UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

27 de maio de 2011

TOP-TEN WESTERNS DE LAZINHO KID BLUE


Lázaro Narciso Rodrigues, o “Lazinho Kid Blue” é o Rei dos Cowboys Brasileiros, muito apropriado epíteto que ele recebeu logo que chegou ao CAW, clube que congregava os westernmaníacos, em São Paulo, por volta de 1987, na saudosa sede da Rua José Getúlio. Kid Blue não precisou de muito tempo para demonstrar seu amor pelo faroeste, especialmente pelas vestimentas que sempre usou e que o destacava sobremaneira daquela roda de cowboys paulistanos. Seu maior ídolo é Roy Rogers e a semelhança com o Rei dos Cowboys não é apenas pelas roupas que manda a costureira fazer com esmero ao estilo das roupas de seu ídolo. Lazinho Kid Blue tem de Roy Rogers também a simpatia, a noção de justiça, a integridade, a coragem e a enorme generosidade. Amigos para ele é para se guardar no lado esquerdo do peito, como diz a canção. Se Paulo Perdigão não descansou enquanto não esteve em Jackson Hole para pisar o mesmo solo por onde Shane caminhou, Lazinho também não sossegou enquanto não esteve no Museu de Roy Rogers e Dale Evans, travando contato com as filhas do famoso mocinho. E visitou Alabama Hills e o Iverson Ranch, onde seu herói cavalgava Trigger emocionando a garotada dos poeiras dos anos 40 e 50. Tendo morado em Los Angeles, Lazinho Kid Blue colocou as mãos e as botas nas marcas deixadas no cimento por Roy Rogers em frente ao Grauman’s Chinese Theatre e admirou a estrela de Roy na calçada da fama. Nada mal para quem quando criança não piscava os olhos ao assistir os westerns de Roy Rogers no cineminha de Montemór, sua terra natal.


 Há bastante tempo radicado em Campinas, Lazinho Kid Blue, nos remeteu lá da Terra das Andorinhas a lista de seus westerns preferidos. Não exatamente uma relação de Top-Ten pois ele não conseguiu deixar de fora seus ídolos Roy Rogers, George Montgomery e Audie Murphy, de quem gosta tanto quanto John Wayne e outros grandes astros dos faroestes. Cinewesternmania tem enorme orgulho de publicar os westerns favoritos de Lazinho Kid Blue, bem como mostrar ao grande número de seguidores deste blog como é o “Rei dos Cowboys Brasileiros”.

 
1.º) Matar ou Morrer (High Noon), 1952 – Fred Zinnemann

2.º) Os Brutos Também Amam (Shane), 1953 – George Stevens

3.º) Ardida como Pimenta (Calamity Jane), 1953 – David Butler

4.º) Sete Homens e um Destino (The Magnificent Seven), 1960 – John Sturges

5.º) O Último Pistoleiro (The Shootist), 1976 – Don Siegel

6.º) Rastros de Ódio (The Searchers), 1956 – John Ford

7.º) O Homem que Matou o Facínora (The Man who Shot Liberty Valance), 1962 – John Ford

8.º) A Trilha de Robin Hood (Trail of Robin Hood), 1950 – William Witney

9.º) A Bela Lil (Dakota Lil), 1950 – Lesley Selander

10.º) O Último Duelo (The Cimarron Kid), 1952 – Budd Boetticher


2 comentários:

  1. É muito interessante esta aventura cinematográfica do western no Brasil. Há sempre os amantes do gênero criadores de heróis e bandidos pouco conhecidos do público.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom falar de Lazinho ; Pessoa querida por todos , sempre pronto para ajudar as pessoas , conhecimento profundo de Westerns ; Não poderia deixar de citar , um verdadeiro artista na confecção de cinturões, tenho um que é minha paixão não dou não empresto , cada vez que uso fico me achando um verdadeiro Cowboy .
    Abraços ao Darci Fonseca por essa coluna maravilhosa
    Joaquim

    ResponderExcluir