UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

21 de outubro de 2011

ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NÃO AMOU MARLENE DIETRICH


1939 será sempre lembrado como o Ano de Ouro do Cinema pelos grande filmes produzidos naquele ano. Todos lembram que foi em 1939 que foram lançados “...E o vento Levou”, “O Mágico de Oz”, “O Morro dos Ventos Uivantes”, “No Tempo das Diligências”, “Gunga Din”, “O Corcunda de Notre-Dame”, “Ninotchka” e A Mulher Faz o Homem”. Porém foi também em 1939 que o público riu bastante com um faroeste cômico que só não ficou mais famoso porque a concorrência nesse ano estava fortíssima. O filme era “Atire a Primeira Pedra” (Destry Rides Again), dirigido por George Marshall e estrelado por Marlene Dietrich e James Stewart tornando-se um clássico bastante imitado. Quem assiste a “Atire a Primeira Pedra” não esquece especialmente das muitas risadas provocadas por Tom Destry (James Stewart) o cowboy que não usa armas e é alvo de deboche de toda a cidade de Bottleneck, principalmente de Frenchy (Marlene Dietrich) artista do 'Last Chance Saloon'. Mas se o que se viu no filme é interessante, o que se passou nos bastidores também não deixa de ser.

Joe Pasternak queria ser amante;
Erich Maria Remarque era o amante
SOBRE O CADÁVER DE HITLER - Quem deveria interpretar a dançarina do saloon era Paulette Goddard, que chegou a receber o script e aprová-lo. Porém seu marido na época se chamava Charles Chaplin que também leu o script, vetando a participação da esposa que por sinal era sua contratada como atriz. Sem Paulette o produtor Joe Pasternak pensou em Marlene Dietrich. A atriz alemã era casada com o alemão Rudolf Sieber mas todos sabiam que ela era amante do escritor alemão Erich Maria Remarque, um homem extremamente ciumento. Onde Marlene estava, Remarque estava atrás, inclusive nos sets de filmagem pois o escritor sabia muito bem que sua amante era uma notória devoradora de homens. O húngaro Joe Pasternak entendeu que também tinha direito de namorar Marlene e tentou conquistá-la, sendo rechaçado pela atriz com uma frase que ficaria famosa: “Só farei sexo com você sobre o cadáver de Adolf Hitler”. Pasternak ficou irritadíssimo e mais ainda quando percebeu que James Stewart era o alvo de Lili Marlene. A atriz alemã não perdoava nenhum ator desde que ele fosse charmoso e simpático. Se fosse bonito, então Marlene o arrastava para seu camarim para tomar champanhe francês...

Aconteceu de tudo em
"Atire a Primeira Pedra"
CHAMPANHE NO CAMARIM - Logo nas primeiras cenas com James Stewart ficou claro que Marlene estava interessada em mostrar a Jimmy as delícias do amor europeu. Por ele ser solteiro tudo seria mais fácil, desde que Erich Maria Remarque não percebesse. Como Remarque era uma sombra de Marlene, Pasternak decidiu se vingar proibindo a entrada do amante de Marlene nos sets onde era rodado “Atire a Primeira Pedra”. Marlene adorou e o tímido Jimmy Stewart também e na primeira oportunidade ela o levou para seu camarim e pelo tempo que lá permaneceram tomaram não apenas uma taça de champanhe, mas muito mais que isso. E os encontros se repetiram outras vezes o que fez com que o entrosamento de Jimmy e La Dietrich em “Atire a Primeira Pedra” beirasse a perfeição. Stewart contou para seu amigo Henry Fonda que Marlene havia sido a primeira mulher com quem ele foi para a cama que não lembrava sua mãe. (???) Hollywood é não só a capital do cinema mas também a capital da fofoca e não demorou para chegar aos ouvidos de Remarque que sua amante o estava traindo.

