UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

18 de fevereiro de 2011

ROD CAMERON, A INSPIRAÇÃO DE INDIANA JONES

Nascido no Canadá, seu sonho era entrar para a Polícia Montada, mas uma fratura quando ainda adolescente o reprovou no exame médico para a Northwest Mounted Police. Com 1,96m de altura e muito boa estampa seu destino só poderia mesmo ser o cinema, e logo no início de carreira aparece com o uniforme da Polícia Montada, ao lado de Gary Cooper e Paulette Goddard, em “Legião de Heróis” (NorthWest Mounted Police). Daí para a frente Rod Cameron não parou mais de fazer filmes e seriados. Steven Spielberg confessou que foi nele que se inspirou para criar seu Indiana Jones pois a imagem do valente ‘Rex Bennett’ (Rod Cameron) no seriado “A Adaga de Salomão” (Secret Service in Darkest Africa) era uma de suas melhores lembranças da infância. Filmes de ação eram o forte do fortíssimo Rod Cameron que se saia tão bem como detetive ou espadachim, mas gostava mesmo era de cavalgar atrás dos bandidos que tremiam só de vê-lo imponente e ameaçador, sempre em defesa da lei. Entre seus maiores sucessos estão “Era seu Destino” (Frontier Gal), “A Filha da Foragida” (Belle Starr’s Daughter), “Os Saqueadores” (The Plunderers), “Cavaleiro Negro” (Brimstone), “O Roubo das Diligências” ( Stage to Tucson). Rod teve sua própria série de B-Westerns, ou seja, atuava nos filmes usando seu próprio nome artístico, assim como teve também um gibi próprio, o que atesta sua popularidade como mocinho. Quando terminaram as séries nos pequenos estúdios Rod Cameron esteve ao lado de Randolph Scott, Audie Murphy, Rory Calhoun, Bill Elliott e George Montgomery, suprindo com westerns de menor orçamento a lacuna deixada por Rocky Lane, Rex Allen, Roy Rogers e outros ídolos das matinês. Atuou bastante na TV, onde teve três séries como ator principal. Rod Cameron é sempre lembrado por um fato curioso: casou-se em 1950 com Angela Alves-Lico, de quem se divorciou em 1954, indo então morar na casa da mãe da ex-esposa, Dorothy Alves-Lico. Após alguns anos de ótima convivência com a ex-sogra, Rod Cameron casou-se com ela vivendo feliz até sua morte (câncer), em 1983, aos 73 anos.

2 comentários:

  1. Gosto de fazer sempre um comentário sobre cada tópico novo do cinewesternmania.com. Mas, comecei a frequentar os cinemas lá pelos idos de 54, um pouco fora da época deste ator. No entanto, através de reprises, cheguei a ver algumas fitas suas, como; A debandada, Indios selvagens, Ambição desenfreada, Floresta ensanguentada e o Homem que morreu duas vezes.
    Confesso que não guardo muitas lembranças de qualquer destes filmes. Sei deles sobre Cameron porque tenho anotado todos os filmes que vi e também selecionados por atores. Somente recordo de suas feições, que era muito alto e forte e já o alcancei na sua fase madura. De qualquer forma é bom conhecer instantes de sua carreira, seus mais famosos filmes e, principalmente, seu casamento com a sogra. Impressionante, mas não um fato do outro munto, assim como não vejo razões para maldades ou pilherias com o mesmo, como sugere informações no site adorocinema.com.
    Tudo faz parte da vida. Se ele e a sogra se encararam e viram nos olhos do outro algo em comum, é racional que fossem descobrir do que se tratava tal afeição. jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão, Jurandir. O casamento de Rod Cameron com a sogra era o assunto do momento e, Hollywood, tratado de forma até sensacionalista, como se fosse algum crime. Mas falando desse assunto, muita gente acha que se Sinatra tivesse casado com Maureen O'Sullivan ao invés de Mia Farrow o casamento teria dado certo... - DF

    ResponderExcluir