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Johnny Mack Brown, Robert Mitchum e Rocky Lane. |
Marcelo Cardoso é natural de São
Gotardo, cidade de Minas Gerais situada a 130 quilômetros da aprazível Araxá.
Marcelo nasceu num tempo em que o cineminha do seu Clarimundo, em São Gotardo,
exibia westerns com Roquislane, João Maquibroa e Roberto Metichumbo, que era
como a garotada chamava Rocky Lane, John Mack Brown e Robert Mitchum. Marcelo
viveu depois em Uberaba e mal saído da adolescência tornou-se caminhoneiro,
rodando o interior de São Paulo (Barretos, Ribeirão Preto, São Carlos,
Campinas, Jaú, Franca, Igarapava) transportando gado para o Triângulo Mineiro.
Marcelo continuou frequentando os cinemas das cidades por onde passava,
preferindo aqueles que exibiam faroestes, especialmente do seu ídolo maior que
era Audie Murphy. Mas o rapaz gostava também de Randolph Scott e de John Wayne.
Como os filmes de Scott e Wayne eram geralmente impróprios para menores de 18
anos, Marcelo somente os pode assistir quando se mudou para Belo Horizonte, onde
estudou Direito na UCMG, na capital mineira, formando-se advogado. Marcelo
passou a exercer a nova profissão no Rio de Janeiro, trabalhando numa empresa
de navegação, área na qual permanece até hoje. Atualmente Marcelo trabalha e
reside em Niterói, considerando-se um homem privilegiado por poder descortinar diariamente, lá de Niterói, a Cidade Maravilhosa.
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Marcelo Cardoso, advogado e cinéfilo. |
Um
cinéfilo generoso - Nos anos 80, já como advogado,
Marcelo foi um dos muitos apaixonados por cinema que, desencantado, assistiu ao
desaparecimento das grandes salas exibidoras. Porém teve como compensação o
surgimento da maravilha chamada Vídeo Home System, o nosso vídeo-cassete.
Marcelo começou a colecionar avidamente fitas de vídeo, com seus filmes
preferidos, muitos deles assistidos na infância, outros na adolescência e boa
parte na idade adulta. Com o advento do DVD Marcelo transformou sua coleção de
fitas de vídeo na nova mídia, continuou adquirindo novos DVDs e quando se deu conta possuía 2.500 filmes, um
terço deles do gênero western. Possuir uma grande coleção de filmes não é algo
assim tão raro no Brasil, onde há centenas de colecionadores. Difícil mesmo é
encontrar um colecionador que tenha igual prazer em assistir aos filmes de seu
acervo e compartilhá-los. Assim é Marcelo e seu rol de amigos sabe que é só
pedir determinado filme que o cinéfilo mineiro de Niterói fica imensamente
feliz em atender ao pedido, remetendo os filmes pedidos ao interessado. Algumas
vezes até para amigos que residem no Exterior. E que não se fale em dinheiro
para ressarcir despesas pois a filosofia de Marcelo Cardoso é que intercâmbio
entre amigos, mesmo quando de mão única, vale mais pelo prazer da satisfação
mútua que pelo vil metal gasto. Quantos e quantos filmes Marcelo adquiriu,
pagando por fitas VHS e DVDs de baixíssima qualidade, substituindo-os
posteriormente por DVDs originais ou por outros de melhor qualidade. Os filmes descartados eram presenteados amigos.
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Anthony Steffen e Marisa Urban |
Amigo
de Anthony Steffen – Marcelo lembra quando o cinema de São
Gotardo se adaptou para exibir um processo que já existia nos cinemas de
cidades maiores, o Cinemascope. Foi uma sensação e o filme escolhido para
inaugurar a novidade foi “O Caudilho da Serra” (Sierra Baron), com Brian Keith
e Rick Jason. Outro western que Marcelo não esquece é “Onde Impera a Traição” (The
Duel at Silver Creek), pois foi o primeiro dos muitos faroestes que assistiu
com Audie Murphy, de quem possui praticamente todos os filmes. Embora a
preferência maior de Marcelo Cardoso recaía sobre os westerns norte-americanos,
ele assiste também com prazer os chamados westerns-spaghetti e por uma razão
bastante especial. Quando residia no bairro de Ipanema (Rio de Janeiro), Marcelo conheceu
e ficou amigo do ator Anthony Steffen (Antônio de Teffé), que então morava no vizinho Baixo Leblon. A atriz Marisa Urban, também amiga de Marcelo Cardoso, conheceu
Anthony Steffen passando a ser namorada do ator por algum tempo. Do acervo de
Marcelo constam todos os westerns-spaghetti estrelados pelo amigo Anthony
Steffen, ainda que reconheça que a maior parte deles deixa a desejar quanto à
qualidade artística.
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Pôsteres de "Onde Impera a Traição" e "O Caudilho da Serra". |
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Peter o'Toole como Lawrence. |
Preto-e-brancos
datados – Quando Marcelo comenta sobre os westerns que mais admira,
percebe-se a ausência, com uma única exceção, de westerns filmados em preto-e-branco.
