UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

6 de fevereiro de 2011

O HOMEM QUE ENFRENTOU JOHN FORD

Assim como John Wayne, Ben Johnson também teve em John Ford o propulsor de sua carreira cinematográfica. Descoberto por Ford, Ben Johnson atuou em "O Céu Mandou Alguém" (3 Godfathers), "Legião Invencível" (She Wore a Yellow Ribbon), "Caravana de Bravos" (Wagonmaster) e "Rio Grande", quatro filmes num espaço de dois anos. Gratidão à parte, Ben jamais se submeteu à maneira como Ford tratava os atores que lhe deviam "favores" e o Velho Mestre sabia disso, tanto que abertamente xingava Wayne, Ward Bond, Victor McLaglen e muitos outros, mas respeitava Ben Johnson. Certa noite, após as filmagens de "Rio Grande", como de hábito todo o elenco estava reunido em uma mesa para um café. Ford à cabeceira, Wayne à sua esquerda, Maureen O'Hara à sua direita e a importância do ator definia a distância em que este se sentava em relação a Ford. Quase na outra extremidade da mesa Ben Johnson fez um comentário sobre as filmagens, o que foi percebido por Ford que perguntou: "O que você disse?" Ben respondeu: "Nada importante, Sr. Ford." Ford repetiu: "Você falou algo, o que foi?" Novamente Ben disse: "Nada demais, Sr. Ford". Exasperado John Ford gritou: "Olha aqui, seu estúpido, eu perguntei o que foi que você falou e quero saber o que você falou!" Ben Johnson levantou-se do seu lugar, caminhou até onde Ford estava, abaixou-se e disse no ouvido de Ford: "Sr. Ford, nunca mais grite comigo. E pegue esse seu filme e enfia naquele lugar!" John Wayne e Maureen O'Hara conseguiram ouvir a frase e perceber a surpresa de John Ford, que não respondeu nada. "Rio Grande" foi concluído aparentemente em paz entre 'Pappy' (apelido de J.F) e Ben Johnson, porém o ator só voltaria a participar de um filme de John Ford 14 anos depois em "Crepúsculo de uma Raça" (Cheynne Autumn) e mesmo assim numa ponta não creditada, deixando de fazer parte da famosa Ford Stock Company. O vingativo diretor aprendeu com o jovem ator uma bela lição pois Ben johnson sempre teve como princípios a honestidade, a verdade e o respeito ao próximo. Longe da irascibilidade de John Ford, Ben Johnson construiu uma belíssima carreira como ator, carreira que merece ser sempre lembrada.

3 comentários:

  1. Por longos anos acomplanhei a carreira deste excelente ator, de quem vi diversos bons filmes. Desde que o vi em Shane, naquela cena de briga com Ladd, o classifiquei como um bom ator. Começando pelos insultos a Shane, com aquele ar de situação que acontecia de fato na realidade. Depois quando ele tomou aquele primeiro murro e suas feições, alternada em incredulidade e um imadiado respeito, coisa que até então não tinha pelo forasteiro, retorna para a luta já sem a disposição anterior. E quando ele esfrega a costa da mão no rosto e o lambusa de todo aquele sangue, mostra para mim um dos grandes instantes de um combate pessoal no cinema. Claro que a luta, mudando ligeiramente de filme, entre Rock Hudson e aquele garçon sob a batuta daquela musica em Giant, e a sova que o chefe daquela familia toma ali, diante de todos seus parentes, é de uma realidade anormal.
    É, para mim, a luta mais emocionante e bem coreografada do cinema. Mas a de Shane com Chris também é emocionante. E digo que, muito mais pelo desempenho de Ben Jhonson. Vi com ele ainda, em ótimos papeis, os Implacáveis, A Face Oculta, Chisun,Rio Grande dentre outros. E, para coroar seu indiscutível talento, o Oscar que ganhou em A Ultima Sessão de Cinema foi mais que justo. Um filme graudo, perfeito, onde todos atores estão acima da média. E não podiam deixar de estar, pois estava nas mãos de um Peter Bognadovich, um homem com uma diversidade talentos e um diretor irrepreensível.
    Nosso louvor ao excelente Ben Johnson, que viveu 78 anos e foi sempre guiado por seu caráter firme e inabalável.

    ResponderExcluir
  2. Tenho a alegria de ter feito uma matéria sobre Ben Johnson em 1995, na revista Fancine. Creio que nunca nossas revistas especializadas deram destaque a esse grande ator e grande cowboy. Ki Hodgkin

    ResponderExcluir
  3. Caro Darci...,

    Fã dos "envolvidos", tomei a liberdade de republicar seu maravilhoso texto em meu blog: www.nacalcadadoriogrande.blogspot.com

    F. César Barbosa - Natal/RN.

    ResponderExcluir