UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

10 de maio de 2011

TOP-TEN WESTERNS DE ARCHIMEDES LOMBARDI


Archimedes Lombardi é daquelas pessoas que verdadeiramente amam o cinema. Não apenas atuando como presidente da Associação Brasileira dos Colecionadores de Filmes em 16 mm, mas e principalmente porque há mais de 20 anos Archimedes projeta filmes para aqueles que têm saudade de um cineminha de verdade. Na Biblioteca Municipal do Ipiranga (bairro paulistano) ou no SESC Ipiranga, os projetores do sorridente Commendatore (apelido do Archimedes) sempre levaram emoção através dos filmes, muitos deles clássicos ou raridades que ele exibe. Importante lembrar que essa já tradicional atividade de Archimedes o transformou numa pessoa bastante popular e querida no bairro do Ipiranga, atividade sempre exercida por amor ao cinema e, por isso mesmo, sem nenhum fim lucrativo. Archimedes vive para o cinema. Por falar em viver, no final do ano passado o Commendatore Lombardi passou por delicada cirurgia cardíaca. Hoje, inteiramente recuperado ele continua assistindo a pelo menos um filme todos os dias, muitos deles westerns, gênero que sempre ocupou precioso espaço na programação que oferece para o público que o segue ali, bem próximo, onde Dom Pedro I deu o grito da Independência. E Archimedes Lombardi relacionou com exclusividade para o Cinewesternmania seus Top-Ten westerns que publicamos abaixo:


1.º) Os Brutos Também Amam (Shane), 1953 – George Stevens

2.º) Rastros de Ódio (The Searchers), 1956 – John Ford

3.º) Consciências Mortas (The Ox-Bow Incidente), 1943 – William A. Wellman

4.º) Estigma da Crueldade (The Bravados), 1958 – Henry king

5.º) Paixão dos Fortes (My Darling Clementine), 1946 – John Ford

6.º) Viva Zapata!, 1952 – Elia Kazan

7.º) Duelo ao Sol (Duel in the Sun), 1946 – King Vidor

8.º) Rio Vermelho (Red River), 1948 – Howard Hawks

9.º) O Último Pôr-do-Sol (The Last Sunset), 1961 – Robert Aldrich

10.º) O Homem dos Olhos Frios (The Tin Star), 1957 – Anthony Mann

2 comentários:

  1. Alem de estar plenamente gratificado com a recupaeração total de nosso amigo, acho sua escolha muito boa, já que andou muito paralela à minha.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Archimedes pela lista e principalmente pela dedicação e amor ao cinema! Os 2 primeiros filmes dele também são os meus dois primeiros, invertendo-se a ordem.
    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir