Quentin Tarantino está de volta com seu
“Django Livre” trazendo o faroeste para as telas dos cinemas. O polêmico
diretor afirmou diversas vezes em entrevistas que seu western preferido era
“Onde Começa o Inferno” (Rio Bravo), mas nos filmes que indicou para a lista
decenal da publicação inglesa “Sight & Sound”, em 2012, Tarantino deixou de fora o
filme de Howard Hawks. Em lugar de “Rio Bravo” Tarantino colocou “Três Homens
em Conflito” (Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo), terceiro e último western da
‘Trilogia dos Dólares’ dirigida por Sergio Leone. Quentin Tarantino gosta de
atuar também à frente das câmaras e entre seus muitos trabalhos como ator está
o personagem Piringo que Tarantino interpretou em “Sukiyaki Django Western”,
produção japonesa de 2007. Essa participação é mais uma demonstração dada por Quentin Tarantino de sua admiração pelos faroestes, sejam eles spaghettis
ou mesmo sukiyakis-western, admiração reafirmada agora com “Django Livre”.
Mas quais serão os westerns-spaghetti
preferidos de Quentin Tarantino? O site Western Spaghetti Database (SWDb)
publicou essa lista fornecida por Tarantino ao jornalista Sebastian Haselback, quando
ambos se encontraram em Berlim, em 2012. Haselback é o fundador do Western Spaghetti Database, o IMDb
dos westerns-spaghetti. Eis a lista de melhores desse gênero feita por Quentin
Tarantino:
Quentin Tarantino relacionou não apenas dez, mas vinte westerns-spaghetti na sua lista, completada por esta dezena de faroestes:
11.º) O Dia da Desforra (La Reza dei Conti), 1966 - Sergio Solima
12.º) Uma Pistola para Ringo (Una Pistola per Ringo), 1966 - Duccio Tessari
13.º) O Amargo Sabor da Vingança (El Desesperado), 1967 - Franco Rossetti
14.º) O Grande Silêncio (Il Grande Silenzio), 1968 - Sérgio Corbucci
15.º) O Grande Duelo (Il Grande Duelo), 1972 - Giancarlo Santi
16.º) Atire para Matar e Reze pelos Mortos
(Prega il Morto e Ammazza il Vivo), 1971 - Giuseppe Vari
17.º) Tepepa (Tepepa), 1968 - Giulio Petroni
18.º) Bounty Killer, o Pistoleiro Mercenário (La Morte ti Segue...
Ma non ha Fretta), 1966 - Eugenio Martin
19.º) Viva Django! (Preparati la Bara!), 1967 - Ferdinando Baldi
20.º) O Maldito Dia de Fogo (Quel Caldo Maledetto Giorno di Fucoco),
1968 - Paolo Bianchini
11.º) O Dia da Desforra (La Reza dei Conti), 1966 - Sergio Solima
12.º) Uma Pistola para Ringo (Una Pistola per Ringo), 1966 - Duccio Tessari
13.º) O Amargo Sabor da Vingança (El Desesperado), 1967 - Franco Rossetti
14.º) O Grande Silêncio (Il Grande Silenzio), 1968 - Sérgio Corbucci
15.º) O Grande Duelo (Il Grande Duelo), 1972 - Giancarlo Santi
16.º) Atire para Matar e Reze pelos Mortos
(Prega il Morto e Ammazza il Vivo), 1971 - Giuseppe Vari
17.º) Tepepa (Tepepa), 1968 - Giulio Petroni
18.º) Bounty Killer, o Pistoleiro Mercenário (La Morte ti Segue...
Ma non ha Fretta), 1966 - Eugenio Martin
19.º) Viva Django! (Preparati la Bara!), 1967 - Ferdinando Baldi
20.º) O Maldito Dia de Fogo (Quel Caldo Maledetto Giorno di Fucoco),
1968 - Paolo Bianchini
Não sou muito fã dos Western Spaguetti e tão pouco de Tarantino! Acho que esse novo Django (apesar de eu ainda não ter visto)é um filme bem violento, levando em consideração as cenas do Trailer... mas enfim quero assisti-lo antes de julgá-lo!
