UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

4 de junho de 2019

A PASSAGEM DA NOITE (NIGHT PASSAGE) – JAMES STEWART COMO IRMÃO DE AUDIE MURPHY


James Neilson;
Anthony Mann

Anthony Mann foi, reconhecidamente, o grande cineasta do gênero western nos anos 50, década em que realizou uma dezena de faroestes, muitos deles clássicos. A parceria de Mann com James Stewart é ainda uma das mais famosas do cinema entre ator-diretor, resultando em nada menos que oito filmes, cinco deles westerns. Em 1956, enquanto aguardava o início das filmagens de “Vertigo” (Um Corpo que Cai), Stewart aceitou participar de um novo faroeste roteirizado por Borden Chase, desde que o filme fosse dirigido por seu amigo Anthony Mann. Logo de início o diretor não gostou do projeto porque entendeu ser incoerente Stewart interpretar um irmão de Audie Murphy pois ambos são inteiramente diferentes. Mann também não gostou do excessivo número de sequências em que o personagem de James toca um acordeão. Em sua juventude Stewart aprendeu a tocar o instrumento e o que mais o atraiu nesse filme foi justamente a oportunidade de poder demonstrar sua habilidade musical. Para atrapalhar ainda mais as coisas Mann começou a filmar pelas sequências que mais exigiam fisicamente de Stewart, o que gerou discussões entre eles. Mais poderoso que o diretor, pois tinha interesse financeiro na produção, o ator exigiu do produtor Aaron Rosenberg que despedisse sumariamente Anthony Mann. Embora haja versões que relatem que Mann foi quem abandonou as filmagens, prevalece a contada por James Stewart. Esse incidente colocou fim a uma amizade que parecia duradoura e, enquanto Mann com satisfação foi filmar “O Homem dos Olhos Frios” (The Thin Man), James Neilson foi chamado para substituí-lo. Neilson nunca havia dirigido um longa-metragem e sua experiência era toda dos trabalhos em TV e ainda como cinegrafista que foi durante a II Guerra Mundial. “A Passagem da Noite” recebeu críticas pouco elogiosas e o público não se interessou muito por esse western, mesmo com elenco encabeçado pelos nomes e Stewart e Audie Murphy.


James Stewart e Audie Murphy
Irmão reencontra irmão - Grant McLaine (James Stewart) é uma ex-empregado de uma ferrovia, onde atuava como espécie de segurança dos valores transportados. Acusado de conivência em um assalto faciltando a fuga de um bandido, afasta-se da função por cinco anos após o que é recontratado porque o bandido Whitey Harbin (Dan Duryea) e seu bando têm praticado reiterados assaltos roubando o pagamento dos trabalhadores da ferrovia. Como primeiro trabalho na nova fase McLaine deve, fazendo-se passar por passageiro anônimo no trem, transportar dez mil dólares para efetuar o pagamento há meses devido aos trabalhadores. Faz parte do bando de Whitey um jovem bandido apelidado The Utica Kid (Audie Murphy), cujo nome verdadeiro é Lee McLaine e que é, de fato, irmão de Grant. Acompanhava o bando de Whitey o menino órfão Joey Adams (Brandon De Wilde), protegido de The Utica Kid. O novo assalto é praticado mas os dez mil dólares escondidos numa caixa de sapatos que está o tempo todo em poder do pequeno Joey não são descobertos. Trava-se uma luta desigual entre Grant e a quadrilha, com Grant levando a melhor com a ajuda de seu irmão Lee que decide mudar de lado. No entanto Lee é alvejado por Whitey e morre, enquanto o bandido é também morto por Grant que leva os dez mil dólares para o acampamento dos ferroviários.

James Stewart; Audie Murphy
Audie Murphy como vilão sarcástico - Entre as queixas de Anthony Mann em relação à história, estava também o personagem do garoto carregando o tempo todo uma caixa com dez mil dólares sem levantar suspeitas. Mas bem pior que isso são os diálogos travados entre os bandidos Whitey e The Utica Kid, diálogos que visam criar um clima de antagonismo divertido mas que apenas conseguem ser deslocados, para não dizer bizarros. Dan Duryea está seguramente entre os melhores vilões que Hollywood apresentou, com seu tão imitado riso cínico e fria crueldade homicida. Mas nada disso se vê no bandido Whitey porque parece que Dan Duryea a todo momento vai gargalhar vendo Audie Murphy interpretar um fora-da-lei pretensamente sarcástico. Mann sabia das limitações de Murphy como ator e pressentiu que aquele tipo de personagem não seria apropriado para o mais condecorado herói de guerra norte-americano transformado em astro de cinema. E James Stewart nos remete aos tempos dos pequenos faroestes da Republic, estrelados por Roy Rogers, Gene Autry e Rex Allen, nos quais pelo menos meia dúzia de vezes os mocinhos interrompiam suas cavalgadas, lutas e tiroteios para... cantar. Stewart toca seu acordeão a todo momento e sob qualquer pretexto para que ele demonstre seus dotes musicais. Anthony Mann sabia que “A Passagem da Noite” tinha tudo para não dar certo.

James Stewart e Audie Murphy

Audie Murphy com Elaine Stewart;
Dianne Foster
Personagens incoerentes - Sem ser complexo, este enredo de Borden Chase é tão confuso quanto inconsequente, colocando em cena as presenças de duas mulheres que no passado conheceram os irmãos McLaine. Uma delas, Verna Kimball (Elaine Stewart), é casada com o velho o dono da ferrovia (Jay C. Flippen) e a outra, Charlotte (Dianne Foster), é eterna apaixonada por The Utica Kid. Verna é daquelas mulheres insatisfeitas que se insinuam junto ao homem que estiver mais próximo a ela, frustrando-se inteiramente pois, mesmo prisioneira do grupo enorme de bandidos, nem Whitey e nem The Utica Kid se interessam em disputá-la. Isto após ser rejeitada também por Grant. Já a íntegra Charlotte, mal o corpo de seu amado Kid esfriou e ela termina o filme de mãos dadas com o irmão deste, partindo para uma vida comum com o quase futuro cunhado. Atenção, o autor do roteiro é Borden Chase, ele que demonstrou saber conceber tipos femininos mais interessantes, como a pouco escrupulosa criadora de gado de “Homem Sem Rumo” (Man Without a Star) interpretada por Jeanne Crain; ou as mulheres que assediam Gary Cooper e Burt Lancaster em “Vera Cruz” (Sarita Montiel e Denise Darcell). Tanto Verna Kimball como Charlotte Drew, a rigor, pouco acrescentam à história sendo apenas o contraponto feminino ao vastíssimo elenco masculino. Sem esquecer das presenças, estas sim, marcantes de Olive Carey e Ellen Corby que poderiam ser mais e melhor aproveitada.

James Stewart e Audie Murphy
Exterminando a grande quadrilha – Muito boa a sequência de assalto ao trem em movimento, mas o momento com mais ação de “A Passagem da Noite” é o enfrentamento do solitário herói Grant McLaine contra a numerosa quadrilha chefiada por Whitey. Destoando do inconvincente desenvol-vimento deste western, o tiroteio é bem encenado, valorizado pelas presenças de diversos stuntmen que atuam como membros do bando de Whitey. Entre eles Chuck Roberson, Boyd Stockman, Henry Wills e John Daheim, que morrem com ‘gusto’, o mesmo ocorrendo com Dan Duryea na sequência em que é abatido por Stewart. Do bando composto por dez malfeitores, um a um vão sendo postos fora de combate por Grant, assistido do alto de um morro por seu indeciso irmão. Até que finalmente participa da troca de tiros. Essa sequência compensa a frustração de ver tanta música e bandidos com tão pouca inteligência que jamais desconfiam da caixa de sapatos que o garoto Joey carrega para todo lado. O início da ‘conversão’ de The Utica Kid foi imaginada como uma sequência comovente quando através de uma canção tocada e cantada pela família Grant, o jovem bandido repensa sua vida. No entanto produz efeito contrário, resultando no momento mais piegas deste western.

Dan Duryea
Elenco sem maiores destaques - Os personagens criados por James Stewart em westerns de Anthony Mann são geralmente homens torturados psicologicamente pelo passado e fisicamente no presente, enfrentando quase sempre solitariamente os desafios. Grant McLaine, sem qualquer profundidade psicológica, é seguramente o mais vazio de todos os tipos vividos por Stewart na série de faroestes que ele filmou na década de 50. Do mesmo modo Dan Duryea deixa saudades do sádico vilão que comumente interpreta, como o ‘Fred McCarthy’ de “Homens Indomáveis” (Silver Lode). Audie Murphy inteiramente fora do tipo que pouco dele exigia para interpretar os westerns da Universal em que atuava. A reunião de vilões que compõem o bando de Whitey só permite maior destaque para Robert J. Wilke, desperdiçando Jack Elam. Brandon De Wilde depois de ter que gritar ‘Shaaaaaane’ interminavelmente em “Os Brutos Também Amam” teve que carregar uma caixa de sapatos o tempo todo em “A Passagem da Noite”, não tendo oportunidade para demonstrar o ótimo ator infanto-juvenil que era. O elenco de coadjuvantes traz ainda Paul Fix como marido da ciumenta Ellen Corby em sequências cômicas e Olive Carey com seu tipo único é sempre presença agradável na tela.

Sing, Stewart, Sing - Dimitri Tiomkin é o autor da trilha musical, com duas canções que são “Follow the River” e “You Can’t Get Far Without a Railroad”. A primeira demais pomposa e por isso mesmo pretensiosa; a segunda cantada por James Stewart com sua voz anasalada em arranjos mais lento e acelerado, com ele acompanhando-se ao acordeão. Nenhuma das canções tornou-se memorável. Salienta-se mais que tudo neste filme as belíssimas imagens de Williams H. Daniels no processo Technirama feitas nas locações no Colorado e na Inyo National Forest, na California, cenários tão apreciados por Anthony Mann. O diretor James Neilson não fez carreira no cinema e “A Passagem da Noite” deixa a impressão que poderia ser bem melhor pelas mãos do diretor dispensado pelo egocentrismo que dominou James Stewart (na foto à esquerda) neste western.

Brandon De Wilde e James Stewart; o acordeão sendo queimado.


4 comentários:

  1. Funny ... because when I watched this I kept wishing he would stop playing that damn thing. LoL!
    Stewart made some great Westerns, but this was not one of them.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! Que satisfação em ver esse maldito acordeão sendo queimado.

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou tão exigente. Gostei do filme.James e Audie dois dos meus atores preferidos.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou tão exigente.Gostei do filme.James e Audie dois dos meus atores preferidos.

    ResponderExcluir