Lesley Selander era mesmo um excelente
diretor de westerns rodados com pequenos orçamentos e “Debandada” (Stampede)
comprova o talento de Selander. O astro desse filme é o canadense Rod Cameron,
um misto perfeito da coragem de Randolph Scott com a integridade de Joel
McCrea. Isto nos 1,95m de altura que Cameron possuía e que amedrontava qualquer
bandido. Cameron estrelou inúmeros westerns nos anos 40 e 50, formando com
George Montgomery a dupla menos lembrada de atores que ajudaram a manter o
gênero em evidência com bons filmes. E bom filme não é o caso de “Debandada”
que merece mesmo ser classificado como ótimo e isto se deve em grande parte ao
roteiro escrito por John C. Champion e Blake Edwards. Antes de se tornar famoso
como criador no cinema da série ‘A Pantera Cor-de-Rosa’, Blake Edwards foi
ator, abandonando essa carreira e passando a escrever roteiros. Os dois
primeiros roteiros de autoria de Edwards foram em parceria com John C. Champion
para faroestes dirigidos por Selander e estrelados por Rod Cameron. São eles
“Expiação” (Panhandle), de 1948 e “Debandada” (Stampede), de 1949.
Rod Cameron de arma em punho; Steve Clark, Gale Storm e Johnny Mack Brown |
A
eterna luta pela água - “Stampede” é uma história escrita
por Edward Beverly Mann e que conta, pela enésima vez, a disputa entre
rancheiros e poderosos usurpadores pela tão necessária água para os animais e
para as plantações. Os irmãos Mike (Rod Cameron) e Tim McCall (Don Castle) não
estão dispostos a ceder aos novos colonos que chegam ao Arizona a água que
represaram em sua propriedade para criar o enorme rebanho que possuem. Ocorre
que os McCalls criam o rebanho nos pastos abertos vizinhos à sua propriedade,
terras que os empresários LeRoy Stanton (Donald Curtis) e Stanley Cox (John
Aldredge) lotearam para os recém-chegados colonos. Entre estes está John Dawson
(Steve Clark) e sua filha Connie (Gale Storm). Aaron Ball (Johnny Mack Brown) é
o xerife da pequena cidade e é amigo de Mike McCall. Stanton orienta seus
homens para explodir a barragem feita pelos McCalls. Depois assassina Tim
McCall e incrimina Mike por haver matado um de seus homens, o que de fato
ocorreu quando este foi atacado pelos homens de Stanton. Para completar sua inescrupulosa
ação, Stanton provoca um estouro (stampede) do rebanho de McCall em direção a
um despenhadeiro, causando o extermínio de todo o rebanho, não sobrando uma
única rês. Juntos o xerife Ball e Mike McCall se defrontam com a quadrilha de
Stanton que é morto numa luta com McCall. Este, ao lado da jovem Connie,
descortinam um novo horizonte para colonos e criadores, como ele, integrando a
formação de mais uma ocupação no Velho Oeste.
O rebanho despencando pela ribanceira; western fotografado em estilo noir. |
Surpreendente qualidade
técnica - Curioso que os grandes estúdios não tenham percebido que
o livro de E.B. Mann era excelente base para um grande filme. Coube à pequena
Allied Artists levar à tela essa história movimentada e que mereceria
tratamento de produção ‘A’ numa Warner Bros., Fox, Columbia, Universal ou mesmo
a MGM, mais voltada aos musicais. Porém a extraordinária fotografia em preto e
branco de Harry Neumann, somada a uma irretocável direção de arte e decoração
de cenários deram a “Debandada” acabamento de primeira. Com grande parte das
sequências filmadas à noite, Harry Neumann criou uma iluminação de filme noir
acentuando o clima de tensão em muitos momentos do filme. Cansamos de assistir
ao mau uso de filtros transformando dias em noite em grandes produções e
“Rastros de Ódio” (The Searchers) é exemplar nesse mau uso. Neumann, que estava
no cinema praticamente desde seus primórdios, dá verdadeira lição de como
trabalhar com filtros criando a ilusão perfeita que inúmeras sequências se
passam sob a luz do luar. Os efeitos especiais utilizados na sequência do stampede com o rebanho caindo
despenhadeiro abaixo, infelizmente, não acompanham o excepcional trabalho de
Harry Neumann. Mas “Debandada” é muito mais que a parte técnica.