ResponderExcluirGrande abraço Darci!
Sinceramente !!! Excluindo Sergio Leone e seus 3 filmes
ResponderExcluirselecionados,os demais não tenho a menor vontade de ver
ou rever,pois alguns eu assisti qdo do lançamento em cinema !!!
Tarantino,com todo respeito, minha lista é bem melhor !!!!!!
Amanhã,vou assistir "Django livre" aqui em Indaiatuba.
Como apreciador do western,não posso deixar de ver este lançamento do controvertido diretor. Abraços !!!!
Olá, Lau Shane - Esse grande segredo você nunca revelou! Quer dizer que você era daqueles que lotavam os cinemas nos anos 60 e 70 quando eram exibidos Djangos e Ringos com suas pistolas de ouro? Penso que alguns filmes dessa vertente merecem sim uma revisão, o que não significa que Tarantino esteja certo. Ele exagera em quase tudo que fala ou faz. Um abraço do Darci.
ResponderExcluirSim ! Eu ia aos cinemas nos anos 60 /70 para ver os spaguets
ResponderExcluirMas já estava certo de que os melhores do gênero estavam lá
com os americanos.
Lendo no seu blog, dias atrás assisti ao filme do Sergio Corbucci,0 Vingador Silencioso. Sinceramente,continuei não gostanto,apesar das belas imagens e a presença do astro francês J.L.Trintignant
O Tarantino fez tanta referência ao Corbucci que vale rever sim
alguns filmes dele .
Abraços !!
Onde fica o filme `O dólar furado´??
ResponderExcluirHoje em dia,os quarentões e cincoentões qdo se fala em western
ResponderExcluirlembram logo d'O dólar furado' Em conversa com amigos e pessoas
que dizem gostar do gênero,o primeiro filme a lembrar é o 'dolar'.
Sinceramente,um filme fraco. Só a música se salva !! Abraços !!
Gostaria que o Lau Shane Mioli ou a Lau Shane Mioli explicasse porque "O dólar furado" é fraco.
ResponderExcluirAqui é o Lau Shane e sempre tive como referências em westerns
ResponderExcluiros grandes diretores americanos . Aprendi a admirar Ford,Mann,Sturges,Ray,Stevens,Aldrich,Boetticher,Hawks e seus grandes filmes. Sem preconceito algum,não consegui aceitar os
italianos com nomes americanizados e seus filmes com cores e sons diferentes do americano.Com o tempo,já integrante do CAW ,
ouvindo e aprendendo com amigos, gostei dos filmes de Sergio Leone. "O dolar furado" eu sinceramente acho abaixo da média dos
grandes westerns americanos,embora reconheça algum mérito na inovação e na trilha de Fred Bongusto.É isto !! respeito quem goste e são muitos. Este filme ficou no inconciente de uma geração.Qdo pessoas me perguntam ou comentam sobre western,lembram logo do filme de Giuliano Gemma !! É isto !!
Olá, Lau Shane - Estou com você. O Dólar Furado pode ter marcado uma geração de cinéfilos que entendeu que esse filme era o mais representativo dos faroestes. Hoje, evidentemente, está claro que isso foi um engano pois O Dólar Furado está longe de poder ser considerado um grande faroeste e mesmo nas enquetes que elegem os melhores westerns-spaghettis O Dólar Furado raramente é lembrado. Vale, no entanto, uma reavaliação.
ResponderExcluirComo estou fazendo com Sergio Corbucci,vou rever também "O dólar furado".
ResponderExcluirParece que aqui em Indaiatuba,no próximo sábado 16/2/2013 teremos no sábado especial "Faroeste e Afins" o filme DJANGO (o primeiro) Vamos aguardar confirmação do Sr Paulo Lui !! Abraços !!
