UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

15 de outubro de 2011

FACA TRAIÇOEIRA (Marshal of Reno) – WILD BILL ELLIOTT É ‘RED RYDER’ PELA SEGUNDA VEZ


O personagem Red Ryder, criado por Fred Harman teve diferentes séries no cinema, com o personagem criado por Fred Harman interpretado por Don ‘Red’ Barry, ‘Wild’ Bill Elliott, Allan ‘Rocky’ Lane e Jim Bannon. Todos os críticos são unânimes em apontar a série com Bill Elliott, realizada entre nos anos 1944-1945, como a melhor de todas. Alguns autores como Alan G. Barbour (The Thrill of it All”) e Don Miller (Hollywood Corral”) vão mais além e classificam os faroestes da série estrelada por Bill Elliott como os melhores westerns B de toda a década de 40. E entre os oito filmes em que Bill Elliott viveu Red Ryder, certamente “Faca Traiçoeira” (Marshal of Reno) é um dos destaques.


FÓRMULA CONHECIDA - A história se passa em Blue Springs que disputa com Rockland o direito de ter uma corte de justiça para julgar os malfeitores. Porém o editor John Palmer (Herbert Rawlinson) juntamente com Faro Carson (LeRoy Mason) tentam destruir as chances de Blue Springs. Quando os jovens Danny Boyd (Jay Kirby) e Lee (Blake Edwards) chegam a Blue Springs surge uma oportunidade de um crime pois Lee é assassinado e esse fato impedirá a instalação do tribunal na cidade. A dupla Palmer-Carson acreditam que continuarão na impunidade, porém não contavam com a intervenção de Red Ryder (Bill Elliott) e seus companheiros Gabby (George Gabby Hayes) e Filhote de Castor (Bobby Blake). Red Ryder se faz passar por um bandido e desvenda o crime, não sem antes passar por momentos difíceis nas mãos dos homens de Palmer e Carson. A fórmula de fazer o mocinho se passar por bandido para descobrir os planos dos vilões é uma das mais usadas nos roteiros dos faroestes B. O que diferencia “Faca Traiçoeira” de outros westerns parecidos é a excelente direção de Wallace Grissell, imprimido ótimo andamento ao filme que contou com a comicidade de Gabby Hayes e muita ação da melhor qualidade.

Duquesa e Little Beaver
(Alice Fleming e Robert 'Bobby' Blake)
RED RYDER COM SIDEKICK - Não sem razão Wild Bill Elliott foi um dos mocinhos preferidos dos anos 40. Com seus revólveres com os cabos virados para a frente, sua simpatia e integridade estampada no rosto, Bill Elliott foi o cowboy que mais se aproximou de William S. Hart, não por acaso seu ídolo. Nas histórias de Fred Harman, Red Ryder contava com a companhia de Little Beaver (Filhote de Castor ou Castorzinho) enquanto a Duquesa ficava na retaguarda dos dois heróis. A Republic inventou a figura do sidekick Gabby (Gabby hayes) que em dois filmes da série (“Bandoleiros Encobertos” e “Faca Traiçoeira”) se ocupou de irritar os bandidos e principalmente a pobre Duquesa com suas machistas provocações. Depois destes dois westerns Gabby Hayes deixou a série passando a acompanhar Roy Rogers. A Republic Pictures preocupada com a qualidade da série Red Ryder escalou para “Faca Traiçoeira” um elenco especial composto por muitos nomes conhecidos como Tom London, Edmund Cobb, Jack Kirk, Bud Geary, Charles King, Keene Duncan, Jack O’Shea, Marshall Reed, Tom Chatertton, o inglês Herbert Rawlinson e até mesmo um jovem Robert J. Wilke. Além deles o elenco conta com Jack Kirby que atuaria com William Boyd (Hopalong Cassidy) e um certo Blake Edwards. E há ainda uma narração feita por Roy Barcroft. Porém os destaques do filme ficam por conta de Fred Graham que atuou como ator e Tom Steele.


Sequência acrobática de Tom Steele em lugar de Bill Elliott
AS LUTAS DOS STUNTMEN - Umberto Hoppy Losso, santista apaixonado por westerns B e seriados, chamava sempre a atenção para o trabalho dos stuntmen e em “Faca Traiçoeira” há um verdadeiro show de Tom Steele dublando Bill Elliott e Fred Graham lutando contra Tom Steele (Bill Elliott). As sequências envolvendo esses dois espetaculares stuntmen já valem o filme. O que menos importava para os pequenos fãs era o título do filmes que como este não corresponde à ação. A única menção à cidade de Reno é feita durante uma conversa entre Red Ryder e o jornalista, sem que se fale em algum Marshal de Reno . Muitos leitores de histórias em quadrinhos lembram das aventuras de Bronco Piler (também chamado de Nevada), Filhote de Castor ou Castorzinho e a Duquesa. Porém nem todos fãs tiveram a oportunidade de assistir às séries quando do lançamento das mesmas nos cinemas, nos anos 40 ou nas reprises nos anos 50. Por essa razão são bem-vindos e imprescindíveis os faroestes como “Faca Traiçoeira” não só para que se conheça esses deliciosos filmes mas para melhor se resgatar uma época maravilhosa da infância e adolescência de muitos westernmaníacos. E vale lembrar que no dia de hoje (16 de outubro) comemora-se o nascimento do ator Gordon Vance o querido mocinho Wild Bill Elliott.

Blake Edwards como ator em "Faca Traiçoeira"  e
como diretor consagrado acompanhado da esposa,
 a atriz Julie Andrews.
BLAKE EDWARDS - Em "Faca Traiçoeira" há a participação de um ator chamado Blake Edwards, jovem então com 22 anos que acabou não dando certo como intérprete, tentando depois as carreiras de escritor, produtor e diretor. Como escritor Blake Edwards foi o autor de "Assassinato em Hollywood", com Bruce Willis como 'Tom Mix' e James Garner como 'Wyatt Earp'. Como escritor Blake Edwards inventou um personagem chamado 'Inspetor Closeau' e fez o mundo mais alegre com a série de filmes que dirigiu com esse atrapalhado policial francês. Blake Edwards dirigiu em sua carreira 46 filmes, muitos deles de enorme sucesso como "Bonequinha de Luxo", "A Pantera Cor de Rosa" e suas muitas sequências, "Um Tiro no Escuro", "A Corrida do século", "Um Convidado Bem Trapalhão" e "Victor ou Vitória", para lembrar só alguns. Blake Edwards se casaria com a estrela Julie Andrews, com quem foi casado por 41 anos, até sua morte ocorrida em dezembro de 2010, aos 88 anos de idade. Blake Edwards jamais recebeu um Oscar por seus filmes, até que em 2004 a Academia de Hollywood lhe concedeu um Oscar Honorário pelo conjunto da obra. E que obra!

3 comentários:

  1. De Bill Elliot eu pouco sei, tendo visto apenas uma fita, de nome Odio Destruidor. Aliás, um filme tão bom, bem feito e bem interpretado, que ando procurando por ele e nunca o encontro. Nem o ano ou diretor eu conheço. Mas sigo no encalço.
    Já com o diretor Black Edwards eu vi muitos. Muitos mesmo. Porém, nada que se compare, no meu parecer, ao magnifico "Vicio Maldito", com Jack Lemmon e Lee Reemick, de 1962. Uma fita obrigatória de ser vista, pelo tema, interpretações, direção e desfecho. Recomendo-a em altíssimo grau.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Darci;
    Volto a parabenizá-lo pela nova foto de abertura do blog. Elas têm sido todas muito lindas. Mas esta é especial para mim por algumas razões. Uma delas é por tratar-se de meu western de cabeceira (Da Terra Nascem os Homens) que, conforme um outro comentário vosso, foi um titulo tirado de um outro nacional e rejeitado (Da Terra Nasce o Ódio). Não foi isso? Uma outra razão é ser o filme que Heston somente aceitou por incentivo de amigos seus (que elogiavam o homem que seria o diretor, W Wyler), e que o levou a interpretar o célebre e magnifico Ben Hur. Como vês, este filme foi um marco na carreira de Hestou. E um outro motivo ainda é a cena da foto que, se não me engano, é quando ele começava a avaliar seus posicionamentos quanto a seguir as ordens irracionais e pessoais de Charles Bickford, outro grande ator. Lembra-se dele em Duelo Ao Sol?
    Abraço e sugestão; na proxima troca ponha uma foto de Cooper em O Homem do Oeste.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Jurandir
    Gary Cooper ainda não entrou na abertura do CINEWESTERNMANIA e você lembrou bem que ele merece. Vou procurar uma foto boa dele.
    Blake Edwards é quase sinônimo de comédias, mas "Vício Maldito" é um filmaço e ainda tem "Escravas do Medo", thriller dos melhores, com Glenn Ford e um show de trilha sonora de Henry Mancini.

    ResponderExcluir