UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

15 de maio de 2011

HENRY FONDA, ATOR QUE DEU MAIS STATUS AO WESTERN


Henry Fonda foi um dos maiores atores norte-americanos de todos os tempos. Para os fãs de faroestes Henry Fonda é também um ator bastante especial. Embora não tenha participado de tantos westerns como outros atores que lhe foram contemporâneos, Fonda estrelou diversas obras-primas do gênero. Alguns dos personagens que criou estão definitivamente inscritos entre os grandes nomes dos faroestes, entre eles o Coronel Owen Thursday de “Sangue de Heróis” (Fort Apache), Gil Carter de “Consciências Mortes” (The Ox-Bow Incident), Wyatt Earp de “Paixão dos Fortes” (My Darling Clementine), Clay Blaisedell de “Minha Vontade é Lei” (Warlock) e Frank de “Era Uma Vez no Oeste” (C’Era Una Volta Il West).  Henry Fonda faleceu em agosto de 1982, aos 77 anos pois nascera no dia 16 de maio de 1905. Hoje, dia do aniversário de Henry Fonda, Cinewesternmania publica esta pequena homenagem àquele que ajudou a tornar o gênero western muito mais respeitado como forma de arte cinematográfica.

8 comentários:

  1. Uma justissima homenagem a este enorme astro, perfeito em quase tudo o que fez, em qualquer gênero que trabalhou.
    Apesar de nosso editor citar todos estas fitas de faroestes abaixo, ainda acho o mais bonito e bem acabado o filme que ele fez de Delmer Daves, Os Nove Irmãos. Somente o cenário daquela fita encobriria qualquer falha em sua concepção. Porém, Ao Rufar dos Tambores, acho que de John Ford, não lembro direito, e ainda Ninho de Cobras, de Mankewichze (não sei se se escreve assim), ao lado de Douglas, ainda lhe endeusam por mais estes scomplementos à soma de sua obra magnifica.
    Porém o homem foi perfeito até em comédias, quando interpretou Mr.Roberts, em dramas como O Homem Errado e Doze Homens e Uma Sentença, em Guerra e Paz, aquele épico impressionantemente belo e bem feito de King Vidor, ao lado de Audrey Hepburn e Mel Ferrer, dentre muitos outros, que perderíamos tempo util para enumerar a todos.
    Deixou raizes, que chegam muito distante de sua classe interpretativa, embora não lhes reneguem, em termos de herança na arte, numa soma total. Afinal Jane e Peter, com Jane mais à frente, não renegaram em muito o talento do grande patriarca.
    Que descanse na Paz do Senhor, oh! imagem perfeita na arte de interpretar, enquanto ficamos por aqui revendo a perfeição em seu legado aos amantes da setima arte.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que post! Henry era fantástico. Tinha uma presença cênica poderosa. E no western se saía muito bem, desde JESSE JAMES a ERA UMA VEZ NO WESTERN.
    Abração e apareça,

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  3. um dos melhores atores de faroeste ou o melhor de todos os tempos

    ResponderExcluir
  4. Meu saudoso pai foi grande admirador da Sétima Arte, e tinha
    Henry Fonda como seu ator favorito. Considerava o melhor trabalho de Fonda em O Homem Errado dirigido por Alfred Hitchcok. Para mim um trabalho marcante de Fonda em western foi O Homem dos Olhos Frios dirigido por Anthony Mann. Acredito que este filme tenha influenciado Sergio Leone,que convidou Fonda para fazer um bandidão cruel e impiedoso em Era Uma no Oeste. Pessoalmente nunca aceitei Fonda fazendo aquele
    trabalho num western-spagheti, sua presença naquele filme foi uma decepção para seus admiradores e o papel não estava a sua altura. SC

    ResponderExcluir
  5. Muitos outros atores de renome aceitaram filmar na Itália em filmes de qualidade duvidosa. Fonda ao menos filmou com Leone e com Valerii, resultando em trabalhos bastante elogiados e que no meu entender não diminuíram em nada seu prestígio. Fãs de Fonda, como eu, não gostaram de vê-lo morrer com aquela gaita na boca, mas ator de verdade aceitam desafios difíceis como o próprio Henry Fonda aceitou em Minha Vontade é Lei.
    Darci

    ResponderExcluir
  6. Creio que Henry Fonda aceitava fazer personagens variados
    devido a sua atuação no teatro americano, que era tão prestigiada como no cinema. Os atores de teatro tendem a ser mais abertos a diferentes temas e personagens. Todavia um salto de personagens integros e heróicos para um vilão cruel foi realmente alarmante. Na verdade acredito que naquela altura
    a carreira de Fonda não estava mais em seus melhores momentos.
    Fonda já era um ator veterano tanto que sua atuação ao lado
    da bela Cardinale o caracteriza como um homen de meia idade.
    SC

    ResponderExcluir
  7. Henry Fonda foi um dos grandes atores de cinema que mais atuaram em teatro, num total de 16 peças, a mais famosa Mister Roberts, sucesso absoluto e que ficou três anos em cartaz com um total de 1157 apresentações com Fonda protagonizando. Quando Mister Roberts encerrou as apresentações Fonda continuou nos palcos e longe do cinema com Point of no Return, mais um ano, com 356 apresentações. Quando O macarthismo começou a perder força Fonda que não entrou para a lista negra voltou ao cinema. Henry decidiu fugir do que estava acontecendo em Hollywood com tantos colegas denunciando outros. Além de excepcional ator Fonda era Homem.
    Darci

    ResponderExcluir
  8. procuro por um filme western em que Henri atuou e que no final vence um bando quase invencivel usando de um artificio incrivel, mas não me lembro o titulo do filme.m Acho que foi um ator inquestionavelmente espetacular

    ResponderExcluir