UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

20 de maio de 2011

JOHN FORD TORTURANDO O JOVEM JOHN WAYNE


John Ford e John Wayne eram amigos mesmo sem terem trabalhado juntos. Ford gostava depois de cada filme de pegar seu iate, o “Araner” e sair mar a dentro com seus amigos e bebendo tudo que tinham direito e ainda mais um pouco. No retorno, muitas vezes parte do grupo encontrava-se em coma alcoólico. Ford gostava do jovem Duke porque ele era excelente copo. Num desses cruzeiros etílicos a bordo do “Araner”, em 1938, Ford disse a John Wayne que iria filmar um western em Monument Valley e que o ator principal interpretando Ringo Kid deveria ser Gary Cooper. Só que o orçamento apertado de 350 mil dólares não dava para contratar Gary Cooper e ele precisava de um ator menos caro para o papel. No dia seguinte Ford perguntou para Duke se ele conhecia algum ator bom e barato para interpretar Ringo Kid. Wayne conhecia bem Jack Ford e sabia onde ele queria chegar e respondeu que não tinha idéia de ninguém. Outro dia, mais bebedeira e lá vem Pappy com a mesma conversa perguntando a Wayne: “Duke, você trabalha lá naqueles filmes baratinhos, não é mesmo? Sabe de algum ator para trabalhar no meu western?” Duke já estava ficando cansado mas o respeito ao Pappy o impedia de ser malcriado e respondeu que ia pensar em alguém lá da Republic ou da Universal. Outro dia e John Wayne já estava esperando a pergunta diária. Jack nem começou a falar: “Duke, vou fazer um western lá em Monument Valley...” Foi interrompido por John Wayne que respondeu: “Mister Ford, por que o senhor não chama o Lloyd Nolan para esse papel?” Claro que Duke estava ironizando pois Lloyd Nolan nunca teve o menor cacoete de cowboy. Mais um dia no “Araner” e depois de muitas cervejas lá vem Ford de novo: “Duke, sabe aquele western que eu vou rodar em Monument Valley? Preciso de um ator jovem, forte e que não queira ganhar muito...” Wayne já estava explodindo de raiva quando Ford prosseguiu: “Acho que vou dar o papel para você!” Duke respondeu: “Mister Ford, eu sempre soube disso...” E o resto é história, história de um marco cinematográfico e o início verdadeiro da carreira do grande John Wayne.

5 comentários:

  1. De John Ford ninguém deve duvidar nada. A raposa velha deveria ser mesmo como descrito e como muitos falam. Mastigou, mastigou, massageou, massageou, e picou e picou o ego já inflado do Duke, até ele mesmo não aguentar mais, para logo abrir seu joguinho sádico, meio perverso.
    No entanto, o mais certo de tudo isto, e até mais que tudo isso, é que foi com ele, Ford, que o nasceu nosso grande heroi bom de copo, mas muito bom como cawboy. E viva o sadismo do bom, falastrão e bufão diretor.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. minha visita diária a esse blog fantástico para os westernmaníacos professor josé simões filho

    ResponderExcluir
  3. As visitas do Prof. Simões honram este blog, mesmo porque grande parte do blog é devido ao trabalho de José Simões Filho através dos anos. Um abraço do Darci

    ResponderExcluir
  4. Boa noite
    Sr. Darci

    Descobri por acaso seu blog e confesso que era o que eu estava
    precisando para conhecer mais sobre cinema e principalmente dos
    weterns. Meus parabens pelo seu blog,um verdadeiro tesouro para
    os cinéfilos, e espero que ele tenha sempre sucesso e perdure
    funcionando sempre.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, amigo. Me chame de Darci mesmo e na próxima vez coloque seu nome, por favor. Um abraço e apareça sempre.

    ResponderExcluir