UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

4 de fevereiro de 2011

WILLIAM HOLDEN, O PIKE-PECKINPAH

Quando Sam Peckinpah escalou o elenco para "Meu ódio será sua herança" (The Wild Bunch) surgiu um grande problema. Ninguém queria interpretar o papel principal de 'Pike Bishop'. A primeira escolha era Lee Marvin, que desistiu seguindo conselho de seu agente que lhe disse que como ele vinha de uma série de personagens muito violentos seria melhor Lee estrelar "Os Aventureiros do Ouro" (Paint your Wagon). Foi uma péssima escolha pois este western musical, que fora grande sucesso na Broadway, fracassou nas bilheterias mesmo tendo Clint Eastwood ao lado de Marvin. Peckinpah foi então atrás, sucessivamente, de Burt Lancaster, Robert Mitchum e Gregory Peck. Cada um deu a sua desculpa para não trabalhar com o temperamental diretor, deixando a vaga aberta. Sam convidou então Charlton Heston, mas este lembrou-se da odisséia que havia sido filmar "Juramento de Vingança" (Major Dundee) sob a direção de Peckinpah e respondeu com um sonoro não! Foi então lembrado o nome de William Holden, cuja carreira estava em declínio. Bill Holden aceitou, mas quando chegou à locação, no México, Peckinpah pediu ao ator que passasse a usar um... bigode, coisa que nunca antes ele havia feito em sua carreira como galã iniciada há exatos 30 anos em "Conflito de Duas Almas" (Golden Boy). Indignado Holden perguntou: "Que tipo de bigode você quer?" e Sam respondeu: "Um assim, igual ao meu..." A princípio Bill recusou-se, mas acabou convencido por Peckinpah e o resultado todos conhecem: uma de suas maiores interpretações, melhor até mesmo que como o prisioneiro de "Inferno 17" (Stalag 17), que lhe deu um Oscar. William Holden entendeu que Peckinpah queria na tela seu alter-ego e assim o grande ator compôs a personagem 'Pike Bishop-Sam Peckinpah'.

2 comentários:

  1. Meu Ódio Será..´. tem a mão segura de Peckinpah e por isso resultou no que resultou.
    Não sou muito a favor dos bons atores se mostrarem tão estrelas assim rejeitando com vigor alguns papeis, somente por este ou aquele diretor ser assim ou assado. Deveriam se lembrar que somente os bons diretores fazem obras eternas, senão vejamos os nomes de John Ford, o próprio Peckinpah, Wiliiam Wyler e muitos outros. Se são exigentes é porque desejam que os resultados de seus trabalhos saiam obras primas como Matar ou Morrer, Ben Hur, Meu òdio Será sua herança, Rastros de Odio, etc. E Holden, que pareceu não aprovar de bom grado o pedido de Pick para usar um bigode, terminou vendo que terminou por fazer uma das melhores coisas de sua carreira, com um desempenho que nem mesmo ele sabia ser capaz de realizar. jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Todos que falam de Meu Ódio Será Sua Herança, jamais citam o nome do extraordinário e quase que incomparável Ernest Borgnine. Este fabuloso ator, que nos deu os mais variados desempenhos em filmes inesquecíveis (Meu ódio..., Homens das Terras Bravas, A um passo da eternidade, e muitos outros, sem citar Marty, que lhe valeu um Oscar em 1955.
    Lembram-se dele em Johnny Guitar? Aquele pistoleiro que tinha a natureza renhida e que vivia de birra com Sterling Hayden? Recordam dele em Vera Cruz, quando toma um soco de Cooper no Saloon e vai cair no meio da rua? Quem não se lembra de Barriga, do perfeito A um Passo da Eternidade, com aquele ar perverso e merecedor de respeito e que ameaça e mata Sinatra de porrada na prisão do quartel?
    Estas são umas das poucas faces e desempenhos deste magistral ator muito pouco lembrado e comentado por cinéfilos. Mas aqui vai minhas boas lembranças deste grande ator que, graças a Deus, ainda está em vida. Viva até o par que ele um dia soube escolher na vida para sua esposa, que foi a tb extraordinária Katy Jurado.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir