UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

24 de fevereiro de 2011

JOHN RUSSELL, O VILÃO QUE INTERPRETOU "BLOODY BILL" ANDERSON

A Guerra de Secessão nunca deixa de ser assunto para o gênero Western e alguns de seus personagens principais são sempre lembrados. Porém há um que estranhamente o cinema poucas vezes abordou: William T. Anderson, mais conhecido por “Bloody Bill” Anderson. Figura lendária da guerra fratricida entre o Norte e o Sul, “Bloody Bill” Anderson pertenceu ao bando de William C. Quantrill, autorizado então a pilhar, torturar e matar indiscriminadamente. E como seu próprio nome indica, o sanguinário “Bloody Bill” Anderson aterrorizava a todos apenas com o som do seu nome. Durante o massacre ocorrido na cidade de Lawrence o exército de Quantrill assassinou perto de 200 pessoas, grande parte dessas mortes creditada a “Bloody Bill” Anderson. Mesmo com essa ficha o cruel confederado poucas vezes apareceu nas telas. Uma delas há pouco lembrada neste Blog foi “Cavaleiros da Bandeira Negra”. A outra foi em “Josey Wales – O Fora-da-Lei” (Outlaw Josey Wales), em que dirigido por Clint Eastwood, John Russell viveu a terrível personagem de “Bloody Bill” Anderson. John Russell iniciou sua carreira no cinema em “A Mulher Faz o Homem”, de Frank Capra, em 1939, esperando até 1948 para participar de seu primeiro western, que foi “Céu Amarelo” (Yellow Sky), com Gregory Peck e Richard Widmark. A partir de então nunca mais deixou de cavalgar pelo Velho Oeste no cinema ou na TV. Na telinha ganhou sua série própria, intitulada “O Homem da Lei” (Lawman), que permaneceu por quatro temporadas no ar (1958/1962). Em 1959 Russell foi ‘Nathan Burdette’, o chefe da quadrilha em “Onde Começa o Inferno” (Rio Bravo). Em 1976 interpretou a referida personagem de “Bloody Bill” Anderson em “Josey Wales – O Fora-da-Lei”. Em 1985, também dirigido por Clint Eastwood, John Russell criou o impressionante ‘Stockburn’ em “O Cavaleiro Solitário” (Pale Rider), um digníssimo final para sua bela carreira em Westerns. Nascido em 1921, John Russell faleceu em 1991, mas jamais será esquecido por suas interpretações, seja como vilão, como homem da lei ou ainda como “Bloody Bill” Anderson.

2 comentários:

  1. Caro Darci,
    muito bem lembrado o ótimo ator de faroestes John Russell. Registro o excepcional papel de chefe índio (Gall) que ele interpretou em "A lei do mais valente", com Clint Walker, do grande diretor Gordon Douglas.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Afonso - Como disse acima, o bandidão de Cavaleiro Solitário está entre os melhores já levados à tela, num grande momento de John Russell roubando a cena de Clint Eastwood. - Um abraço do Darci.

    ResponderExcluir