UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

20 de maio de 2011

WILD BILL ELLIOTT OU BILL ELLIOTT, OU WILLIAM ELLIOTT OU...


Os pequenos fãs de faroeste que lotavam as poerentas matinês nos anos 40 e 50 gostavam de um cowboy cuja característica maior era usar os dois revólvers com os cabos virados para a frente, sacando-os de forma cruzada. E cada menino o chamava de um jeito: Bill Elliott, Wild Bill Elliott e até mesmo Wild Bill Hickok, criando uma grande confusão a respeito do verdadeiro nome do mocinho. E essa confusão devia-se às estratégias dos estúdios para melhor fixar o nome dos heróis junto aos pequenos admiradores. O nome verdadeiro do mocinho era Gordon Nance, mas com o nome artístico de Gordon Elliott ele atuou nos primeiros anos de sua carreira, até que em 1938 interpretou Wild Bill Hickok pela primeira vez no seriado “Invasão dos Peles Vermelhas” (The Great Adventures of Wild Bill Hickok), da Columbia Pictures. Seus personagens então passaram a se chamar ‘Wild Bill Saunders’ em alguns filmes e mais tarde ‘Wild Bill Hickok’. E seu nome artístico também mudaria, passando para o mais sonoro Bill Elliott. Como Wild Bill soava bem, Bill Elliott apareceu também interpretando ‘Wild Bill Boone’ em “A Volta de Daniel Boone” e ‘Wild Bill Tolliver’ no seriado “O Vale dos Desaparecidos” (The Valley of the Vanishing Men). Em 1942 Bill Elliott deixou crescer um bigodinho para interpretar o mexicano Joaquin Murieta  em “Vingança do Oeste” (Vengeance of the West) e nesse mesmo ano assinou contrato com a Republic Pictures.
"A Trilha da Vingança"
TEMPOS DA REPUBLIC - Sua estréia na Republic se deu com “Tirania Sertaneja” (Calling Bill Elliott) e os cartazes o anunciavam como Wild Bill Elliott, interpretado por Bill Elliott. Depois de sete filmes vivendo nas telas ‘Wild Bill Elliott’, o ator passou a atuar na série Red Ryder. Para muitos foi o melhor de todos ‘Red Ryder’, vivendo a criação de Fred Harman em 16 B-Westerns, até 1946, ano em que abandonou o famoso personagem que tinha por companheiro o indio Castorzinho interpretado pelo menino Robert Blake. O personagem era ‘Red Ryder’ mas nos créditos aparecia o nome artístico de Wild Bill Elliott. De 1946 em diante o ator não voltou mais a interpretar personagens chamados ‘Wild Bill Elliott’, pois a Republic decidiu aproveitá-lo em westerns de melhor orçamento que os modestíssimos “Bs” que eram a especialidade do estúdio. Essa série de dez filmes foi toda filmada em Trucolor, o colorido desbotado da Republic. Para esses filmes o nome artístico voltou a mudar, desta vez para ‘William Elliott’. Nova mudança ocorreria quando o ator deixou a Republic em 1950 pois voltaria a ser ‘Wild Bill Elliott’ na série de westerns que fez para a Monogram, todos em Sepiatone, aquela tonalidade de foto antiga. A Monogram viraria Allied Artists e os novos westerns seriam estrelados pelo mesmo ‘Wild Bill Elliott’ como por exemplo em “A Trilha da Vingança” (Kansas Territory), de 1952, em que o personagem chama-se Joe Daniels, e os posters anunciavam o ator Wild Bill Elliott. Houve uma exceção, em 1950, no filme “The Marshal of Trail City”, piloto para uma série da TV no qual Wild Bill Elliott interpretou o ‘Marshal Wild Bill Elliott’. A série porém não deu certo e nenhum episódio foi filmado. Bill Elliott era um herói tão querido que teve até gibi próprio para alegria da garotada que não se contentava apenas com aquilo que via nas telas. O ator voltou ao nome artístico de Bill Elliott em seus últimos filme que não eram westerns, mas sim policiais nos quais interpretou o ‘Detetive Andy Doyle’, nos anos de 1955 a 1957. Independente do nome artístico ou do nome de seus heróis, seja Gordon Elliott, ou Bill Elliott, William Elliott ou Wild Bill Elliott ele foi um dos grandes mocinhos dos Bs, herói que sempre repetia a famosa frase “I’m a peaceble man” com as coronhas dos Colts apontadas para frente. O seu nome no entanto sempre deu um verdadeiro nó na cabeça da petizada.

Um comentário:

  1. Certo dia estava num dos cinemas de bairro, aqui de minha Salvador, para assistir a uma sessão dupla. Um dos filmes era O Forte do Massacre, com Joel McCrea, de Kurt Newman. Acho que era de 1958. Mas até um faroeste bonzinho, bem tramado, com boas doses de momentos inéditos no cinema. Mas, como a sessão era dupla, depois deste passou um filme chamado Ódio Destruidor. Este filme me marcou tanto, por umas boas cenas apresentadas, que nunca mais esqueci o seu interprete principal. Chamava-se Bill Elliott. Que filmezinho bom! Se não me engano trabalha nele, como vilão, Bob Stelle, que dá uma surra em Elliott daquelas que nunca mais se consegue esquecer. E a vingançã de Elliott é tão perfeita e bem urdida que eu citei quando saí do cinema com as cenas ainda vagando em minha mente; é por isso que gostam tanto destes herois. Mas que não passavam mais ou passavam muito raramente.
    Então completo; se alguém que ler este tópico e tiver ou souber de alguém que tenha uma copia desta fita, contate comigo. Gostaria de ter também um em casa para rever este filme.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir