UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

2 de setembro de 2024

TOP-TEN WESTERNS DE ANTONIO DE OLIVEIRA RIBEIRO

 


 

  Em sua edição de número 12 (junho/2000), a revista ‘Pardner’, do Clube Amigos do Western biografou o sócio Antônio de Oliveira Ribeiro, o ‘Toninho’. A chamada da capa da revista dizia: “Um Cowboy com o ‘B’ nas veias”. Poucos no CAW conheciam tanto e tão bem sobre os B-westerns como Toninho, faroestes de produção econômica que dominavam as telas dos cinemas de bairros das grandes cidades ou cineminhas de cidades pequenas como Eldorado Paulista (antiga Xiririca), onde Toninho viveu sua infância nas décadas de 30 e 40. Posteriormente, trabalhando para os Correios, setor Seviço Regional de Correspondência Ambulante (SRCA) , Toninho viajava de trem de cidade em cidade do interior de São Paulo e conhecia todos os cineminhas dos lugarejos por onde passava. E feliz da vida porque nessa função não precisava fugir das mordidas dois cachorros como todo carteiro fazia.

 

Antônio de O. Ribeiro biografado na revista 'Pardner'

  Aos poucos juntou a Charles Starrett, Tim Holt e Hopalong Cassidy, que eram seus mocinhos preferidos, os astros de westerns mais bem produzidos, com destaque para Glenn Ford e Audie Murphy, cujos filmes procurava não perder. Vindo para a capital paulista a diversão principal de Toninho continuou a ser assistir filmes, de preferência os faroestes. Onde fosse exibido um faroeste estrelado por Glenn Ford ou Audie Murphy, Toninho ia atrás. De John Wayne Toninho nunca foi muito fã e mesmo assim presenciou o lançamento no Brasil de “Rastros de Ódio” (The Searchers), em 1956. Entre John Wayne e John Payne Toninho preferia este último, até porque ficou vuvamente impressionado com o westerns “Homens Indomáveis” (Silver Lode, 1954), dirigido por Allan Dwan. Mas o western que Toninho mais gostou foi mesmo “Os Brutos Também Amam) (Shane, 1953), faroeste que viu e reviu incontáveis vezes sempre que reprisado e mais tarde na TV e em VHS.

 

Apelidado de 'Toninho Ford-Murphy' na capa de um gibi antigo

  E com que alegria Toninho descobriu em 1989 o Clube Amigos do Western, ao qual se associou e pode rever as aventuras dos mocinhos que vira na infância, como Buck Jones cujas aventuras no seriado “Àguia Branca” (White Eagle, 1941) nunca saíram de sua memória. Para Toninho os melhores seriados que assistiu foram “A Legião do Zorro” (Zorro’s Fighting Legion, 1939) e “A Adaga de Salomão” (Secret Service in Darkest Africa, 1943), este último opinião compartilhada com Steven Spielberg, que inspirado nele filmou sua saga ‘Indiana Jones’. Conhecedor como poucos dos astros e estrelas, Toninho reconhecia de imediato qualquer coadjuvante que surgisse na tela da confraria, atores como Andrew Duggan, John Doucette e outros ainda menos conhecidos. Toninho era fã ardoroso de Glenn Ford e de Audie Muphy e suas atrizes preferidas eram Breanda Marshall e Jody Lawrence. Toninho falava o que sentia e sempre dizia que detestava Barbara Stanwyck, Bette Davis e Joan Crawford. Curiosamente um de seus westerns preferidos é estrelado justamente por Barbara Stanwyck, “Aliança de Aço”. Antônio Ribeiro mencionou para a revista ‘Pardner’ seus westerns favoritos que o blog WESTERNCINEMANIA transcreve e que são os seguintes:

 

Antônio de O. Ribeiro

  1.º) Os Brutos Também Amam (Shane), 1953 - Dir.: George Stevens

  2.º) No Tempo das Diligências (Stagecoach), 1939 - Dir.: John Ford

  3.º) Winchester 73 (Winchester 73’), 1950 - Dir.: Anthony Mann

  4.º) Vera Cruz (Vera Cruz), 1954 - Dir.: Robert Aldrich

  5.º) Rastros de Ódio (The Searchers), 1956 - Dir.: John Ford

  6.º) Onde Começa o Inferno (Rio Bravo), 1959 - Dir.: Howard Hawks

  7.º) Aliança de Aço (Union Pacific), 1939 - Dir.: Cecil B. DeMille

  8.º) Jornadas Heróicas (The Plainsman), 1936 - Dir.: Cecil B. DeMille

  9.º) Galante e Sanguinário (3:10 to Yuma), 1957 - Dir.: Delmer Daves

10.º) O Último Duelo (The Cimarron Kid), 1952 - Dir.: Budd Boetticher

 

"Aliança de Aço", faroeste que Antônio Ribeiro
assistiu em sua adolescência

Nenhum comentário:

Postar um comentário