UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

6 de fevereiro de 2011

O MAIOR WESTERN DE TODOS OS TEMPOS

Marlon Brando nunca havia dirigido um filme antes quando sua recém-criada produtora Pennebaker adquiriu os direitos do livro "The Authentic Death of Hendry Jones", que recebeu o título cinematográfico de "One-Eyed Jacks" (no Brasil A Face Oculta). Brando contratou o já então prestigiado Stanley Kubrick para dirigir seu filme. Kubrick não se entendeu com Brando e deixou o filme no início. Marlon tentou Sidney Lumet, que também não aceitou a empreitada, o que levou o ator a decidir que ele próprio iria se autodirigir. Talvez pouco afeito à direção Marlon Brando exagerou em quase tudo no seu exótico Western, fazendo com que uma produção programada para seis semanas demorasse seis meses em filmagem, elevando o custo que estava orçado inicialmente em 1,8 milhão de dólares para astronômicos seis milhões de dólares. Com sua mania de perfeição Brando gastou mais de 300 mil metros de filme virgem editou tudo e entregou  "A Face Oculta" para a Paramount distribuir com cinco horas de duração, ou seja, seria o mais longo western de todos os tempos. Após muitas contendas entre Brando e o estúdio o filme foi reeditado e finalmente lançado com 141 minutos. Não muito bem aceito pela crítica à época de seu lançamento, após várias revisões "A Face Oculta" tem hoje status de clássico. E é um dos mais belos westerns já filmados com excelente fotografia (Charles Lang Jr.), interpretações impecáveis e uma trama perfeitamente desenvolvida, ainda que bastante violenta para a época. "A Face Oculta" tornou-se um western dos mais influentes e vale lembrar que embora o roteiro final tenha sido creditado a Guy Trosper-Calder Willingham, a primeira versão do screenplay foi preparada por Sam Peckinpah. A cada vez que se revê "A Face Oculta" lamenta-se que Marlon Brando não tenha dirigido nenhum outro filme, especialmente outro Western. 

5 comentários:

  1. Marlon Brando foi um dos maiores atores da historia do cinema. Fez grandes filmes, teve inquestionaveis interpretações, e até em comédia ele mostrou que um bom ator não escolhe genero. Mas em A Face Oculta ele se supera. Nesta fita há um conjunto de ingredientes que, sob a boa direção de nosso Brando, tudo saiu à risca da perfeição. Malden, sempre um ator de ponta, nesta fita desponta mais ainda, mostra a superlatividade de seu talento e, ao lado de Brando, Ben Johnson e a formidável Kati Jurado, nos dá de presente um classico do Oeste.
    Já ouvi esta frase, mas vou repetó-la, mesmo sem lembrar quem a citou; que pena que Brando nunca mais se colocou atrás das câmaras. Prosseguimos lucrando com mais vários bons desempenhos deste magnifico ator, mas ficamos privados de seu talento por detrás das camaras.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Também considero "A face Oculta" um grande e bonito western. Seguramente um dos 20 melhores de todos os tempos. - Kit Hodgkin

    ResponderExcluir
  3. Olá Darci! Sou até suspeito para comentar, porque considero Marlon Brando um dos maiores atores de toda a História do Cinema e tenho muito apreço por todos os seus filmes. A FACE OCULTA é realmente uma obra-prima, não apenas do gênero, mas da Sétima Arte.
    Adriano Miranda-Franca-SP

    ResponderExcluir
  4. Caro Darci, não há dúvida de que "A Face Oculta" é um grande western. E incrível que tenha sido dirigido por Marlon Brando que, na verdade, não possuía qualquer experiência em direção. É um western que foge ao padrão do western tradicional ambientado nas pradarias, nas montanhas, no deserto ... Foi filmado à beira-mar, e sua fotografia é de uma qualidade insuperável. Da mesma forma que Brando, Karl Malden era um professor em interpretação, o que garantiu ao filme um alto padrão, além de contar com Ben Johnson e Katy Jurado, entre outros. É um filme violento e, como em outros momentos (Sindicato de Ladrões, Caçada Humana), Marlon Brando apanha e sangra muito. Poucos atores se submeteram a isso. Um grande filme, um grande elenco e um grande diretor.
    Abraços, AFONSO - Brasília.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Afonso - Também gosto muito de A Face Oculta, entre ouctras coisas pelas interpretações do muito bem dirigido elenco de apoio com Ben Johnson, Slim Pickens, Larry Duran e Sam Gilman, que valorizaram sobremaneira esse belo faroeste. - Um abraço do Darci.

    ResponderExcluir