TUDO BEM Sr LAU SHANE, ESTOU NA FAIXA DOS 40 E COMECEI ASSISTINDO OS WESTERNS ITALIANOS (AINDA ACHO O TERMO SPAGHETTI DEPRECIATIVO) E PASSEI A ADMIRAR O ESTILO DE DIREÇÃO DOS DIRETORES ITALIANOS, REALMENTE INOVANDO PARA O QUE SE TINHA NA ÉPOCA. POR ISSO NÃO CONSEGUI ME ADAPTAR AO RITMO DOS WESTERNS AMERICANOS COM MUITA CONVERSA. O Sr FEZ UMA BELA OBSERVAÇÃO SOBRE AS CORES E O SOM DIFERENTE E FORAM ESSAS INOVAÇÕES QUE ME FASCINARAM, ALÉM DE QUE AS PERSONAGENS FICAVAM REALMENTE SUADOS E COMA ROUPA AMARROTADA DEPOIS DE UMA BRIGA, OU ENTÃO ESTAVAM NA MAIOR PARTE DO TEMPO COM A BARBA POR FAZER. ISSO PARA MIM ERA UMA REPRESENTAÇÃO MAIS REALÍSTICA, APESAR DE QUE, RECONHEÇO QUE EM MUITOS ESSAS CARACTERÍSTICAS APARECIAM EXAGERADAS, INCLUSIVE NO ASPECTO DA VIOLÊNCIA.MAS PARA MIM NO DÓLAR FURADO TUDO É BEM DOSADO, ROTEIRO, AÇÃO, VIOLÊNCIA E TRILHA SONORA, ALÉM DA CARACTERIZAÇÃO DAS PERSONAGENS E AMBIENTAÇÃO SATISFATÓRIAS. A PSICOLOGIA APARECE ENTREMEADA À AÇÃO, EMERGE DA TENSÃO ENTRE OS BONS E MAUS. AO CONTRÁRIO DOS AMERICANOS PRIMEIRO ACONTECE A AÇÃO PARA NO DESENVOLVIMENTO O ASPECTO PSICOLÓGICO SURGIR. TODOS NÓS AFIRMAMOS NÃO TER PRECONCEITOS, MAS SERÁ QUE ISSO É REALMENTE VERDADE? TEMOS PRECONCEITO SIM E PROCURAMOS DISFARÇAR COM CERTAS PALAVRAS. FREUD PODERIA MUITO BEM EXPLICAR ISSO. PRESTE MAIS ATENÇÃO NOS WESTERNS ITALIANOS DESLIGADOS DOS AMERICANOS, POIS VOU FAZER O MESMO.
ResponderExcluirPAULO DOS SANTOS
Hoje revi o DJANGO de Corbucci,e serviu para eu me certificar(se é que tinha alguma dúvida)de que
ResponderExcluirnão me agrada o "spagheti". O mocinho-herói de John Ford,de Antony Mann,de Fred Zimmerman e outros do cinema americano,é bem melhor elaborado.Ações mais verdadeiras,sem exageros,mais convincentes.
Os excessos na cor,nos tiros e até na música,onde
o trompete alto é a tônica neste filme italiano
de Corbucci não me agradam. Roteiro também estranho este do Django(1966).Violência gratuita !
Respeito quem goste,mas sinceramente,não consigo ver nada de especial!! Abraços !!!!
Olá, Lau Shane - Também considero Django superestimado. Toda sutileza que poderia haver Corbucci guardou para O Vingador Silencioso. - Darci
ResponderExcluirDarci ! Assisti "Django livre" Gostei,apesar dos exageros,da
ResponderExcluirviolência,de cenas desnecessárias,que êle faz questão de por e
por se prolongar demais.
Uma curiosidade ! Aparece ràpidamente o BRUCE DERN,como um feitor,numa única cena. Grande Bruce !!!
Abraços !! Laudney
Olá, Lau Shane - Em linhas gerais eu poderia dizer que além de desnecessariamente longo, a segunda parte tem tudo que é excessivo nos spaghettis. E um filme que se pretendia sério descamba para a paródia da paródia. É isto como diria você. Um Abraço - Darci.
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