UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

21 de novembro de 2011

JUSTIÇA A MUQUE (Lumberjack) – O LENHADOR HOPALONG DERRUBANDO BANDIDOS


A melhor fase dos filmes de William Boyd como Hopalong Cassidy foram aqueles realizados no período da Paramount com produção de Harry ‘Pop’ Sherman. Pelo menos é o que afirmam os catedráticos como Les Adams, Don Miller e Buck Rainey, corroborados pelo brasileiro Umberto Losso, expert no personagem criado por Clarence E. Mulford. Como se sabe, William Boyd começou a gritar ‘Hop-a-long, Topper!’ já maduro, aos 40 anos com a cabeleira precocemente prateada. Porém “Justiça a Muque” (Lumberjack), de 1944, ainda da fase da Paramount, é um espetacular western B que certamente deve ter levado ao delírio a garotada que o assistiu nas matinês domingueiras dos anos 40.


A ETERNA AJUDA AOS MAIS FRACOS - O roteiro de autoria de Norman Houston e Barry Shipman conta a história da jovem Julie Peters Jordan (Ellen Hall) que fica viúva minutos após seu casamento pois o marido é alvejado por asseclas comandados por Taggart (Hal Taliaferro), que trabalha para os escroques Keefer (Douglass Dumbrille) e Fenwick (Francis McDonald). Os malfeitores estão interessados na propriedade florestal da jovem viúva a quem tentam intimidar. Não contavam, porém, com a presença de Hopalong Cassidy e seu amigos California Carlson (Andy Clyde) e Jimmy Rogers (Jimmy Rogers). Após muitas tramas de Keefer e Fenwick, todas elas atrapalhadas por Hoppy e seus companheiros, os bandidos decidem usar de mais violência. É quando Hopalong Cassidy abandona suas vestes características e se torna um lenhador, ajudando os demais lenhadores e a mocinha Julie em meio à floresta de pinheiros, aniquilando o bando de Keefer e Fenwick.
Nas fotos ao lado Hoppy com Andy Clyde e Jimmy Rogers;
a mocinha Ellen Hall; o trio de bandidos Hal Taliaferro, Francis McDonald, de paletó e Douglass Dumbrille (sentado)

 

Hopalong Cassidy em ação sem
seu traje tradidiconal
JUSTIÇA A MACHADADAS - Se o roteiro é de grande simplicidade, o mesmo não pode ser dito deste faroeste dirigido pelo especialista Lesley Selander. Diferentemente da maioria dos filmes da série Hopalong Cassidy, em que a ação se concentra no final, “Justiça a Muque” tem um ritmo empolgante e a boa forma de William Boyd muito contribui para isso. As lutas a socos de Boyd/Hoppy não podem ser comparadas às de Rocky Lane, Roy Rogers, Buck Jones ou Bob Steele, pois o ex-astro dos filmes de Cecil B. DeMille nunca teve a agilidade daqueles mocinhos, além do peso da idade. Mas Boyd não faz feio e enfrenta várias vezes Hal Taliaferro e seus capangas em lutas emocionantes. “Justiça a Muque” é completado com excelente produção, dezenas de extras e eletrizantes cenas de ação, culminando com uma sequência digna dos melhores seriados em que Hopalong luta em cima de uma ponte contra Francis McDonald. A cena da morte do bandido interpretado por Douglass Dumbrille é antológica com a explosão de bananas de dinamite próximas a um enorme pinheiro que desaba sobre a cabana onde o vilão está escondido.

HOPPY NA FLORESTA – O trio principal de bandidos é de primeira linha com os ótimos Francis McDonald e Douglass Dumbrille secundados por Hal Taliaferro. E do lado do herói Hopalong está o eficiente Andy Clyde proporcionando boas risadas, além de Jimmy Rogers, filho de Will Rogers. Assim como seu irmão Will Rogers Jr., Jimmy não conseguiu seguir os passos de seu inesquecível pai, tendo carreira curta no cinema. A bonita e pouco conhecida mocinha Ellen Hall também não deixou sua marca nos faroestes B porque não conseguiu se decidir entre dançar ou ser cowgirl. Ellen atuou em “Cidade do Barulho” (Thunder Town), estrelado por Bob Steele e em “Call of the Rockies”, com Sunset Carson. Em outros gêneros Ellen Hall atuou em “Cinderella Jones”, de Busby Berkeley e em “Um Rapaz do Outro Mundo”, com Danny Kaye. Outro fator que contribui para tornar “Justiça a Muque” ainda mais agradável são os locais de filmagem Big Bear Valley, no Parque Nacional de San Bernardino, na Califórnia, além, é claro, do conhecidíssimo Iverson Ranch, em Los Angeles, palco de centenas e centenas de westerns. O permanente sorriso, simpatia e carisma de William Boyd completam este verdadeiramente imperdível Western B, um dos preferidos de Umberto ‘Hoppy’ Losso.

Umberto 'Hoppy' Losso retirando da sua coleção de Hopalong Cassidy
em VHS "Justiça a Muque" (Lumberjack), por volta do ano 2000.

Um comentário:

  1. Lamento muito não ter tido na Bahia um cinema ou um clube que homenageassem ou passassem filmes destas figuras eternas como Cassyd, Rogers, Allen, Holt, Autri, Jones e dezenas de outros herois.
    Vi apenas uma fita com Hopalong e recordo, como se agora, sua vestimenta escura, seus cabelos prateados, suas duas pistolas e seu ar pacifico, calmo, sua voz serena, porém severo defensor da lei.
    No entanto eu li muitos Gibis com todos eles, que era a forma que eu tinha de manter-me ligado nestes herois inesqueciveis.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir