UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

19 de fevereiro de 2011

ANIVERSÁRIO DE LEE MARVIN

Hoje, 19 de fevereiro se comemora o nascimento do maior de todos os homens maus do cinema, Lee Marvin. Insuperável como o outlaw Liberty Valance, Lee passou de mero coadjuvante a astro principal, primeiro nome de elencos que tinham Burt Lancaster, Clint Eastwood, Charles Bronson e outros consagrados astros do cinema. Lee aperfeiçoou o estilo criado por Dan Duryea e hoje é modelo para qualquer tough guy das telas. Nascido em 1924, Lee completaria hoje 87 anos. Lee Marvin faleceu em 29 de agosto de 1987 deixando uma lacuna que jamais será preenchida pois ator algum é capaz de ser tão detestavelmente adorado como ele.

2 comentários:

  1. Astro merecedor de toda nossa atenção, apreciação e respeito. De verdade como foi o maior vilão do cinema, no meu ponto de vista, já que Lee Van Cllef, Jack Elan, George Raff, Edward G. Roibinson, dentre muitos outros, tb se caracterizaram como excelentes viloes. Porem, o Marvin foi tão perfeito e tão utilizado, que até papel principal ganhou em alguns fimes como reconhecimento por seu visível talento. Até acho que em Os doze condenados ele exagerou um pouco no seu personagem, com uns cacoetes extravagantes, mas chegou a ser irrelevante, embora seu melhor papel como mocinho, ainda no meu ponto de vista, ele fez em À Queima Roupa, de Boorman. Assim como seu vilão mais desesperado foi o Libert Valence, de O Homem que Matou o Facinora.
    Enfim, uma carreira cheia de marcas positivas.
    Tomou muito cacete de nossos herois e levou tiros à bessa, mas sempre levava mais seus personagens até boa parte dos filmes, o que não ocorria com, por exemplo, Jack Elan, que morria sempre logo no inicio das fitas. E olhe que Elan, mesmo não sendo ele o tópico deste comentario, nas vezes em que te deram oportunidade ele foi até que excelente, como em Látigo o Pistoleiro e Ajudem o Xerife Local, ambos com James Gardner. Em Látigo ele está marcante, quase perfeito, assim como Marvin esteve fenomenal, ao lado do ótimo Borgnine, em O Imperador do Norte.
    Nossos louvoures postumos a este vilão de classe e muito talento.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sempre admirei muito Jack Elam, que está na fila para ser focalizado. Por sinal, a revista "Fancine" número 6 deu duas páginas para esse grande e simpático bandidão. - Kit Hodgkin

    ResponderExcluir