UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

15 de maio de 2011

VINGANÇA (Kid Vengeance), O WESTERN ISRAELENSE DE LEE VAN CLEEF


Menahem Golan era um palestino que juntamente com seu primo Yoram Globus esteve à frente da produtora cinematográfica Cannon. E não estavam no ramo para brincadeira pois queriam ganhar muito dinheiro com o cinema. Produziram filmes para Sylvester Stallone, Chuck Norris, Charles Bronson e Jean-Claude Van Damme em que a violência era sempre a tônica principal. O lema da Cannon era “quanto mais violento melhor”. Em 1977 o filão dos westerns-spaghetti ainda não havia se esgotado inteiramente e Golan e Globus contrataram Lee Van Cleef, James Brown, o menino Leif Garrett e mais alguns atores norte-americanos e os levaram para Israel onde foi filmado “Vingança” (Kid Vengeance).

Leif Garrett, o menino vingador
O GAROTO VINGADOR – Em “Vingança”, bandoleiros mexicanos liderados por um cruel norte-americano massacra um casal após estuprar a mulher diante do marido e dos filhos (uma adolescente e um menino). Levam a garota que seria vendida mais tarde mas não percebem que o menino segue o bando. No caminho de volta para a vila onde a quadrilha se refugia, roubam o ouro de um garimpeiro negro, a quem deixam amarrado à sorte dos abutres. Não contavam, porém, que o esperto e corajoso menino de 12 anos consiga silenciosamente liquidar, um a um, boa parte do bando e ainda salvar o garimpeiro negro. Juntos, o menino e o garimpeiro resgatam a garota e exterminam os bandoleiros. Lee Van Cleef é McLain, o sanguinário chefe dos bandidos, desta vez exibindo sua vasta calvície disfarçada apenas com uma bandana apache. Para completar Lee usa um uniforme do exército norte-americano roubado de uma vítima. O menino Tom é Leif Garrett, que aos 15 anos (idade que tinha quando rodou este filme) era já um veterano do cinema e da TV é quem interpreta o garoto vingador de “Vingança. Perseguindo o bando chefiado por Lee Van Cleef, o menino Leif Garrett vai liquidando os sequestradores de sua irmã das formas mais extravagantes possíveis: a pedradas, com flechas, enforcamento, cobras e escorpiões, numa inacreditável variedade de técnicas para matar. Quem refreia a sede de vingança do menino órfão é seu amigo Jim Brown (Isaac) que se mostra perito no uso de explosivos e detona o reduto dos bandidos, não sem antes libertar a garota. Se a história é absurdamente inverossímil, seu final supera qualquer expectativa quando o garoto Tom enfrenta e mata o terrível McLain. E não é que o filme, depois de tantas mortes repugnantes, ainda reserva para a última sequência uma tocante mensagem pacifista... O louro menino Tom e o mestiço filho de McLain, ambos com a mesma idade e cada um apontando um revólver para o outro, decidem como que por milagre colocar um basta na violência e cada um seguir o seu destino pacificamente, ao contrário dos adultos que estão todos mortos. Mais piegas impossível.

PROVOCANDO RISOS - “Vingança” é apenas mais um western na longa série de faroestes com incessante violência gratuita, fórmula exata para saciar o público formado com a explosão do western-spaghetti. Mas ainda bem que a pretensão de Golan e Globus de reviver o faroeste parou por aí porque o muito que a Cannon conseguiu com este western foi provocar algumas risadas de quem aceitou o desafio de levá-lo a sério.

7 comentários:

  1. Acabei de assistir a esta fita na SKY. E cito com veemencia; somente o assisti, pois suspeitava ser um western spagueti, porque não havia qualquer outro faroeste à disposição. Mas, como percebi alguma coisa um pouco diferentes de filmes italianos, além de ter Van Cleef e Jim Braw, arrisquei. E o degustei como quem se mastiga um chicletes, sugando o doce para depois atirar a borracha fora. Mais ou menos como citou Jeff Chandler no filme A Encruzilhada dos Facinoras, um bom faroeste por conseguinte. Mas ele disse sobre uma mulher que acabara de usar e não lhe dar mais atenção, quando alguém lhe falou no assunto ele respondeu; "mulher é como uma garrafa de vinho. Bebe-se o vinho e joga-se a garrafa fora". Um achado esta frase e que nunca esqueci, a qual aplico sentido semelhante a esta pelicula quase que inexistente.
    Cleef no fim de carreira e Jim caminhando para isso e já sem os papéis de dez anos antes.
    Pode-se deixar o mesmo passar sem ve-lo. Não se perde absolutamente nada, a não ser uma série de ocorrencias utópicas. No fundo a coisa mais bem feita no filme é uma flechada que o garoto dá numa lebre, ou num coelho, no inicio da fita. Feia a cena, mas muito real, Mataram mesmo a pobrezinha para dar relevancia a esta coisa sem expressão que é A Vingança.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu também sou westernmaníaca e estou te senguindo!
    Maravilhoso ter um blog só sobre faroestes. Parabéns!

    Daniele Moura
    www.telaprateada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Lee Van Cleef foi realmente o vilão do faroeste que fez com que esse genêro cinematográfico não morrece.
    Sem ele acho que Faroeste não estaria vivo hoje.
    E sem ele não teríamos muito o que escrever hoje. Ele ajudou a renascer uma coisa que já estava morto e sepultado no final dos anos 60.
    Esta semana terminou o 1o. Almería Western Festival na Espanha presidenciado por Fabio Testi com presenças de Nicholleta Machiavelli (Navajo Joe), Dan Van Husen, Craic Hill e outros que ainda estão trabalhando para preservar este seguimento de que tanto somos apaixonados.
    Estes merecem nosso respeito para que o Western sobreviva e conservar suas raizes. Tarantino um dos mais respeitados cineastas do século está filmando "Django" a Ressureição para Dezembro de 2011.
    Se formos listas as coisas ruins e atores sem expressões que existiram dentro deste seguimento, ficariamos anos escrevendo. Felizmente muita coisa boa foi deixada.
    Boa ou Ruim, tudo fez parte dâ História do Cinema.
    www.bangbangitaliana.blogspot.

    ResponderExcluir
  4. Edelzio, um filme que está na minha lista para ser analisado é "Contrato para Matar", com Fabio Testi. Você conhece esse filme de Monte Hellman?

    ResponderExcluir
  5. Desculpe a demora pra responder amigo.
    Este título só conheço com Tom Seleck.

    ResponderExcluir
  6. Amigos, eu participo de um grupo, no facebook, q se chama, "the best of lee van cleef brasil"! Quem quiser entrar la e participar sera bem vindo! Feliz ano novo a todos!

    ResponderExcluir