UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

6 de fevereiro de 2011

A DOR DE GARY COOPER EM "MATAR OU MORRER"

Gary Cooper recebeu um Oscar por sua interpretação como o sheriff da cidade de Hadleyville em "Matar ou Morrer" (High Noon), western rodado em 1951. Poucas vezes se viu nas telas uma personagem tão sofrida quanto a de 'Will Kane', confirmando o que todos sabiam, ou seja, que Cooper era um grande ator. O que poucos sabem, no entanto, é que Gary Cooper trabalhou durante os 28 dias que duraram as filmagens com coragem maior que a de Kane para poder enfrentar a série de doenças que o acometiam naquele momento: uma úlcera estomacal, uma hérnia de disco que mal permitia que ele andasse e ainda fortíssimas dores lombares. Aos 50 anos de idade Gary Cooper aparentava ser muito mais velho e sua expressão cansada e triste muito ajudaram na inesquecível interpretação. Gary jamais recuperou inteiramente a saúde, mas mesmo assim atuaria ainda em outros oito westerns, entre eles dois clássicos absolutos do gênero: "Vera Cruz" e "O Homem do Oeste" (Man of the West), vindo a falecer em 13/5/1961, seis dias após completar 60 anos de idade.

2 comentários:

  1. É gratificante tomarmos conhecimento de episódios pitorescos sobre o passado de nossos astros preferidos. E Cooper era meu heroi de cabeceira, dado observar que o primeiro filme que assisti, por volta de 1954, foi com ele (Os Inconquistáveis/47). No entanto, apesar destes fatos novos para mim a respeito de seus males de saúde serem novidade, e ótimo saber como nossos astros se sacrificavam em nome da carreira e de seu bom nome.
    Conhecia apenas que Cooper nos deixou vitima das consequencias de um cancer de próstada, mas as noticias sobre ele neste blog é enriquecedora para nós, seus admiradores.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Apesar de Cooper ter sido meu astro num. um, tenho de ser fiel à sua memória e externar minhas verdades dizendo que ele não era muito de selecionar papeis que lhe apresentavam. Por isso sua carreira é pontilhada de "muitos" fracos filmes e poucos bons trabalhos. E, apesar do mesmo ser muito elogiado por seu desempenho em Matar ou Morrer (sua cena de luta com Bridges no curral é fantásticamente bem interpretada), ainda acho que seu melhor desempenho se deu em A Arvore dos Enforcados, onde tem um soberbo desempenho. Cooper mostra nesta fita que, se houvesse selecionado melhor seus trabalhos todos seus filmes sairiam nas qualidades de; A Árvore..., O homem do Oeste,Os Inconquistaveis, Matar ou Morrer,Vontade Indomita e uns pouquissimos mais.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir