UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

21 de maio de 2012

JOHNNY DEPP AGORA É ‘TONTO’


Johnny Depp tornou-se um dos campeões de bilheteria da atualidade. Na última década esse ator alcançou por três vezes o primeiro lugar dos Top Ten Moneymaking Stars (2006, 2007 e 2010), foi o vice por duas vezes (2005 e 2009) e terceiro colocado em 2011. E não se pode dizer que Depp seja um ator apenas de filmes comerciais pois em sua filmografia há títulos como “Inimigos Públicos”, de Michael Mann; “Donnie Brasco”, com Al Pacino; “Dead Man”, de Jim Jarmusch; “Platoon”, de Oliver Stone; “Cry Baby”, de John Waters; e a parceria com Tim Burton que rendeu vários filmes com destaque para “Ed Wood” e “Edward Mãos de Tesoura”. Johnny Depp é hoje um dos atores mais bem pagos do cinema e pode escolher seus papéis. Atualmente Depp está filmando um western intitulado “O Cavaleiro Solitário” (The Lone Ranger). Se o leitor imagina que vai ver Depp como o personagem que imortalizou Clayton Moore cometeu um engano. Johnny Depp interpretará ‘Tonto’, o fiel companheiro de Lone Ranger.

Acima Jerry Bruckheimer e
Johnny Depp; abaixo Kris
Kristofferson em
"O Portal do Paraíso"
O NOVO MIDAS DE HOLLYWOOD - A produção desse filme de aventuras é de Jerry Bruckheimer, responsável por sucessos de bilheteria como “Pearl Harbor”, “Top Gun – Ases Indomáveis”, “Um Tira da Pesada I e II”, “Flashdance”, “Dias de Trovão”, “A Rocha” e muitos outros. Nos últimos anos Bruckheimer anda navegando num mar de dinheiro com a infindável serie “Piratas do Caribe”, cujo ator principal não é outro senão Johnny Depp. Aproveitando a maré favorável o Midas Jerry Bruckheimer resolveu investir num faroeste levando às telas mais uma vez The Lone Ranger em “O Cavaleiro Solitário”. Pelo custo dessa produção esse filme deverá ser o western mais caro da história do cinema, custando nada menos que 215 milhões de dólares. Para que se tenha uma idéia mais exata do orçamento do novo Lone Ranger, vale à pena lembrar de “O Portal do Paraíso” (Heaven’s Gate), de Michael Cimino, de 1980. Esse famoso western levou à falência a United Artists tendo custado 44 milhões de dólares, valor que atualizado alcançaria hoje 122 milhões de dólares. Portanto, se depender de dinheiro, o lendário Cavaleiro Solitário cavalgará ‘Silver’ em grande estilo sempre acompanhado pelo inseparável Tonto montando ‘Scout’ (Escoteiro).

Acima Jay Silverheels;
abaixo Chief Thundercloud.
TONTO DIFERENTE DE JAY SILVERHEELS - A direção do novo “O Cavaleiro Solitário” é de Gore Verbinski, responsável pelos “Piratas do Caribe” de 2003, 2006 e 2007 e que em 2011 dirigiu a animação “Rango”, a aventura do simpático camaleão que se torna sheriff da cidade chamada Dirt. Quem se divertiu com as aventuras de “Rango” percebeu que a voz do camaleão era de Johnny Depp. Mas os fãs dos faroestes tradicionais não devem esperar por um Lone Ranger que lembre muito aquele de Clayton Moore. E menos ainda que lembre o inesquecível Tonto criado por Jay Silverheels que se parecia com o de Chief Thundercloud dos seriados “O Guarda Vingador” (The Lone Ranger), de 1938 e “A Volta do Cavaleiro Solitário” (The Lone Ranger Rides Again), de 1939. Pelas fotos distribuídas à imprensa o Tonto interpretado por Johnny Depp é uma figura assustadora com sua pintura e trajes de guerreiro, incluída uma sinistra ave presa à cabeça. Esse Tonto em nada faz lembrar o antigo e simpático sidekick da série de TV e do cinema, série que Depp afirmou assistir quando criança. Nascido em 1963, Johnny Depp completará 49 anos em junho próximo e se chegou a assistir aquela série pioneira criada em 1949 foi em algum canal especializado em séries de TV retro que existem nos Estados Unidos. Depp disse em entrevista que interpretará o índio Tonto com a maior satisfação pois declarou que possui sangue nativo uma vez que sua bisavó era Cherokee.

