UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

25 de abril de 2011

EM "GATILHO RELÂMPAGO" O DUELO É NA QUINTA-FEIRA

Todos conhecemos aquele tipo de chato que durante um filme fala o tempo todo, aquele que só presta a atenção a detalhes irrelevantes que, afinal, não levam a nada. Mas há alguém que se superou quando assistiu ao filme “Gatilho Relâmpago” (The Fastest Gun Alive), com Glenn Ford. O momento culminante desse western é quando, num domingo, Glenn Ford (George Kelby Jr.) está na missa e é desafiado pelo pistoleiro Broderick Crawford (Vinnie Harold). Glenn sai da igreja e enfrenta o rotundo bandidão. Na cena final vê-se dois túmulos, ambos indicando a data das mortes dos gunfighters como sendo 7 de novembro de 1889. Pois o chato-mór foi conferir num calendário de 1889 e apurou que o dia 7 de novembro de 1889 caia numa... quinta-feira e não num domingo. Esse camarada deveria se chamar Chatonildo Pentelho Mala, mas podem chamá-lo carinhosamente de Cri-Cri.

2 comentários:

  1. Não posso negar que também sou detalhista. Entretanto, os detalhes aos quais me atenho são de menores intensidade que as do nosso Cri.Cri.
    No entanto, vamos respeitar nosso cinéfilo e até parabenizá-lo, já que também sou escritor e procuro sempre apanhar datas, lugares, fatos aos quais meu conto está ligado, e outras coisas mais, a coisas reais e de existencias soliidas.
    Não foi cuidadoso, portanto, o responsável em por o dia de 5a. feira como a data da ocorrencia do duelo e da morte dos dois combatentes. Ele não se precaveu em fazer uma prévia consulta ao calendário, como fez nosso Cri.Cri, que o deixou em maus vistos olhos.
    De qualquer forma Gatilho Relampago é um bom faroeste, com uma dose de exageros, claro, como em muitos outros, porém um filme psicológico e bem feito. Seu preto e branco também se aliou perfeitamente à narrativa meio crua e recheada de momentos que nos transmite um clima de realidade.
    A cena em que Glen Ford, para mostrar que era o melhor gatilho que existe, manda um sujeito segurar um copo à altura de alguns poucos centimetros do chão, soltá-lo e ele sacar a arma e ainda quebrar o copo no disparo daquele sague antes do copo chegar ao chão é um pouco utópico demais. Mas...foi uma boa cena.
    Aplaudo o autor pelo ineditismo do momento.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. "Chatonildos Pentelho Mala" existem em todo lugar. Além de chatos, são estraga-prazeres. Querem colocar defeito em tudo que vêem. Só não são capazes de criar nada.

    ResponderExcluir