Remarque, o escritor furioso
O ASTUTO JAMES STEWART - Em 1939 os alemães estavam bastante agitados e Remarque mais ainda, bravo sem razão com Pasternak e depois desconfiado com razão de Jimmy Stewart. A esperta Marlene disse a Remarque que James Stewart estava mesmo era apaixonado por Olivia De Havilland. Para se certificar disso Remarque contratou dois detetives para seguir Olivia e James Stewart e o que os detetives lhe contaram o deixou mais nervoso, prometendo acabar com aquele romance de qualquer maneira, se preciso fosse até com violência. Mas não foi necessário Remarque ficar furioso como o führer porque James Stewart ao perceber o perigo que corria com aquele obsessivo alemão atrás dele simplesmente não aceitou mais tomar champanhe no camarim de Marlene. Ela que estava acostumada a dispensar seus amantes e não ser dispensada por eles, nunca perdoou James Stewart, tanto que em suas memórias escritas em 1987 cita o ator apenas de passagem e até com certo desdém.

Duke e Marlene em "A Pecadora"
A LISTA DE LA DIETRICH - Marlene continuou a mesma devoradora de homens e John Wayne que o diga. Paulette Goddard cresceu, perdendo aquele jeitinho provocante de adolescente e Chaplin logo se desinteressou dela. Anos mais tarde Erich Maria Remarque se encantou com a então madura Paulette Goddard e se casou com ela. Marlene Dietrich permaneceu casada com Rudolf Sieber até a morte dele em 1976 (ficaram ‘casados’ 52 anos), mas o caderno de Marlene com os nomes de seus amantes era maior que muitas listas telefônicas, inclusive com um número inacreditável de nomes femininos. Mas como tudo se passava em Hollywood, é o caso de se dizer “atire a primeira pedra” quem nunca pecou na cidade do pecado...

Marlene e o maridão Rudolf Sieber com a filha Maria;
abaixo Paulette Goddard com os maridos Chaplin e com Remarque

5 comentários:

  1. Marlene Dietrich, um ícone inesquecível do cinema.

    ResponderExcluir
  2. Não posso nem negar que Dietrich era uma, apenas, boa atriz, nem que foi uma devoradora de homens. No entanto, ela perde muito em beleza e em talento, realmente dito, para umas dezenas de divas de sua época. Posso até citar algumas delas, que foram excelentes atrizes e muito mais belas que ela; Lana Turner, Gene Tierney, Gail Russell e muitas outras. Quanto ao filme Atirem a Primeira Pedra eu o vi há uns dois meses. É muito fraco, com Stewart deslocado e perdido, com uma direção a desejar, pois esta fita poderia ser muito melhor, tendo conteudo para isso, com a atriz que parecia só ter as preocupações da presença de seu amante e a de Stewart no seu camarim, não fazendo qualquer cena no filme que pudesse alterar minha parca opinião sobre ela.
    Lamento, mas no meu ver ela deve muito aos seus fãs, que somente deveriam apreciar nela uma beleza que não desponta e um talento que não flui nunca.
    Em "O Diabo Feito Mulher" ela esteve melhor. No entanto, este fato se deu, com toda certerza, por a mesma estar cercada de grandes atores como Arthur Kennedy e Mel Ferrer. Lamentavelmente!
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Texto muito engraçado, Darci. Parabéns. Entre Chaplin e Remarque, Paulette Goddard esteve casada com Burgess Meredith. O show não pode parar!
    Será que nas cenas de "champanhe no camarim",
    Marlene não disse a famosa frase de Mae west para os cowboys James Stewart e John Wayne: É um revólver no seu "coldre" ou você está só feliz em me ver?"

    ResponderExcluir
  4. Dietrich em certo momento de sua carreira como em 1949 no clássico de Hitchcock Pavor Nos Bastidores, interpretava a si própria, Grande atriz, mas pra mim, bem longe de Bette Davis a verdadeira maior atriz de Hollywood.

    Abraços, e parabens pelo blog, simplismente fantastico.

    ResponderExcluir
  5. Ivan, o baixinho Burgess Meredith também teve sua vez com a sensual Paulette. Naquele tempo ele era um dos astros muito em evidência no cinema.
    Jefferson, sem dúvida, Bette Davis era mais atriz e Barbara Stanwyck ainda muito mais que a malvada Bette, mas, como diria Billy Wilder, nenhuma delas tinha aquilo que sobrava em Marlene. La Dietrich, não sem razão, foi uma das mulheres mais marcantes do século passado, sendo até mesmo modelo de automóvel, como o Packard Dietrich. Isso não para qualquer atrizinha passageira.
    Abraços do Darci

    ResponderExcluir