Ele próprio aceita que prefere os westerns em cores, razão pela qual lembra que
filmes considerados obras-primas como “Matar ou Morrer” (High Noon), “Paixão
dos Fortes” (My Darling Clementine), “O Homem que Matou o Facínora” (The Man
Who Shot Liberty Valance), “Consciências Mortas” (The Ox-Bow Incident) e “Rio
Vermelho” (Red River) não estejam entre seus preferidos. Não tendo assistido a
esses filmes à época de seus lançamentos, ao vê-los muitos anos depois, eles
lhe pareceram todos ‘datados’. Mas certamente Marcelo nada tem, de modo geral,
contra filmes em preto e branco pois entre os clássicos de Alfred Hitchcock,
considera “Psicose” o melhor deles, depois de “Um Corpo que Cai” que é em
cores. O segundo gênero na preferência de Marcelo são os filmes de guerra,
tendo centenas deles em seu acervo. E entre
tantos filmes de guerra os que Marcelo mais gosta são “Lawrence da Arábia”, “A
Ponte do Rio Kwai” e “Doutor Jivago”, todos de David Lean e considerados
obras-primas do cinema.
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Anthony Quinn, John Wayne, Henry Fonda, Gary Cooper e Lee Marvin. |
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Jeff Bridges como 'Rooster' Cogburn. |
Ótimos
westerns recentes - Dos westerns mais recentes Marcelo
gostou bastante de “Tombstone – A Justiça Está Chegando” (Tombstone), ainda que
o considere inferior a “Sem Lei e Sem alma” (Gunfight at The OK Corral). Gostou
também de “Bravura Indômita” (True Grit), com Jeff Bridges, considerando essa
versão melhor que a de 1969 com John Wayne. Marcelo gostou muito de “Silverado”,
“Dança com Lobos” (Dances with Wolves), “Pacto de Justiça” (Open Range), todos
estrelados pr Kevin Costner e reputa “O Último dos Moicanos” (The Last of the
Mohicans), com Daniel Day Lewis, um filme sensacional. WESTERNCINEMANIA
solicitou a Marcelo Cardoso que relacionasse seu Top-Ten Westerns e ele
prontamente atendeu, listando como bônus outros dez faroestes que considera dos
melhores, abaixo apenas do seu Top-Ten. Vamos à lista de Marcelo Cardoso:
1.º) “Os Brutos Também Amam” (Shane),
1953 – George Stevens
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Jack Palance chegando ao 'Grafton's' e o cão intuindo o perigo. |
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2.º) “Rastros
de Ódio” (The Searchers), 1956 – John Ford
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Jeffrey Hunter na interminável caçada. |
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3.º) “Da Terra Nascem os Homens” (The
Big Country), 1958 – William Wyler
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Chuck Connors se descontrolando no duelo com Gregory Peck. |
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4.º) “O Portal do Paraíso” (Heaven’s
Gate), 1980 – Michael Cimino
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Christopher Walken |
Marcelo Cardoso considera estes quatro
westerns acima obras-primas absoluta do cinema, confessando mesmo uma certa
dificuldade em listá-los numa classificação do primeiro ao quarto.
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5.º) “Meu Ódio Será Sua Herança” (The
Wild Bunch), 1969 – Sam Peckinpah
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Ben Johnson, Warren Oates e Edmond O'Brien no quartel-general de Mapache. |
Marcelo Cardoso faz um único reparo a
este western, afirmando que gostaria muito que Lee Marvin houvesse interpretado
Pike Bishop em lugar de William Holden. Essa tese é corroborada por muitos
outros cinéfilos.
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6.º) “Onde Começa o Inferno” (Rio
Bravo), 1959 – Howard Hawks
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O Duke pedindo para Walter Brennan jogar a dinamite mais longe. |
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7.º) “Três Homens em Conflito” (Il
Buono, Il Brutto, Il Cattivo), 1966 – Sergio Leone
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Depois do espancamento sofrido Eli Wallach confere quantos dentes perdeu; Lee Van Cleef e Mario Brega observam. |
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8.º) “O Tesouro de Sierra Madre” (The
Treasure of the Sierra Madre), 1948 – John Huston
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Tim Holt, Walter Huston e Humphrey Bogart. |
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9.º) “Os
Imperdoáveis” (Unforgiven), 1992 – Clint Eastwood
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Clint Eastwood |
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10.º) “Era Uma Vez no Oeste” (C'Era Una Volta Il West), 1968 – Sergio Leone
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Charles Bronson, o 'Harmônica', vingando-se de Henry Fonda, o 'Frank'. |
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Outros grandes westerns que estão entre
os preferidos de Marcelo Cardoso:
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Franco Nero |
“Pistoleiro do
Entardecer” (Ride the High Country), 1962 – Sam Peckinpah
“Sete Homens e
Um Destino” (The Magnificent Seven), 1960 – John Sturges
“Sem Lei e Sem
Alma” (Gunfight at the Ok Corral), 1957 – John Sturges
“Duelo de
Titãs” (Last Train from Gun Hill), 1959 – John Sturges
“Sete Homens Sem
Destino” (Seven Men from Now), 1956 – Budd Boetticher
“Região do
Ódio” (The Fair Country), 1955 – Anthony Mann
“A Árvore dos
Enforcados” (The Hanging Tree), 1959 – Delmer Daves
“Os
Profissionais” (The Professionals), 1966 – Richard Brooks
“O Último Pôr-do-Sol”
(The Last Sunset), 1961 – Robert Aldrich
“Django”
(Django), 1966 – Sergio Corbucci