UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

10 de dezembro de 2011

RITA MORENO - A MAIS COMPLETA DE TODAS AS ARTISTAS LATINAS FAZ 80 ANOS


"Amor, Sublime Amor" ou "Cantando na Chuva"? Qual o melhor musical do cinema? Escolher entre os dois é uma questão de gosto mas na dúvida fica-se com os dois, até porque em ambos pode-se deliciar com Rita Moreno, ainda que num pequeno papel no filme com Gene Kelly e numa fantástica atuação no extraordinário musical baseado em Shakespeare. Rita é um desses seres humanos abençoados por incomum talento, tanto que apenas ela esteve no elenco desses dois  notáveis musicais. E pouquíssimos outros artistas tiveram o orgulho, como ela, de estar na lista do EGOT. O que é EGOT? Leia mais adiante, por favor.

ENCANTANDO LOUIS B. MAYER - Nascida em Humacao, Porto Rico, em 11 de dezembro de 1931, com o nome de Rosita Dolores Alverio, Rita mudou-se com a mãe aos sete anos de idade para Nova York deixando na terra natal o pai e o irmão menor. Em N.Y., ainda menina, começou a tomar aulas de danças espanholas com um professor chamado Paco Cansino, que não era outro senão o pai de Rita (Margarita Cansino) Hayworth. Começou então a incrível carreira artística da pequena porto-riquenha que aos 11 anos já era dubladora de filmes norte-americanos para o Espanhol, especializando-se em dublar Elizabeth Taylor. Aos 13 anos, em 1944, Rita fazia sua estréia na Broadway na peça "Skydrift", contracenando com um jovem ator chamado Eli Wallach. Descoberta por um caçador de talentos da Metro, Rita foi apresentada a Louis B. Mayer que fascinado pela beleza da moça lhe disse: "Você parece uma Elizabeth Taylor espanhola". O chefão da Metro fez Rita assinar um contrato de sete anos, logo mudando seu nome artístico de 'Rosita Moreno', para Rita Moreno. Rita estreou na Metro, aos 19 anos, no musical "Quando Eu Te Amei", estrelado por  Mario Lanza. No mesmo ano Rita Moreno estava no musical "Amor Pagão", com Esther Williams e Howard Keel. Em 1952 Rita fez parte do elenco de "Cantando na Chuva" mas nessa altura seu protetor Louis B. Mayer já havia perdido o poder na MGM e a nova direção do estúdio achando que havia latinos demais rescindiu o contrato de Rita que da Metro foi direto para a infinitamente menor Republic Pictures saindo dos ricos musicais para os pobres faroestes.
Ao lado publicações com a
esfuziante nova beleza latina
chamada Rita Moreno

Acima Rita em "Jardim do Pecado" e com Noah
Beery Jr. em "O Machado Sangrento"; abaixo
com Lex Barker em "O Caçador da Fronteira"
CINCO WESTERNS NO INÍCIO DE CARREIRA - O primeiro western da carreira de Rita Moreno foi "Cattle Town" (1952), estrelado por Dennis Morgan e que tinha no elenco uma jovem de nome Amanda Blake que se tornaria famosa na TV como a adorável Miss Kitty de "Gunsmoke". Rita Moreno foi o segundo nome do elenco, atrás de James Craig, em "Código de Guerreiro" (Fort Vengeance) em 1953. Em 1954 Rita Moreno teve uma participação em "Jardim do Pecado" (Garden of Evil), western com elenco soberbo com Gary Cooper, Susan Hayward e Richard Widmark. Nesse mesmo ano Rita interpretou a índia 'Honey Bear' em "O Machado Sangrento" (The Yellow Tomahawk), com o mocinho Rory Calhoun e o índio-vilão Lee Van Cleef. Nesse western Rita Moreno contracenou com Ned Glass, veterano ator com quem se encontraria anos depois em "Amor, Sublime Amor". Em 1957 foi a vez do ex-Tarzan Lex Barker contracenar com Rita Moreno no western dos tempos dos pioneiros "O Caçador da Fronteira" (Deerslayer).

Rita com Natalie Wood em "Amor, Sublime Amor"
 e abaixo com os premiados George Chakiris
(ator), Jerome Robbins e Robert Wise (diretores)
OSCAR DE ATRIZ COADJUVANTE - Versátil como poucas atrizes pois sabia dançar, cantar e interpretar bastante bem, Rita Moreno fez filmes de quase todos os gêneros, entre eles "Viver é Lutar" (drama sobre boxe) com Gerald Mohr; o filme de guerra "El Alamein", com Scott Brady; as comédias "Meu Amor Brasileiro", com Ricardo Montalbán e Lana Turner / "A Tenente Era Ela", com Tom Ewell; os filmes de aventuras "Jivaro", com Fernando Lamas e Rhonda Fleming / "As Sete Cidades De Ouro", com Anthony Quinn; os dramas "Duelo de Paixões", com Susan Hayward e Tyrone Power / "This Rebel Breed", em que novamente foi o primeiro nome do elenco; o musical "O Rei Vagabundo" com Kathryn Grayson. "O Rei e Eu" foi um dos maiores sucessos da Broadway e quando levado para o cinema Rita Moreno teve papel de destaque ao lado de Deborah Kerr nesse musical dominado inteiramente por Yul Brynner como o Rei do Sião. Outro musical que teve carreira fenomenal na Broadway foi "Amor, Sublime Amor" (West Side Story) cuja produção cinematográfica era das mais aguardadas. Nessa transposição de Romeu e Julieta para o Brooklyn, Rita Moreno foi escolhida para interpretar Anita, a irmã de Bernardo. Rita acabou sendo o grande destaque desse incrível musical, dançando e cantando com energia jamais vista no cinema e interpretando magistralmente a imigrante porto-riquenha. Esse musical co-dirigido por Robert Wise-Jerome Robbins recebeu nada menos que dez prêmios Oscar da Academia de artes de Hollywood, e entre eles um dos mais merecidos foi o de Rita Moreno.

Rita Moreno loura num episódio de "Rockford
Files", que lhe valeu um prêmio Emmy;
James Garner observa Rita dançando
PREMIADÍSSIMA ARTISTA - Como já aconteceu inúmeras vezes, o Oscar não significou melhores filmes nas carreiras de muitos ganhadores daquele prêmio.Isso ocorreu com Rita Moreno, mas em seu caso, encontrar outro "Amor Sublime Amor" seria bastante improvável. Os melhores filmes que Rita viria a fazer após o sucesso de "West Side Story" foram "Anjo de Pedra", com Geraldine Page; "A Noite do Dia Seguinte", com Marlon Brando e Richard Boone; "Popi", de Arthur Hiller, com Alan Arkin; "Ânsia de amar", com Jack Nicholson; "A Sauna das Loucas", com Jack Weston; "As Quatro Estações do Ano", com Carol Burnett. Porém se as oportunidades no cinema eram poucas para Rita Moreno, seu talento ocupava outros espaços artísticos com facilidade, o que acabou fazendo de Rita Moreno um dos raros artistas a receber o conjunto de prêmios chamado de EGOT (Emmy, Grammy, Oscar e Tony): dois prêmios Emmy (Televisão) por participações em "The Muppet Show" e "The Rockford Files", este estrelado por James Garner; Grammy (Música) pelo disco "The Electric Company Album"; Oscar (Cinema) como 'Anita' em "West Side Story"; e Tony (Teatro) por sua criação como 'Googie Gomez' em "The Ritz". Esses prêmios comprovam, ser Rita Moreno uma das mais completas artistas deste século. Antes de Rita Moreno o único ator latino a receber um Oscar havia sido o também porto-riquenho José Ferrer por "Cyrano de Bergerac".

Rita Moreno comparada com a mulher mais bonita do mundo
OS MUITOS AMORES DA JOVEM RITA - A exótica beleza latina de Rita Moreno atraiu a atenção de Hollywood desde sua primeira aparição na tela e o que nunca lhe faltou foram admiradores. Entre os namorados que Rita teve estavam os herdeiros milionários George Hormel Jr. e Conrad Hilton Jr.. Certa ocasião Rita foi presa juntamente com George Hormel Jr. quando estavam namorando e a polícia de Los Angeles apreendeu 13 cigarros de maconha com Hormel Jr. Conrad Hilton Jr., herdeiro da cadeia de hotéis, apelidado Nicky, havia sido o primeiro marido de Liz Taylor e após o divórcio de Liz passou a namorar com Rita Moreno, dizendo a todos que ambas eram muito parecidas e igualmente bonitas. Rita Moreno namorou também os atores Jeffrey Hunter, Richard Egan, Robert Wagner e Hugh O'Brian. Após sair da Metro, Rita havia sido contratada pela 20th Century-Fox e certo dia ela estava no set de filmagens de "Desirée, o Amor de Napoleão", quando Marlon Brando a viu pela primeira vez, logo se interessando pela sensualidade de Rita Moreno.

