jones e Tom Mix. Geary faleceu em 1948 num acidente de automóvel, aos 48 anos de idade. O jovem Robert (J.) Wilke tem uma pequena participação, ele que viria a se firmar com um dos grandes vilões dos westerns A e ator em filmes de boa qualidade. Roy Barcroft dispensa apresentações e sua luta final contra Sunset Carson é espetacular, nada devendo àquelas travadas contra Allan ‘Rocky’ Lane. O ponto fraco é o sidekick interpretado por Olin Howland.

Roy Barcroft e Robert Wilke

Sunset Carson e Linda Stirling
A Rainha dos Seriados - Embora seu personagem seja inteiramente dispensável à história, Linda Stirling é uma festa para os olhos com sua beleza. ‘Rainha dos Seriados’ por suas tantas participações nas fitas em capítulos da Republic, Linda teve carreira relativamente curta na Republic Pictures pois seu primeiro e marcante seriado foi protagonizando a “A Mulher Tigre”, em 1944. Nesse mesmo ano Linda estrelou o seriado “O Chicote do Zorro”, seguindo-se outros seis, até encerrar suas participações nesse tipo de filme com “A Volta de Jesse James”, estrelado por Clayton Moore, em 1947. Nunca mais os seriados ou a própria Republic Pictures tiveram uma estrela como Linda Stirling. Valendo por Linda, por Sunset Carson e pela intensa movimentação, “Cavaleiros de Santa Fé” é imperdível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário