UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

6 de abril de 2011

QUEM FOI A MAIOR BILHETERIA DO CINEMA, JOHN WAYNE OU CLINT EASTWOOD?


John Wayne e Clint Eastwood foram os dois maiores astros do cinema de todos os tempos. Essa afirmação não é ditada pelo gosto pessoal, mas sim pelas estatísticas que demonstram haver sido os dois os maiores campeões de bilheterias da história do cinema. E muito, mas muito mesmo, distante dos demais. Desde 1932 é feito anualmente o levantamento pelo International Motion Picture Almanac, dos Top-Ten Money-Making Stars, que aponta os astros cujos filmes deram as melhores bilheterias.

John Wayne entrou para o Top-Ten pela primeira vez aos 42 anos de idade, em 1949 (7.º lugar), permanecendo na lista até 1974, com exceção de 1958, quando não esteve entre os dez mais. Duke esteve entre os Top-Ten por 25 vezes no total. Clint Eastwood apareceu pela primeira vez nessa lista aos 38 anos de idade, em 1968 (6.º lugar), não mais saindo dos Top-Ten até 1986. Retornou depois nos anos de 1992 (8.º) e 1993 (1.º). Clint totalizou 21 aparições na lista dos Top-Ten.

John Wayne obteve a primeira colocação por quatro vezes (1950, 1951, 1954 e 1970). Clint foi o campeão por cinco vezes (1972, 1973, 1983, 1984 e 1993). John Wayne foi vice-campeão por cinco vezes (1956, 1957, 1963, 1965 e 1969). Clint foi vice-campeão por seis vezes (1970, 1971, 1974, 1979, 1981 e 1982).

Se atribuirmos uma escala inversa de pontos para cada colocação obtida (exemplo: 1.º = 10 pontos, 2.º = 9 pontos, etc.), John Wayne totalizou 172 pontos contra 165 pontos de Clint Eastwood. Vale lembrar que a carreira de John Wayne durou 46 anos e ele atuou em 89 filmes (descontados os “Bs”, os seriados feitos antes de 1939 e os filmes em que ele não recebeu crédito pela participação). A carreira de Clint Eastwood como ator completou 55 anos, com 49 filmes em que ele foi creditado. (descontados aqueles em que ele não foi creditado, no início de carreira).

Se o prêmio Oscar ajuda alguma coisa, John Wayne recebeu um como Melhor ator por “Bravura Indômita”, de 1969. Clint foi indicado como Melhor Ator por duas vezes (“Os Imperdoáveis”, 1992 e “Menina de Ouro”, 1994), sendo derrotado nas duas ocasiões. Por outro lado Eastwood já recebeu dois prêmios Oscar como Melhor Diretor, justamente por “Os Imperdoáveis” e “Menina de Ouro”, além de ter sido indicado como Melhor Diretor outras duas vezes. Clint Eastwood é, portanto, um diretor consagrado, tendo dirigido 32 filmes até hoje. John Wayne, por sua vez, dirigiu apenas dois filmes (“O Álamo” e “Os Boinas Verdes”).

Como estamos falando de atores e não de diretores, seria justo dizer que John Wayne teve a honra de ser o ator preferido de John Ford, um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos. Duke foi dirigido por Ford em 14 filmes, nove deles westerns, quase todos eles clássicos ou obra-primas. Clint Eastwood teve também o orgulho de ser dirigido por Sergio Leone na famosa trilogia dos dólares. Porém os westerns nunca foram verdadeiramente blockbusters, o que não traz muita vantagem para Wayne que passou muito mais tempo em cima da sela com chapéu, botas e colts do que Clint Eastwood.

Todos esses dados, porém, não são suficientes para apontar quem foi o maior dos dois atores, o que também, a rigor, pouco interessa. Até porque o jogo não acabou pois Clint ainda filma, aos 80 anos. O que vale é que os cinéfilos de todas as idades tiveram com os filmes de John Wayne e de Clint Eastwood alguns dos maiores momentos da 7.ª Arte. E os westernmaníacos podem revezar os grandes faroestes de John Wayne com os também muito bons westerns de Clint Eastwood.

Um comentário:

  1. Uma bela idéia de nosso editor nos fazer cientes destes dados. Eu, por exemplo, desconhecia completamente estas informações.
    Somente em falar do Clint e do Duke, estes dois grandes nossos herois, já se mostra uma razão para nos tornar felizes e descontraídos.
    No entanto, saindo um pouco do assunto, em se tratando de faroestes, o Clint perde longe. E por, pelo menos, duas razões;
    1 - o Duke começou muito antes dele, cerca de 30 anos.
    2 - O Duke raramente era visto em trajes paisano em seus filmes, quase que somente fazendo faroestes. Já o Clint fez outros gêneros diversas vezes e fez muitos poucos faroestes.
    No se reportando à direção, conforme citado acima, o Duke foi economico neste patamar, enquanto o Clint já dirigiu muitos e segue ainda a construir este trabalho. E sempre muito bem aceito por nós, seus adoradores, como pela crítica, já arrebatando 2 Oscars dirigindo. E o Duke apenas um interpretando.
    Porém, tudo isso é sem importancia, a partir do momento em que temos os dois para nos trazer prazer e os ver socando e atirando nos vilões a qualquer momento em que desejemos por uma fita suas no DVD. Vai ser sempre uma prazeiroza distração e o desfrute de momentos engrandecedores.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir