UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

29 de dezembro de 2011

"CAVALEIROS DO CÉU" (RIDERS IN THE SKY), A FANTÁSTICA CANÇÃO DE STAN JONES


Se fosse feita uma enquete para se saber qual a mais representativa canção sobre cowboys até hoje composta, certamente "(Ghost) Riders in the Sky" seria a vencedora. Essa emocionante canção de autoria de Stan Jones fala de um conto popular em que um cowboy tem a estranha visão de um estouro de gado tonitroando pelo céu. O gado tem olhos vermelhos e patas de aço e a manada é perseguida por cowboys amaldiçoados.

SUCESSO COM VAUGHN MONROE - "(Ghost) Riders in the Sky" foi composta por Stan Jones em 5 de junho de 1948 e gravada inicialmente por Burl Ives em fevereiro de 1949. Outros artistas também se interessaram em gravar a canção de Stan Jones, entre eles Bing Crosby, Peggy Lee, a orquestra maluca de Spike Jones, Gene Autry e Vaughn Monroe. Este último era um band-leader e comandava sua orquestra na qual também era cantor com sua voz de barítono. A Orquestra de Vaughn Monroe tocava um pouco de tudo e isso explica porque ele gravou "(Ghost) Riders in the Sky" que era uma canção country. Mas foi justamente a gravação de Vaughn Monroe que atingiu o primeiro lugar do Billboard Best Sellers, onde ficou por dez semanas no encabeçando a lista dos discos mais vendidos. As demais gravações também venderam razoavelmente, o que fez da canção de Stan Jones a mais vendida de 1949. Aproveitando-se do inusitado sucesso fonográfico, Vaughn Monroe deixou sua orquestra de lado para atuar no faroeste "Armas Fumegantes" (Singin' Guns), em 1950, ao lado de Ella Raines e Walter Brennan. Porém sua carreira como 'ator' não teve o mesmo sucesso e Monroe logo deixou de ser mocinho no cinema. Gene Autry foi outro que também não perdeu tempo e em 1949, com o sucesso da música encomendou um roteiro que envolvesse a história da canção e lançou oportunisticamente o western B "Cavaleiros do Céu" (Riders in the Sky).


MAIS DE UMA CENTENA DE GRAVAÇÕES - Através dos anos "(Ghost) Riders in the Sky" nunca deixou de ser gravada e executada, tornando-se um verdadeiro hino do gênero Cowboy Music. Poucas músicas do cancioneiro norte-americano superaram "(Ghost) Riders in the Sky" em número de gravações e entre os artistas mais famosos que gravaram a canção de Stan Jones estão, além dos já citados, Frankie Laine, Dean Martin, Marty Robbins, Johnny Cash, Roy Rogers, Elvis Presley, Lorne Greene, The Outlaws (Willie Nelson, Kris Kristofferson, Waylon Jennings), The Brothers Four, Duanne Eddy, The Shadows, The Ventures, Boston Pop Orchestra e Lawrence Welk. Como não poderia deixar de ser, "(Ghost) Riders in the Sky" ultrapassou fronteiras e teve gravações, entre outras do mexicano Pedro Vargas ("Jinetes en el Cielo") e no Brasil com o título de "Cavaleiros do Céu" por Carlos Gonzaga e Milton Nascimento, este último no álbum "Caçador de Mim", de 1981. Um dos mais espetaculares aproveitamentos de "(Ghost) Riders in the Sky" ocorreu no filme "Blue Brothers 2000", interpretada por John Goodman e Dan Aykroid. A fama da canção de Stan Jones fez com que um trio de country-music a adotasse, em 1977, como próprio nome do conjunto, o famoso "Riders in the Sky". Essa banda existe até hoje, tendo posteriormente virado um quarteto.

CANÇÃO DE METALEIROS - A melodia composta por Stan Jones para "(Ghost) Riders in the Sky" guarda enorme semelhança com a tradicional "When Johnny Comes Marching Home". A banda The Doors inspirou-se na canção de Stan Jones para compor um de seus grandes sucessos que foi "Riders in the Storm". O andamento da composição de Stan Jones permite facilmente a adaptação para rock e inúmeras bandas de heavy metal a utilizam em seus shows para incendiar a platéia. Naquele ano de 1948, o tranquilo e modesto Stan Jones jamais poderia suspeitar que sua trepidante e pungente canção se tornasse eterna e caísse no agrado de pessoas tão diferentes como cowboys e metaleiros, ainda que haja muitos roqueiros-cowboys como o amigo Wilton Christiano, lá de Americana, SP, seguidor deste blog. Abaixo, a letra original e um vídeo com "(Ghost) Riders in the Sky" cantada por Vaughn Monroe.
Stan Jones

(GHOST) RIDERS IN THE SKY


An old cowboy went riding out one dark and windy day
Upon a ridge he rested as he went along his way
When all at once a mighty herd of red eyed cows he saw
A-plowing through the ragged sky and up the cloudy draw

Their brands were still on fire and their hooves were made of steel
Their horns were black and shiny and their hot breath he could feel
A bolt of fear went through him as they thundered through the sky
For he saw the Riders coming hard and he heard their mournful cry

Yippie yi ooh / Yippie yi yay / Ghost Riders in the sky

Their faces gaunt, their eyes were blurred, their shirts all soaked with sweat
He's riding hard to catch that herd, but he ain't caught 'em yet
'Cause they've got to ride forever on that range up in the sky
On horses snorting fire
As they ride on hear their cry

As the riders loped on by him he heard one call his name
If you want to save your soul from Hell a-riding on our range
Then cowboy change your ways today or with us you will ride
Trying to catch the Devil's herd, across these endless skies

Yippie yi ooh / Yippie yi yay
Ghost Riders in the sky
Ghost Riders in the sky
Ghost Riders in the sky


28 comentários:

  1. Apenas como curiosidade, mais um nome na lista: o chefão de Ponderosa, Lorne Greene, também gravou esta bela canção.

    ResponderExcluir
  2. Ivan, eu tinha um amigo que contava quantas versões ele possuía de "Riders in the Sky". Vou fazer uma recontagem do meu acervo... Boa lembrança essa do Lorne 'Benjamin Cartwright' Greene.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Tb foi de um filme de Quentin Tarantino...

    ResponderExcluir
  4. Essa música com quitarras as eletricas e linda e um coral como fundo, gostaria de saber o nome do musico

    ResponderExcluir
  5. Musica bela filme da minha infância.

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse tipo de música!
    Maravilhosa!
    Gosto dela original e também a versão em português (Brasil )

    ResponderExcluir
  7. Lembro da música no filme Irmãos Cara de Pau.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a matéria e a música é fantástica.

    ResponderExcluir
  9. A melhor música de western na minha opinião, um verdadeiro hino do velho oeste. Na matéria acima foi citada a cidade de Americana SP, moro na cidade ao lado, Limeira SP

    ResponderExcluir
  10. Eu queria baixa essa música essa versão não achei no youtube?

    ResponderExcluir
  11. Alguem tambem notou que a BATITA na qual a musica se baseia, eh o galope de um cavalo? POCOTÓ POCOTÓ POCOTÓ

    ResponderExcluir
  12. Muito linda esta canção e mais linda ainda sua história de como foi tantos seus intérpretes através do tempo ...

    ResponderExcluir
  13. O guitarrista Neil LeVang fazia parte da orquestra de Lawrence Welk, famosa nos anos 1960 nos "bailezinhos" da minha adolescência.
    Abaraços a todos os Riders in the Sky.

    ResponderExcluir
  14. Linda essa música, em todas as versões.
    Mas gostaria de saber os nomes dos filmes em que ela aparece, fora o filme motoqueiro fantasma, esse é o único que eu sei.
    Agradeço se alguém me informar.

    ResponderExcluir
  15. A melhor versao,na minha opiniao foi um video clip da rede globo com milton nascimento em 1981

    ResponderExcluir
  16. Belíssima composição, letra e música.
    Entre as mais belas de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  17. Os efeitos e arranjos na versão do Carlos Gonzaga, superou, e muito bem, a original, que é do Burl Ives!

    ResponderExcluir