Duas cenas de "A Noite do Dia Seguinte"
com Rita e Marlon Brando
MARLON BRANDO NA VIDA DE RITA MORENO - Entre Brando e Rita Moreno não houve exatamente um simples namoro, mas sim um envolvimento que durou oito anos. Certa ocasião, quando Brando começou a andar atrás de Anna Kashfi, Rita Moreno passou a sair com Elvis Presley para fazer ciúmes a Brando, mas a estratégia de Rita não deu resultado pois o ator de "Viva Zapata" acabou se casando com a falsa indiana Ana Kashfi. Mesmo casado com Anna Kashfi, Brando continuo mantendo relações com Rita Moreno e após o divórcio de Brando, Rita acreditou que conquistaria o ator definitivamente. O que ocorreu, no entanto, foi o rompimento de forma quase trágica. Rita estava no apartamento de Brando e ele a avisou que o caso deles deveria terminar. Brando saiu deixando-a sozinha e Rita Moreno tomou uma overdose de pílulas para dormir, tentando o suicídio, o que virou uma ocorrência policial com o caso sendo estampado em todos jornais e revistas. No pior momento de sua vida, quando sofria forte depressão devido à perda de seu grande amor, o que salvou a atriz foi o convite para atuar em "Amor, Sublime Amor". Rita se entregou inteiramente ao novo filme e percebe-se claramente no filme o quanto a atriz incutiu de dor e amargura no personagem 'Anita' exatamente o sofrimento imposto por seu ex-amante. Brando e Rita voltaram a ser amigos quando ela já estava casada e quando sua carreira (e a de Brando também) passava por um momento difícil. Brando a chamou para atuar com ele em "A Noite do Dia Seguinte". Rita Moreno nunca falou em público ou para a imprensa sobre seu caso com Marlon Brando, até que em 2010, após a morte do marido ela atuou numa montagem autobiográfica intitulada "Rita Moreno: A Life Without Makeup" (Uma Vida Sem Maquiagem). Nos textos dessa montagem ela conta que "Brando era um homem gentil e adorável, ao contrário de Elvis Presley que apesar de muito bonito era um verdadeiro chato".

Rita Moreno com o marido Leonard e numa performance recente
SEM DATA PARA PARAR - Casada desde 1965 com o Dr. Leonard I. Gordon, conceituado médico-cirurgião do Hospital Monte Sinai, num incomum casamento entre uma latina e um judeu, o casal teve a filha Luísa Fernanda que tentou seguir os passos da mãe como atriz. A felicidade matrimonial de Rita foi interrompida com o falecimento do marido em junho de 2010. Rita foi certamente a mais completa entre todas as artistas latinas que fizeram parte do show-business norte-americano, onde atua por mais de 60 anos. Recentemente perguntaram a ela quando iria se aposentar e Rita, dando uma gargalhada, respondeu: "Quando os espectadores gritarem: Tirem essa cadela velha do palco..." Bonita como sempre e ainda em atividade, especialmente na TV e teatro, aos 80 anos de idade completados hoje, Rita Moreno merece o carinho e admiração de todos aqueles que amam o cinema, seja qual for o gênero, drama, musical ou faroeste no qual Rita Moreno também brilhou.

George Chakiris, Rita Moreno e Russ Tamblyn por ocasião das comemorações
do 50.° aniversário do lançamento de "Amor, Sublime Amor" (West Side Story),
o melhor de todos os musicais da história do cinema

12 comentários:

  1. Rita Moreno é uma excelente atriz, e por incrível que pareça o primeiro trabalho dela que conheci foi em AS 7 CIDADES DO OURO, justamente o filme em que ela contracenou com os bonitões Richard Egan e Jeffrey Hunter. Ao longo do tempo fui acompanhando outros trabalhos dela, e realmente merece nossas mais sinceras palmas.

    Longa Vida à ela e a seu renomado talento. Obrigado Darci por este sensacional post.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Paulo. ainda bem que você lembrou de "As Sete Cidades de Ouro". Já atualizei a filmografia inicial de Rita com esse filme que até hoje não assisti.
    Um abraço - Darci

    ResponderExcluir
  3. A Rita Moreno é uma delícia. Que energia! Que carisma!

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  4. Darci, bela homenagem a esta notável artista listada no EGOT. Comento um desses prêmios, que poderia passar como menor: a hilariante e afinadíssima passagem dela no "Muppet Show". No melhor sketch do programa, Rita canta "Fever", acompanhada, ou melhor, atrapalhada por Animal, um alucinado baterista. Não percam!

    ResponderExcluir
  5. Ivan, fui logo ver esse vídeo no YouTube. Engraçadíssimo. Rita como sempre sensacional e não sei porque o baterista alucinado me lembrou o Ringo Starr. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. Segui quase que toda a carreira desta lindissima latina, porém desconhecia tudo de sua vida pessoal. Vi seus musicais e os westerns nos quais participou, assim como muitos de seus demais filmes.
    Ela era lindissima, versátil e com um talento de nascimento.
    Mais um formidável post este, que nos faz cientes de salutares passagens da vida de nossos atores e atrizes tão queridos.
    Porém, ao contrário de muitos cinéfilos, que consideram Amor Sublime Amor e Cantando na Chuva os dois melhores musicais do cinema, eu sempre afirmo que prefiro Sete Noivas Para Sete Irmãos, pois neste filme existe tudo que um bom amante do cinema exige numa fita que é; diversão, comédia, aventura, brigas, numeros musicais fantásticos, boas interpretações, boa direção, lindos cenários, perfeita direção de arte e tudo o mais. Este filme é belissimo, com Howard Kell no comando de uma familia de irmãos, que acaba de desmontar ao ver o irmão mais velho casado e eles seguindo solteiros. Um show de beleza para o deleite de todos nós.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Jurandir
    Você tem razão quando se refere a Sete Noivas para sete Irmãos. É um musical espetacular, mas aqueles cenários pintados a mão... Na Metro Goldwyn Mayer, aquela que tinha mais estrelas que o firmamento...

    ResponderExcluir
  8. Fonseca;
    É um fato a questão de cenários pintados à mão. Tem um mesmo que não dá nem para o mais leigo assistente da fita deixar de notar; aquela primeira cena quando Kell vai levando Powell para a fazenda e eles param no meio do caminho e ela canta no meio de uma espécie de jardim. Puxa vida! Aquele cenário falso é tão visível que até a própria Metro deveria refazer a cena com algo menos explicito.
    Porém isso acontecia por demais, principalmente em musicais. Mas neste filme!...
    Mas a longa cena da festa na cidade, com as construções de casas de madeira, é a coisa mais perfeita que já vi no cinema. Simplesmente fantástica. Não concorda comigo? É ali que Tamblin e seus irmãos dão uma aula de um malabarismo tão perfeito que chega a nos tirar da atualidade em determinados momemtos. Cena rica em todos os detalhes. A mão de Robbins está visivel ali.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Jurandir, não sei a qual Robbins você se refere na sua última frase. Mas se for Jerome Robbins você está equivocado. Jerome Robbins coreografou alguns filmes (O Rei e Eu, Um Pijama para Dois) antes de ser co-diretor em West Side Story, mas não trabalhou em Sete Noivas para sete Irmãos. O judeu Jerome Rabonowitz era pessoa de temperamento difícil e brigou muito com Wise durante as filmagens, chegando até a abandonar as filmagens. Durante o McCarthismo Robbins dedurou alguns colegas para poder continuar trabalhando.

    ResponderExcluir
  10. Dificil acrescentar algo sobre Rita Moreno depois de tudo que
    já foi postado e comentado. Entretanto podemos acrescentar que ela foi uma explosão candente de latinidade que jamais foi vista na Era de Ouro de Hollywood, seu afastamento da MGM prejudicou sua carreira. Reafirmo que Rita Moreno foi a mais completa de todas as artistas latinas. Sidnei Costarelli.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, adorei o seu Blog,parabéns!Estou procurando um filme que vi qdo era adolescente.Era de uma mulher que vivia entre os homens da cidade e se portava como eles.Um dia apareceu uma bailarina paar dançar ,acho que num cabaré e foi morar com ela,arrumou sua casa,colocou cortinas e cooperou na sua feminilidade para conquistar o rapaz q ue desejava.Era Western ,você sabe que filme é este:::? Kátia

    ResponderExcluir
  12. Olá, Kátia
    Pelo que você disse provavelmente o filme em questão é'Ardida Como Pimenta', com Doris Day, filme de 1953. Dê uma olhada no blog e confira.
    Obrigado - Darci Fonseca

    ResponderExcluir