UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

6 de fevereiro de 2011

HARRY CAREY JR. EM "RIO BRAVO"

Um fato que sempre intrigou os cinéfilos é o nome de Harry Carey Jr. nos créditos de "Onde Começa o Inferno" (Rio Bravo). Assiste-se aos espetaculares 141 minutos desse clássico de Howard Hawks e nem sombra de 'Dobe' (apelido de Carey Jr.), permanecendo o mistério da presença do ator no filme. Mesmo no livro que publicou em 1996, intitulado "Company of Heroes", Harry Carey Jr. não toca no incômodo assunto. Mas sabe-se que "Dobe" chegou a rodar algumas sequências, mesmo apresentando-se alcoolizado nas locações das filmagens, no Arizona. Quando chegou mais uma vez bêbado para filmar, Howard Hawks o despediu, sendo seu personagem e cenas já filmadas apagados da história. Mas parece que esqueceram de avisar o responsável pelos títulos iniciais... O mais curioso é que em "Onde Começa o Inferno", Dean Martin interpreta 'Dude', o mais simpático borrachón dos westerns. E o sheriff 'John T. Chance' (John Wayne) dá a 'Dude' todas as oportunidades para ele se reabilitar do vício. Wayne era um dos grandes amigos de Harry Carey Sr. e de Olive Carey (pais de 'Dobe'), mas parece que não conseguiu evitar a dispensa do ruivo ator. Talvez porque assim sobrasse nos intervalos das filmagens mais tequila para ele Duke, Ward Bond e Dino, notórios bons copos...

2 comentários:

  1. Por longos anos observei em vários lugares o nome Harry Carey Jr. Por Deus que nunca me interessen em saber quem era. Ora, se havia um Harry Jr. deveria haver um Sr. Mas também nunca me dignei a acha-lo, conhecer sua historia, sua vida no cinema. Ja tinha meus idolos favoritos, o que já era montante demais para me preocupar com alguém que jamais vi num filme.
    Tudo isso até que vi O Ceu Mandou Alguém e então fiquei sabemdo quem era o Harry Jr. Mas me acomodei vendo o amarelo ali no filme. E, somente depois da divulgação deste Blog foi que eu procurei ver mais a fundo de quem se tratava. E em outro tópico do Blog apareceu seu pai (Hary Sr.) e então fiquei sabendo que fazia parte da troupe de John Ford e que com ele eu já havia visto muitos filmes sem observa-lo com mais atenção.
    Pena que o alcool degrida tantas vidas como fez com este rapaz, que era até um bom ator. Mas, como teimo e repito em expressar, o cinewesternmania.com me tem levado a grandes conhecimentos. Logo eu, que imaginava que sabia tudo de cinema, mas que, na verdade não sei nada.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Dobe ainda está vivo e filmando... O pai dele foi o herói de 17 westerns dirigidos por John Ford. O respeito de Ford por Harry carey Sr. está expresso na dedicatória que ele faz no início de "O Céu Mandou Alguém" : "Uma estrela brilhante no céu dos westerns!" partindo de JohnFord, que não elogiava ninguém, isso é um elogio incomparável. - Kit Hodgkin

    ResponderExcluir