UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

6 de fevereiro de 2011

PISTOLEIROS DO ENTARDECER TIRAM CARA OU COROA

As filmagens de "Pistoleiros do Entardecer" (Ride the High Country), em 1962, já haviam sido iniciadas e Peckinpah definira os papéis principais: Randolph Scott interpretaria Steve Judd, enquanto Joel McCrea seria Gil Westrum. Os dois veteranos mocinhos do cinema conversando acharam que um papel era melhor que o outro e decidiram disputar no cara-e-coroa quem interpretaria esse papel. Ganhou McCrea que ficou sendo Steve Judd e Randy Scott faria o mau caráter Gil Westrum. Peckinpah até gostou da mudança e concordou, só não poderia imaginar que a troca desse tão certo pois os atores se superaram, ajudando "Pistoleiros do Entardecer" a se transformar imediatamente num reconhecido clássico do gênero. Foi o último filme de Randolph Scott, enquanto Joel Crea iniciaria uma pré-aposentadoria vindo a atuar em apenas mais quatro filmes. Scott e McCrea foram verdadeiramente dois maravilhosos Pistoleiros do Entardecer.

Um comentário:

  1. Cinema é uma coisa formidável. Chega, em termos de apreciação, a se igular com musica, futebol ou qualquer outra arte.
    Já vi Pistoleiros do Entardecer por diversas vezes, na tentativa de encontrar nele algo de especial que a crítica tanto exibe, mas jamais o consegui.
    Pistoleiros..., na minha singular visão, não passa de um faroeste muito comum, apenas com uma atuação muito acima da média de Joel McCrea. E nada mais. Lamento a decepção que possa estar pondo na classificação dos grandes críticos, mas esta é a minha verdade.
    Ele é um western com um ar diferenciado dos demais, não sendo um faroeste psicologico nem um faroeste grandioso, ou mesmo um faroeste classe B. Ele não entra em qualquer destas qualificações, me fazendo-o coloca-lo como um filme apenas razoável, bem feito e, porque não dizer, bem dirigido.
    À frente dele eu vejo umas dezenas de filmes, e posso até citar alguns; Matador, com Peck, O ultimo por de sol, E o bravo ficou só, A marca da Forca, dentre outros. E aí vão questionar; o que tem estes outros filmes a ver com Pistoleiros...? Nada e tudo. Nada porque o engrandecido demais Pistoleiros...perde longe para todos estes que citei e muitos outros. Segundo porque não existe nele nada de especial que não já tenhamos visto em outras fitas.
    Enfim; Peckhimpah é um diretor de mão cheia. Nos deu coisas muito mais merecedoras de mais vastos elogios que Pistoleiros... como;Pat Garret, Os Implacáveis, Meu ódio será tua herança, e até mesmo o fracassado Tragam-me a cabeça de Alfredo Garcia, que foi um filme desprezado por muitos e pela crítica, tem muito mais que Pistoleiros..., que não é uma fita desqualificada, mas que tb não é digno de tantos e tantos elogios, de tantas pompas.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir