UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

6 de maio de 2011

WARD BOND JÁ FOI PAI DE JOSEPH COTTEN

Ouvindo outro dia o Chatonildo Pentelho Mala ele dizia que Hollywood não tem muito respeito pelos espectadores. Citou como exemplo a questão das idades de certos personagens nos filmes, idades que são difíceis de aceitar. Ainda tentei lembrar ao Chatonildo, a famosa frase de Hitchcock: “Quem gosta muito de plausibilidade não deve ir ao cinema”. Mas não adiantou pois Chatô foi citando alguns filmes que o incomodaram nessa coisa de pais e filhos ou parentes:

Em “Paixão dos Fortes” (My Darling Clementine), a poética versão de John Ford para o duelo do Curral OK lançada em 1946, Walter Brennan (Old Man Clanton) estava com 51 anos. Como poderia então Grant Withers (Ike Clanton) ser filho de Brennan no filme se ele já estava com 41 anos de idade?

Em “O Homem do Oeste” (Man of the West), de 1958, Gary Cooper estava com 58 anos (1901) e interpretou o sobrinho de Lee J. Cobb, que era mais 10 anos mais novo que Cooper pois nascera em 1911. Lee J. Cobb era especializado em fazer papéis de homens bem mais velhos.

Em “Caravana de Bravos” (Wagonmaster), de 1950, a personagem Uncle Shilloh Clegg foi vivida por Charles Kemper, que tinha na época 49 anos. Um de seus sobrinhos no filme era Luke Clegg (Hank Worden). Só que Hank Worden já estava com 48 anos. Charles Kemper faleceu 20 dias depois que o filme foi lançado.

Em “Da Terra Nascem os Homens” (The Big Country), de 1958, Burl Ives, aos 49 anos interpreta Rufus Hannassey, o pai de Chuck Connors (Buck Hannassey), que já estava com 37. Burl também era característico nos tipos mais velhos.

No filme “Ódio Contra Ódio” (The Halliday Brand), de 1957, Ward Bond (Big Dan Halliday), que nascera em 1903 e tinha 54 anos, tem como filho Joseph Cotten (Daniel Halliday), que nascera em 1905 e tinha 52 anos, dois a menos que Bond.

Quando eu disse ao Mala que estava com pressa, ele pediu para eu ouvir só mais essa:

No seriado “Bonanza”, o patriarca e viúvo Ben Cartwright tinha três filhos, todos de esposas diferentes. Em 1959, quando a série foi lançada, Lorne Greene estava com 44 anos (nasceu em 1915) e seus ‘filhos’ Dan Blocker (Hoss) e Pernell Roberts (Adam) já estavam com 31 pois nasceram em 1928. Michael Landon até que poderia ser filho de Lorne Greene pois nascera em 1936 e era portanto 21 anos mais novo que o canadense Greene. Lorne se acostumou e em “Terremoto”, que não era western, ele, aos 59 anos era o pai de Ava Gardner que já estava com 52 aninhos.

Tipos como Chatonildo estão em toda parte...



Nenhum comentário:

Postar um comentário