Armie Hammer e Johnny Depp;
embaixo "Dead Man".
JOHNNY ‘DEAD MAN’ DEPP - Não há informação segura da quantia que Johnny Depp receberá por sua participação em “O Cavaleiro Solitário”, mas foi noticiado que para voltar a interpretar o Capitão Jack Sparrow no quinto “Piratas do Caribe”, programado para 2013, o ator receberá 60 milhões de dólares. O ator Armie Hammer será o novo Lone Ranger num elenco em que estão também Helena Bonham Carter, Tom Wilkinson, Barry Pepper e James Badge Dale. Este não é o primeiro western da carreira de Johnny Depp que em 1995 atuou em “Dead Man”, de Jim Jarmusch, último filme de Robert Mitchum. “Dead Man” é um filme estranho, rodado em preto e branco com uma atmosfera aterrorizante criada pela música de Neil Young que compôs sozinho a trilha sonora com sua dilacerante guitarra. Os fãs de faroeste sempre ficam felizes a cada vez que Hollywood volta a este gênero num filme importante como deve ser “O Cavaleiro Solitário”, torcendo para que seja um sucesso e possibilite a produção de novos westerns. O lançamento no Brasil de “O Cavaleiro Solitário” está programado, segundo o site Internet Movie Database para o dia 31 de maio de 2013. Resta aguardar para ver o moderno Tonto de Johnny Depp.

Johnny Depp com líderes navajos.

9 comentários:

  1. Se o Jerry Bruckheimer nunca houvesse produzido um filme sequer e houvesse feito apenas a série Piratas do Caribe, ainda assim ja estaria nadando em dinheiro, tanto que estes filmes renderam, rendem e ainda renderão.

    Não há o que se possa mais falar das qualidades de Depp, que já mostrou nas telas tudo o quanto vale.

    Um ator versátil, de extremo talento, reservado das fofocas de Hollywood, pois mora na França, acredito, e é um homem de quem pouco ou nada a imprensa fala, senão dos seus trabalhos.
    E envereda agora num genero o qual somente uma vez experimentou, que foi no estranho Dead Man.

    Caramba! 60 milhões de dólares para protagonizar um filme!
    Não sei como atualizar. Mas, comparado aos 350 mil dólares que Cooper pedia por filme na primeira metade da década de 50, esses 60 mi devem estar, disparadamente, mais de vinte vezes o salario pago aos grandes astros àquela época!

    Que o Darci faça esse calculo para nos deixar mais perplexos ainda com tal disparidade.

    Não que o Depp não mereça. Porém, o mundo do cinema é tão inflacionado como o do futebol, onde um Ronaldinho Gaucho e um tal Adriano, entre centenas de muitos outros, faturam milhares de dólares, apenas para farrearem, criarem escandalos, serem presos e apenas vestirem as camisas de seus clubes para entrarem em campo e emprestarem seus nomes a estes.
    Que absurdo! Um absurdo o qual ninguém toma uma providencia!
    Enquanto isso mulhões de brasileiros morrem de fome e sede por este brasilzão sem fim afora!
    Mas, tenho fé que um dia "meu país" entrará nos eixos. Tenho que ter fé. É só o que posso fazer.
    Mas...estamos falando de cinema.

    Então vamos esperar mais este mega filme do Bruckheimer com o Depp, que espero, será tão bom como tudo o que o homem já produziu e como o ator faz.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Jurandir - O valor de 350 mil dólares em 1953, corrigido pela inflação, seria hoje de pouco mais de três milhões de dólares (3.016.951,00). Você tem razão em afirmar que, assim como no futebol, houve uma inflação nos salários pagos aos atores que fazem sucesso. Mas como se sabe que o produtores querem mesmo é ganhar dinheiro, certamente há lucros enormes com essas superproduções de discutível qualidade. O mesmo ocorre no futebol que virou um negócio altamente rentável. Veja os estádios que são construídos, a venda dos jogos para o mundo inteiro pela TV, a publicidade. Tudo parece que cresceu atingindo calores nunca antes sonhados por um Puska, um Di Stefano e mesmo um Pelé que estavam entre os jogadores mais bem pagos do mundo. Os tempos mudaram e com eles os valores...
    Darci

    ResponderExcluir
  3. Darci;

    Então, se Cooper ganhava 350 mil para fazer um filme, e se 350 mil valiam hoje 3 mi, era sim um bom salário. E 3 mi ainda é muito dinheiro até nos dias de hoje!
    Considerar então o porque de terem sido todos pessoas ricas, como o caso do esperto Randolph Scott que comentamos.

    Mas, infelizmente, por ser brasileiros, somos quase que obrigados a sair do tema para por determinados assuntos em baila.

    Retornando então ao assunto transformação, não foi somente o cinema e o futebol que passaram de diversões para puro comercio não.

    Por exemplo, o Carnaval da Bahia, mais propriamente o de Salvador, virou um comercio só.

    Nada mais é feito nem comemorado como, exemplificando, a década de 70, onde somente se pensava em brincar, paquerar, tomar cerveja e ir para a rua ver as coisas belas que todo carnaval tem para mostrar.

    Hoje você tem de pagar para brincar, se tentar paquerar corre o risco até de morrer, as bebidas viraram artigo de luxo nas ruas e, ir para a rua no Carnaval tornou-se um risco e artigo de luxo, pois até seguranças são pagos para proteger quem se aventura na multidão.

    Como vê, tudo mudou, tudo não é, nem jamais será o mesmo. Ou seja; já não se faz mais Carnaval como antigamente. Aliás, já não se faz mais nada como antigamente.
    Quem viveu aqueles nossos bons tempos viveu, quem não os viu, lemento por eles.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Jurandir - O mundo não é mais o mesmo... Ter que pagar para sair atrás de um trio elétrico só porque em cima deles estão aquelas baianas bonitas (Ivete, Daniela e Cláudia)... Por outro lado quando você imaginou que teria na sua casa tanta música e vídeos de graça (Internet) e ter uma coleção com tantos filmes? Nem tudo mudou para pior.
    Darci

    ResponderExcluir
  5. Quando soube que o "Cavaleiro Solitário" voltaria ás telas fiquei bastante animado. Raramente me incomodo com remakes ou novas versões de velhos filmes e séries. Penso sempre que o novo filme vai ressuscitar a versão antiga, dando às novas gerações a chance de conhecê-la. Ou então proporcionará seu relançamento e aí eu também teria chance de apreciá-la caso nunca a tenha assistido.
    Com "Lone Ranger" quem sabe a série volte em alguma tv? Ou em dvd? É sempre uma esperança.

    Mas em relação à qualidade do novo filme minha animação inicial tomou um balde de d'água fria quando vi que quem a produziria eram os mesmos envolvidos em "Piratas do Caribe". Jerry Bruckheimer gosta de explosões e barulho em excesso. Quando vi o primeiro filme da franquia mal podia esperar que acabasse. Cheguei a ter dor de cabeça com aquela bagunça toda, com os inúmeros clímaces e reviravoltas.
    Apesar disso ainda arrisquei o segundo. Outra decepção. Claro que tem cenas bem sacadas, divertidas e também algumas boas idéias. E ainda tem o Depp com seu carnavalesco Jack Sparrow que é um grande achado. Mas cinema é mais que um ajuntamento de cenas esquizofrênicas. Um filme não deve ser feito como um longo videoclip. Não me interessei em ver o terceiro. Nem o quarto.
    Para efeito de comparação gostei até mais de "A Ilha da Garganta Cortada", um grande fracasso comercial mas que tinha certo respeito aos velhos filmes de piratas.

    Agora Bruckheimer e Verbinski atacam com Tonto e Kimosabe. E esse Tonto do Depp mais parece um "Jack Sparrow" em momento não careteiro. Sei não mas não boto fé. Fico imaginando uma explosão a cada 5 minutos num faroeste. Para quem gosta do ritmo de "Era Uma Vez no Oeste" e "A Face Oculta" é demais, não? Mas torço para me enganar e sair uma nova franquia que valha a pena.

    Antes que pensem que não curto uma grande e barulhenta aventura, adorei "Os Vingadores". Mas ali efeitos especiais, explosões e decibéis além do nível que os tímpanos possam suportar fazem parte da festa. Que não se atrevam a fazer isso com um bang-bang.

    Edson Paiva

    ResponderExcluir
  6. É, Darci;

    De uma forma ou de outra você não deixa de ter razão.
    É o progresso, meu caro. É o progresso que, se por um lado estraga muitas coisas, por outro, como colocas, nos oferece recompensas.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Paiva;

    É tudo tal qual o livro do Shakespeare, que o Branagh adaptou para o cinema, com toda aquela jovem turma em 1993; Muito Barulho Por Nada.

    São muitos tiros, explosões, mortes e brigas que não acabam mais. Tudo muito ao gosto da nova geração. Mas que, como cinema para os bons cinefilos, sobra muito pouco.

    Fico concordado contigo quanto à expectativa. E o resultado dela pode vir a ser terrível, dado à forma como o produtor citado costuma gostar em suas produções.

    Talvez num trabalho em um faroeste não sobre espaço para tanto. Porem, como existe o ditado de "o uso do cachimbo é que deixa a boca torta", e ele é um fato, temos razões de sobra para pormos nossas barbas de molho.
    Vamos esperar para ver, mas sem muitas esperenças de mudanças.
    Grande abraço
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Jurandir. Mas gostaria muito de errar por ser tão pessimista e esse filme ser bacana. Porque se assim for quem sabe ocorra mais um, ainda que breve, revival de faroestes na tela grande?

      Aliás, li hoje mesmo que "Sete Homens e Um Destino" está indo de vento em popa com sua nova versão, produzida pelo Tom Cruise. Não tenho nada contra pois já foi uma estória revisitada várias vezes pelo cinema. E já era um remake de "Os Sete Samurais".
      Sem contar que Tom Cruise costuma preocupar-se com a qualidade de suas produções e faz bons filmes quase sempre.
      Não me incomodaria em ver aquela aventura , ainda que com outro elenco, nos cinemas. Desde que seja bem feita, claro.

      Edson Paiva

      Excluir
  8. Paiva;

    Claro, e de comum acordo contigo, quanto a Sete Homens e Um Destino com o Tom Cruise que está por vir.
    Ainda não havia ouvido falar nada a este respeito. Mas não deixa de ser uma noticia alvissareira.
    Porém, como ti, e o cinéfilo bom que és, acho também que o Cruise prima pelos trabalhos que escolhe para fazer, ou mesmo os que saem de suas produções.
    Vamos esperar para ver. E sempre torcendo para que, não apenas o filme do Cruise, como o do Depp, estejam vindo para abrir um caminho novo para a reinvestida nos faroestes.

    Se optarem pelos remakes, o que não faltam são bons trabalhos para novos investimentos. E que todos têm tudo para melhorarem nas qualidades, já que o cinema está bem mais qualificado para nos ceder produtos com melhores aparatos que alguns originais.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir