UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

26 de dezembro de 2011

ANDREW V. McLAGLEN DIRIGINDO AS ‘FERAS’ DOUGLAS, MITCHUM E WIDMARK


Ele tinha dois metros e mais um centímetro de altura e com esse tamanho todo, às vezes surgiam dificuldades para ele lidar com os astros de Holywood. Andy, como era carinhosamente chamado pelos amigos era uma pessoa educada, respeitosa, calma e jamais fazia valer seu status de diretor junto àqueles a quem dirigia, fossem eles artistas famosos ou não ou técnicos e ajudantes de produção. Andrew McLaglen aprendeu bastante com John Ford, de quem foi assistente de direção em “Depois do Vendaval”. Talvez mesmo um pouco de sua personalidade tenha sido moldada por ter presenciado a tudo que o genial e genioso John Ford tenha feito com seu pai, Victor McLaglen, nesse inesquecível filme. Andy testemunhou seu pai ser humilhado inúmeras vezes por John Ford, sem nada poder fazer a não ser aprender a lição de vida de como lidar com pessoas de temperamento difícil. E esse tipo de gente era o que mais havia em Hollywood.

McLaglen dirigindo (acima) e
os três grandes atores abaixo
DIRIGINDO UM TRIO DE FERAS - Andrew V. McLaglen já havia dirigido John Wayne e James Stewart, no cinema, bem como Clint Eastwood, James Arness e Richard Boone, estes em suas séries de TV. Todos adoravam trabalhar com Andy que se revelou um diretor especialista em westerns. Nascido na Inglaterra, Andrew V. McLaglen teria, em 1967, sua prova de fogo quando foi contratado pelo produtor Harold Hecht para dirigir “Desbravando o Oeste” (The Way West). Hecht, que também sofrera muitas humilhações quando era sócio de Burt Lancaster na Hecht-Lancaster Productions, avisou a McLaglen que seria mais difícil lidar com o elenco, do que realizar aquele faroeste que narra de forma épica as aventuras de famílias que iriam colonizar o Oregon. Os três atores que encabeçavam o elenco de “Desbravando o Oeste” eram Kirk Douglas, Richard Widmark e Robert Mitchum. O papel do Senador ‘William J. Tadlock’, que lidera a caravana foi reservado para Kirk Douglas. Harold Hecht e Andrew V. McLaglen então perguntaram a Mitchum qual papel ele gostaria de interpretar, o do batedor ou o do principal colono da caravana. Mitchum, com seu jeitão tranquilo respondeu: “I don’t care...” (tanto faz). Então Bob ficou com a parte do batedor ‘Dick Summers’ e Richard Widmark interpretou o colono ‘Lije Evans’.

Kirk, Richard
e Bob Mitchum
A PSICOLOGIA DE UM DIRETOR - Andrew V. McLaglen conseguiu domar um pouco o egocentrismo de Kirk Douglas, mas mesmo assim o ator despertou bastante antipatia durante as filmagens de “Desbravando o Oeste”, especialmente entre os atores do segundo escalão como Harry Carey Jr. e Jack Elam. Por outro lado, Bob Mitchum e Richard Widmark se entenderam bastante bem e Douglas respeitou o talento de Dick Widmark. Não houve hostilidades declaradas entre nenhum dos três e a expectativa de um conflito entre Kirk Douglas e Bob Mitchum ou mesmo entre Douglas e Widmark foi frustrada e nunca ocorreu. Esse fato chamou a atenção de todos ligados ao mundo do cinema e somente anos depois McLaglen explicou sua ‘psicologia’ para lidar com os atores. Contou Andy que o único problema que tinha com Mitchum era que ele gostava de pescar e por vezes se afastava dos locais de filmagem para pescar no Crooke River Gorge, no Oregon. Comentava-se que Bob Mitchum era encontrado devido ao cheiro forte daquele cigarro que ele costumava fumar. Já Widmark, segundo McLaglen, era o que se pode chamar de profissional perfeito, estupendo mesmo. Quanto a Kirk Douglas, McLaglen usava uma estratégia diferente e quando rodava uma cena com Douglas, não dizia somente “cut”, ao final da sequência. Dizia sempre: “Ótimo, Kirk!”, “Douglas, ficou perfeito!”, “Magnífico, Kirk!”. O ego de Kirk Douglas se inflava feito o papo de sapo e ele se sentia o maior ator de todos os tempos, não precisando demonstrar isso a ninguém.

Andrew V. McLaglen
UM PRÊMIO PARA McLAGLEN - “Desbravando o Oeste” é um belo faroeste-épico, destacando-se a maravilhosa cinematografia de William H. Clothier. Na guerra de performances o vitorioso foi Robert Mitchum, seguido por Richard Widmark. Os excessos de Kirk Douglas são percebidos em cada cena e acabaram comprometendo ligeiramente o filme. Sempre que fala de “Desbravando o Oeste”, McLaglen lamenta que Harold Hecht haja permitido que a United Artists tenha cortado 20 minutos do filme, prejudicando-o enormemente. Esse faroeste não recebeu nenhum prêmio, o que é uma grande injustiça, pois seu diretor, Andrew V. McLaglen, bem que merecia um prêmio por ter conseguido com sua calma e psicologia ter realizado todo o filme sem maiores problemas de relacionamento entre os três difíceis astros do elenco. Este foi o primeiro filme da atriz Sally Field, então com 21 anos. Alguns anos depois de “Desbravando o Oeste” Sally Field viria a ser premiada duas vezes com o Oscar, o que certamente faria Kirk Douglas sofrer um pouquinho mais. Como se sabe, esse grande e injustiçado ator concorreu por três vezes ao prêmio de Melhor Ator pela Academia de Artes de Hollywood, perdendo todas as vezes. Concorreu também por três vezes ao prêmio Emmy de Melhor Ator de Televisão e igualmente foi sempre derrotado. Andrew V. McLaglen, por sua vez, recebeu um único prêmio em toda sua carreira, o Golden Boot Award, em 1991. Esse prêmio é dedicado àqueles que deram significativa contribuição ao gênero Western, no cinema e na televisão. Mais que merecido, no caso de Andrew V. McLaglen que juntamente com Burt Kennedy foram os últimos diretores especialistas em faroestes.

3 comentários:

  1. Darci, percebi a homenagem no pôster ao diretor McLaglen. Naquele mesmo ponto, igualmente em vermelho, era o nome do produtor que aparecia em destaque, certo?
    Outra curiosidade. Além de ser o primeiro filme de Sally Field, já conhecida pela série "Gidget" e que depois estrelaria "A Noviça Voadora", foi também o primeiro filme de Stefan Arngrim, interpretando o filho de Kirk Douglas, mais conhecido pela série que faria a seguir: "Terra de Gigantes".

    ResponderExcluir
  2. Ivan, de fato o poster foi alterado. Penso que Andy V. McLaglen bem mereceu o destaque. Bela lembrança do garoto Stefan.
    Darci

    ResponderExcluir
  3. Andrew McLaglen se aventurou em filmes de ação quase no final de carreira e fez algumas bombas também.

    Seus dois trabalhos mais interessantes fora do western, foram a minissérie "O Vôo da Águia" com Burt Lancaster e o longa de ação "Selvagem Cães de Guerra" com Richard Burton e Roger Moore.

    Abraço

    ResponderExcluir