Rod Cameron e Gale Storm, enfim juntos depois de muita hostilidade. |
Rod Cameron |
Egoísmo
exacerbado - A temática principal de “Debandada” não é a luta do bem contra o mal entre Mike McCall e o vilão LeRoy Stanton, mas sim até onde um
homem tem o direito de represar o bem natural que é a água. Connie Dawson
revolta-se contra os McCalls chutando suas canelas e mostra desprezo por Mike
McCall devido à sua visão tacanha. É necessário que uma desgraça se abata sobre
o criador para que este se livre de seu egoísmo exacerbado. E McCall nem é um
homem ruim, mas simplesmente exemplo de típica falta de uma consciência
comunitária. É Stanton quem não vê limites em sua ambição e ganância, matando
sem hesitação para alcançar seus objetivos escusos. “Debandada” mostra ainda
como reagem outros proeminentes cidadãos, que se deixam enredar pelo poderoso e
temido Stanton, apequenando-se e submetendo-se a ele. Interessante ainda o
procedimento do xerife Ball que permite que McCall responda em liberdade por um
assassinato involuntário. E mais tarde a Justiça livra McCall de outro crime,
este em legítima defesa, contrariando os interesses do poderoso da cidade.
Rod Cameron em encarniçada luta. |
Show
dos stuntmen - Lesley Selander imprime ritmo perfeito a “Debandada”, não
se detendo excessivamente em sequências que poderiam comprometer o filme. A
sequência do julgamento de McCall leva menos de um minuto, enquanto a luta num
estábulo entre McCall e um capanga de Stanton é tão violenta quanto longa e
tecnicamente perfeita. Certo que uma visão mais atenta vai perceber o uso de
dublês, isto devido à força dos golpes trocados pelos stuntmen Cliff Lyons,
Chuck Roberson, Bob Woodward e Ben Corbett. E o desfecho dessa luta é
espetacular com os dois contendores caindo de uma altura de quatro a cinco
metros, ação típica dos seriados da Republic Pictures, alguns dos quais tiveram
Rod Cameron como herói.
Gale Storm |
A
pequena e irascível mocinha - O gigante canadense Rod Cameron tem,
como de hábito, atuação sóbria e convincente como o criador intransigente. A
pequena Gale Storm desempenha sua personagem como uma espécie de Maureen O’Hara
com temperamento de Susan Hayward, ou seja, nervosa e até violenta. Mesmo com
Rod Cameron parecendo ter o dobro de seu tamanho. Donald Curtis interpreta rotineiramente
o vilão e há a presença simpática de Johnny Mack Brown, então com 45 anos de
idade. Mack Brown era um promissor galã da MGM quando viu sua carreira no
cinema ser boicotada pelo poderoso e enciumado magnata William Randolph Hearst.
Após esse fato Mack Brown passou a ser um dos mais queridos mocinhos do cinema
dos anos 30 e 40. Este western da Allied Artists parece ser um daqueles filmes
em que todos os tipos característicos participam e os destaques entre os
coadjuvantes ficam para os veteranos John Miljan, John Eldredge, Jonathan Hale
e Steve Clark. “Debandada” é um pequeno mas imperdível faroeste para os fãs do
gênero.
Johnny Mack Brown disparando seu Colt; Rod Cameron e Mack Brown. |
Rod Cameron |
Parabéns amigo Darci !! Perfeito como sempre nos comentários ! Disponha do amigo Beto Nista !! Ahoyyy !!
ResponderExcluirObrigado, Beto.Um abraço, Cowboy!
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