UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

23 de fevereiro de 2011

POR QUE ROY ROGERS É O "REI DOS COWBOYS"?

Na década de 30 era tamanho o sucesso dos B-Westerns entre a garotada que tinha nas matinês a sua maior diversão, que, em 1936, a Motion Picture Herald inventou uma pesquisa para que fossem apontados os Top Ten Money Makers Cowboys (já havia uma enquete parecida para indicar os Top Ten entre os verdadeiros astros do cinema). Funcionava assim: o garoto ia ao cineminha da sua cidade e recebia um cupom no qual votava no seu mocinho preferido e depositava em uma urna. Era também uma forma de se descobrir quais mocinhos mais atraiam os meninos para o cinema. Ao final do ano era publicada a lista dos Dez Mais, o que fazia vibrar os pequenos fãs. A enquete durou até 1954, justamente o ano em que acabaram as queridas séries westerns. Atribuimos dez pontos para o 1.º colocado, nove para o 2.º e assim por diante, e apuramos quem foram os cowboys favoritos da garotada norte-americana naqueles 19 anos em que durou a enquete. Esta é a classificação:

Observações: a) Gene autry não foi votado em 1943/44/45 porque esteve na II Guerra Mundial, não tendo feito nenhum filme nesse período; b) John Wayne só apareceu nas listas até 1939, depois disso passou a aparecer nas listas dos astros de filmes de maior orçamento; c) Dale Evans foi a única mocinha a ser votada nas enquetes; d) Os 'Three Mesquiteers' tiveram diversas formações; e) nas 19 enquetes, Buck Jones foi o 1.º em 1936; Gene autry foi 1.º de 1937 a 1942; Roy Rogers foi o 1.º de 1943 a 1954.

Nada mais justo que Roy Rogers seja considerado "O Rei dos Cowboys" dos semanalmente esperados filmes de "mocinho e bandido" que nos faziam delirar quando crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário