UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

3 de setembro de 2024

TOP-TEN WESTERNS DE ACHILLES HUA

 


           Se há algo que deixa alguém satisfeito é encontrar um amigo com quem se pode conversar sobre música, futebol e cinema. E assim é o paulistano Achilles Hua, com quem cada contato é um aprendizado, dada suas abalizadas opiniões sobre essas áreas de entretenimento. Se o assunto é cinema Achilles discorre sobre os grandes (e pequenos também) filmes da época de ouro da 7.ª Arte. Como Achilles fez parte da confraria que se reunia semanalmente para assistir faroestes e seriados, também sobre esses tipos de filmes ele demonstrava seu profundo conhecimento. Prova disso são os magníficos artigos que Achilles escreveu para a revista ‘Pardner’, trazendo não só informações como análises críticas bem fundamentadas. Primorosas as matérias que esse cinéfilo escreveu sobre westerns entre elas resenha “A Lei do Mais Forte” (The Oklahoma Kid), 1939; “Flechas de Fogo” (Broken Arrow), 1950; “Matar ou Morrer” (High Noon), 1952; “E o Sangue Semeou a Terra” (Bend of the River), 1952. Ou ainda matérias imperdíveis como ‘Faroestes de Michael Curtiz’ e ‘Faroestes de William A, Wellman. Daí sua lista ‘Top-Ten Westerns’ ser das mais aguardadas e na qual se constata que Achilles tem gosto apurado para esse gênero de filmes.

 

 

Achilles desenhado por Umberto 'Hoppy' Losso

          Quem quiser conhecer um pouco mais sobre Achilles Hua poderá ler, neste blog WESTERNCINEMANIA, a publicação ‘Cine Saudade’ focalizando nostalgicamente o cinema onde ele assistiu aos primeiros filmes e seriados. Difícil não se emocionar com o relato, muito parecido com os que viveram aqueles nascidos nas décadas de 40 e 50, com uma diferença: o imóvel onde funcionou o cineminha citado no ‘Cine Saudade’, o Cine Urquinha, ainda existe. Tal fato mais aumenta a nostalgia de quem o frequentou e lá vibrou com os seriados “Flash Gordon no Planeta Mongo” (Flash Gordon), 1936 ou “O Fantasma Voador” (The Phantom), 1943, apenas dois dos muitos seriados que o menino Achilles assistiu no ‘Urquinha’, como era chamado o cinema. Depois do seriado chegavam a galope Tim Holt, George O’Brien e outros colocando os foras-da-lei na prisão e fazendo a paz voltar ao Velho Oeste. Das centenas de filmes que Achilles assistiu naqueles tempos do Urquinha, aquele que ele costuma citar como um dos seus preferidos é “Sempre em meu Coração” (Always in my Heart, 1942). Nesse enternecedor drama romântico, ouve-se a versão de ‘Siempre in mi Corazón’, bolero de Ernesto Lecuona. E pode-se dizer que aí tenha-se iniciado a paixão de Achilles por esse gênero musical, o bolero.

 

"O Fantasma Voador" (acima) e "Sempre em Meu
Coração" (abaixo); à direita James Cagney em
"A lei do Mais Forte" e George O'Brien

                    Entre as muitas contribuições de Achilles na confraria, além de com sua fidalguia demonstrar seu conhecimento sobre cinema, está uma que poucos conhecem. Pois foi ele, ao lado dos também sócios Clóvis Ribeiro e Jáder Jesus Donato e do editor deste blog, quem deu início às reunões pós-sessões de cinema da confraria, reuniões que ocorriam em pizzarias e quando os debates e cantorias eram tanto ou mais saborosos que as próprias pizzas.. Esse era o complemento perfeito para as reuniões semanais do Clube Amigos do Western e que continuou a ocorrer pelos anos afora. Assim é Achilles Hua que gentilmente listou seus faroestes preferidos por ordem de ano de produção.

 

 

Aqui começaram as pizzas da confraria dos amigos do
Oeste: Achilles, Jáder jesus Donato e Clóvis Ribeiro

Consciências Mortas (The Ox-Bow Incident), 1942 - Dir.: William A. Wellman

Matar ou Morrer (High Noon), 1952 - Dir. Fred Zinnemann

Os Brutos Também Amam (Shane), 1953 - Dir.: George Stevens

Rastros de Ódio (The Searchers), 1956 - Dir.: John Ford

Punidos pelo Próprio Sangue (Backlash), 1956 - Dir.: John Sturges

Da Terra Nascem os Homens (The Big Country), 1958 - Dir.: William Wyler

Duelo de Titãs (Last Train from Gun Hill), 1959 - Dir.: John Sturges

A Noite da Emboscada (The Stalking Moon), 1968 - Dir.: Robert Mulligan

Os Imperdoáveis (Unforgiven), 1992 - Dir.: Clint Eastwood

Pacto de Justiça (Open Range), 2003 - Dir.: Kevin Costner




Um comentário:

  1. Grande Achilles. Sabe tudo de cinema, música e mais um pouco. Simpatia de pessoa.

    ResponderExcluir