UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

26 de maio de 2011

A GRANDE AMIZADE DE JOHN WAYNE E GAIL RUSSELL


Quando John Wayne conheceu Gail Russell ele estava casado com sua segunda esposa, a atriz mexicana Esperanza Baur, apelidada de ‘Chata’. Bastante temperamental, Chata infernizava a vida de John Wayne e apesar do tamanho do marido ‘saía nos tapas’ com ele. Duke então encontrou na jovem atriz Gail Russell, sua colega em “O Anjo e o Bandido” a paz que não tinha em sua casa. Duke e Gail tornaram-se grandes amigos e os grandes amigos de Duke sabiam que eles eram muito mais que amigos. Certo dia, quanto terminaram as filmagens de “O Anjo e o Bandido”, ocorreu uma festa com o elenco todo presente. John Wayne que gostava muito de ficar com seus amigos não desgrudava de Gail Russell. Quando chegou em casa, de madrugada, Chata o recebeu a tiros. Para sorte dele Chata também bebia e embriagada que estava não conseguiu acertar o enorme alvo. O caso foi abafado embora continuasse cada vez mais forte o rumor que John Wayne se separaria de Chata para casar com Gail Russell. Wayne e Chata continuaram casados e vivendo em constantes guerras conjugais.


AMIZADE SINCERA - Duke vivia guerreando também com Herbert J. Yates, o chefão da Republic. Yates para acalmar seu mais famoso contratado permitiu que ele escolhesse a leading-lady para seu próximo filme que seria “No Rastro do Bruxa Vermelha”. Só o amor pode explicar porque John Wayne pediu Gail Russell para o papel principal nesse filme, mesmo sabendo que Chata não o perdoaria. Chata foi à Justiça e denunciou Wayne de estar praticando adultério com Gail Russell. Wayne e Gail tiveram que jurar diante de um juiz que eram apenas amigos. Humilhada, Gail decidiu aceitar as incessantes propostas de casamento de Guy Madison e casou-se com ele. Porém Guy percebeu que não era ele que Gail amava e sim John Wayne e, claro, também a bebida não necessariamente nessa ordem. O ator não suportou o clamor popular no caso Wayne-Esperanza Baur (Chata) e divorciou-se de Gail. Não bastasse a natural insegurança, Gail Russell enfrentou também a desilusão de ter John Wayne apenas como amigo. Em 1954, já divorciado de Chata Duke casou-se novamente com outra latina, a peruana Pilar Wayne. Pilar acompanhava a dramática decadência física de Gail e até permitiu que Duke a ajudasse dando-lhe o papel principal em “Sete Homens Sem Destino”, prova maior de amizade de Duke por Gail Russell. Nesse filme da dupla Boetticher-Scott ela era uma pálida lembrança da linda mulher que fora um dia. As irreversíveis marcas da bebida haviam destruído muito da sua beleza. John Wayne, nesse tempo só tinha olhos para um projeto chamado “O Álamo” e distanciou-se da amiga Gail Russell. Até hoje permanece a interrogação por que John Wayne e Gail Russel não foram além da amizade que declararam ter? Talvez fosse a salvação da graciosa e atormentada atriz a quem o Duke tanto queria bem.

2 comentários:

  1. Quer dizer que Chata passou fogo em nosso mais precioso heroi? Que ironia! O homem que mais distribuiu balas vida afora, ser alvo de sua própria mulher! Ironia? Que coisa alguma. Se recebeu bala da esposa "Chata" por uma causa justa como Gail Russel, que então venham as balas sem direção.
    Difícil! Muito difícil! Que coisa terrivel, e acima de desagradável, se ter que dar satisfações de nossas vidas para a sociedade!!!
    Então, esta podre observadora da vida da gente, que se chama sociedade, impediu um par de pessoas de serem felizes, e tivessem uma vida menos prolífera e menos desgraçada, apenas por precisarem negar seus sentimentos pessoais? Wayne e Russel tiveram que se dar para outros, possivelmente contra suas vontades e desejos, apenas para ficarem limpos com esta suja e apodrecida sociedade? Que amontoado de destroços! Que absurdo! Como posso eu, por exemplo, decepar minha vida e meus sentimentos, apenas para que os outros não falem de mim?! Em que mundo vivemos!!! Pois não foi nada menos que coisas assim passaram aquele belo casal.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. em visita,como de praxe, a esta enciclopédia do western um abraço josé simões filho

    ResponderExcluir