UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

16 de abril de 2011

QUEM FILMA AS GRANDES CENAS?

Grandes filmes geralmente contêm grandes e inesquecíveis cenas, sendo comum atribuirmos aos diretores tudo que aconteceu naquele filme memorável. Nunca são lembrados os diretores de 2.ª unidade, quase sempre os verdadeiros responsáveis pelas grandes cenas de ação dos filmes. Um dos melhores exemplos é “Ben-Hur”, em que a sequência da corrida das quadrigas é o ponto alto desse épico e na qual William Wyler praticamente não teve participação. Yakima Canutt, que era um dos diretores de 2.ª unidade de “Ben-Hur” foi quem elaborou juntamente com Andrew Marton toda a corrida e ainda atuou como stuntman de Messala (Stephen Boyd). “Ben-Hur” teve ainda outros cinco diretores de segunda unidade, além de Yakima e Andrew, entre eles Sérgio Leone e Richard Thorpe.

ONDE ESTAVA HOWARD HAWKS?

Diretores de 2.ª unidade são mais utilizados em westerns que movimentam centenas de cowboys, cavalos e gado ou nos épicos que movimentam milhares de figurantes. “Rio Vermelho” será sempre lembrado pelas extraordinárias sequências de estouro da manada, cenas essas que Howard Hawks somente viu quando assistiu ao copião pois sequer estava presente nessas filmagens. Quem as dirigiu? Um quase desconhecido diretor de 2.ª unidade chamado Arthur Rosson, que depois dirigiria as sequências de ação em “Rio da Aventura”, do mesmo Howard Hawks. E Rosson ajudou muito Cecil B. DeMille em “O Maior Espetáculo da Terra” e claro, em “Os Dez Mandamentos”. Neste monumental épico DeMille contou com ‘apenas’ 28 diretores de 2.ª unidade, o que leva a crer que pouco sobrou para DeMille fazer...

UMA 'MÃOZINHA' PARA JOHN WAYNE


John Wayne, inexperiente na direção quis logo começar por um super-espetáculo como “O Álamo”. E evitou até onde pode que seu amigo John Ford estivesse por perto para não saírem dizendo por aí que Ford teria sido o verdadeiro diretor do tão sonhado filme de Wayne sobre a lendária resistência. Mas cá pra nós, alguém acredita que o Duke seria capaz de fazer aquelas espetaculares cenas de batalha que são os melhores momentos de “O Álamo”? Quem as dirigiu foi o diretor de 2.ª unidade Cliff Lyons, mas Wayne, pelo menos, estava sempre por perto. Cliff Lyons foi responsável, entre outros trabalhos, pelas cenas de ação em “Os Comancheiros”, “Hondo” e “Gigantes em Luta”, para citar só alguns faroestes.

"VOCÊ QUER DIRIGIR O MEU FILME?"


John Ford não gostava muito dessa história de 2.ª unidade e teve eternamente como assistente de direção seu cunhado Wingate Smith. E aí daquele que desse um conselho nos filmes de John Ford pois ele olhava fixamente para o palpiteiro e dizia ‘na lata’: “Você está querendo dirigir o MEU filme?” John Ford iniciou como diretor organizando as cenas com muitos cowboys e cavalos, no cinema mudo e certa vez comentou: “Eu pareço mais um guarda de trânsito orientando o tráfego...”

 
YAKIMA CANUTT, DIRETOR DE GRANDES CENAS


Yakima Canutt foi, reconhecidamente, o maior de todos os stuntmen e sua imagem em “No Tempo das Diligências” saltando as parelhas de black horses é um dos grandes momentos do cinema de ação. Mas certamente deve ter dado algum palpite errado para John Ford e depois desse clássico nunca mais trabalhou com o irascível diretor. Mas trabalho é que nunca faltou para Yakima Canutt, pois muitos filmes somente começavam quando ele estava disponível, o que era raro. Em “O Álamo”, por exemplo, Wayne queria Yakima como diretor de 2.ª Unidade, mas ele estava ocupadíssimo pois passou quase dois anos trabalhando exclusivamente na principal sequência de “Ben-Hur”. Após fazer de tudo nos westerns, pois havia sido campeão de rodeios, Yakima, já com mais de 65 anos foi diretor de 2.ª unidade em superproduções como “El Cid”,“Spartacus”, “A queda do Império Romano” e “Karthoum”. Mas esteve sempre presente em westerns, e certamente sem a qualidade de seu trabalho anônimo, “Cat Ballou” e “Um Homem Chamado Cavalo” não teriam sido tão belos westerns.

 

No cinema moderno já não temos gente como Cliff Lyons, Yakima Canutt, Arthur Rosson ou Andrew Marton, pois eles não são mais necessários. Sentados atrás de um computador recheado de programas gráficos de última geração, os jovens técnicos em informática criam toda sorte de imagens, sejam cenas em que o herói passa por grandes perigos ou cenas em que vemos centenas de milhares de soldados ou mesmo de dinossauros... 





Nenhum comentário:

Postar um comentário