O sucesso de “Gilda” não só fez de Rita
Hayworth a então maior estrela de Hollywood como transformou Glenn Ford no
principal galã da Colúmbia, estúdio que o mantinha sob contrato. Aos 31 anos o
canadense Ford viu no próximo trabalho que a Colúmbia lhe apresentou um desafio
pois teria que interpretar um personagem longe de ser simpático, um homem
abominável. Borden Chase havia escrito “Blazing Guns on the Chisholm Trail” que
ele mesmo roteirizou para o cinema com o título “Red River” (Rio Vermelho). Em
seguida Chase escreveu “The Man from Colorado”, cujos direitos a Columbia
adquiriu e Ben Maddow fez o roteiro e que seria o filme estrelado por Glenn
Ford. Para dirigir o estúdio chamou Charles Vidor, o húngaro que dirigira
“Gilda” e que antes da II Grande Guerra também dirigira Glenn Ford (ao lado de
Randolph Scott) em “Império da Desordem” (The Desperadoes), western de 1943. O
ator e o diretor estavam brigados devido porque Glenn Ford depôs a favor do
chefão da Colúmbia (Harry Cohn) numa ação que Vidor impetrou contra o desbocado
‘mogul’. Charles Vidor iniciou as filmagens e não dirigia a palavra a Glenn
Ford, orientando-o através de um assistente. O ator pressionou Harry Cohn e este
substituiu Vidor por Henry Levin. O novo diretor era mais conhecido pelos
filmes de aventura destinados a um público menos exigente e deu continuidade ao
filme iniciado pelo diretor húngaro. Como na história “The Man from Colorado”
havia um segundo papel masculino importante, a Colúmbia conseguiu o
‘empréstimo’ de William Holden junto à Paramount. No Brasil o novo western foi
lançado como “No Velho Colorado”. (Nas fotos à direita vemos Ben Maddow e Borden Chase; abaixo Henry Levin e Harry Cohn)
Glenn Ford com William Holden na foto do centro. |
Um
oficial desvairado – Nos estertores da Guerra Civil um
destacamento sulista se rende às tropas da União acenando com uma bandeira
branca. O Coronel Owen Devereaux (Glenn Ford) com binóculos é o único a ver o
pedido de rendição mas ordena que os confederados sejam dizimados com tiros de
canhão, relatando posteriormente seu procedimento em um diário particular. De
retorno a Glory Hill, sua cidade, Devereaux que tinha formação como advogado é
recebido com festas, honras de herói e é nomeado Juiz Federal, casando-se com
Caroline Emmet (Ellen Drew). Seu companheiro no Exército, o Capitão Del Stewart
(William Holden) que com ele disputa a simpatia de Caroline, é convidado para
ser o Delegado Federal de Glory Hill. Stewart, no entanto, suspeita que
Devereaux tenha algum tipo de distúrbio psicológico contraído durante a guerra,
o que se confirma com sua primeira decisão como juiz. Chega à corte o caso de diversos
ex-soldados que perdem suas possessões de mineração por terem passado mais de
três anos a serviço do Exército, do que se aproveita o empresário dono da
mineradora Great Star que reivindica junto ao Juiz a posse de toda a área. O
Juiz Devereaux segue a lei à risca e dá ganho de causa à empresa, o que revolta
os mineradores. Entrementes o ex-soldado Jerico Howard (James Millican) forma
um grupo de revoltados, assalta e rouba a Great Star. Em consequência disso alguns
mineradores são presos e condenados à forca por Devereaux. Diante da crescente loucura
do Juiz, cada vez mais sádico, Stewart deixa o cargo e passa para o lado dos
mineradores. Caroline também abandona o marido após descobrir e ler seu diário
e, tomado pelo desvario, Devereaux exige que a população de Glory Hill informe
onde se escondem os mineradores fugitivos. Ao não ser atendido Devereaux ordena
que seja queimada a cidade e num confronto com Jerico ambos sucumbem em meio
aos escombros em chamas.
William Holden e Glenn Ford; Holden e Ellen Drew |
O
Juiz Devereaux e sua antítese – O roteiro de “No Velho Colorado” só
não é perfeito por deixar de discutir mais amplamente a origem do distúrbio de
Owen Devereaux que, modernamente, seria diagnosticado como insanidade produzida
pela tensão vivida nos campos de batalha. Seja como soldado ou na condição de
Juiz, Devereaux é cruel e desumano e sabe-se impotente quanto a essa sua
natureza que não o abandona e contra a qual ele não esboça reação, apenas
descrevendo-a em seu diário. Como o filme se inicia com o Coronel já
exercitando seu desvario ao dizimar um destacamento rendido, imagina-se que sua
desordem mental seja fruto da crueldade da guerra. No entanto, após seu retorno
à vida civil, casado e empossado num cargo de grande distinção continua ele atormentado
pelas contradições de sua personalidade. Borden Chase argutamente coloca ao
lado de Devereaux um personagem – Del Stewart – que em tudo dele difere.
Stewart é o Capitão íntegro, Delegado escrupuloso e concorrente leal na disputa
pelo amor de Caroline, a antítese de Devereaux. As leis ditadas por Washington
protegendo o capitalismo é um clamoroso libelo diante de tantas injustiças
sociais legitimando a revolta dos mineradores. Aspecto interessante também é o
triângulo amoroso que não se define com o casamento de Devereaux com Caroline.
O roteiro de Ben Maddow evita os clichês do gênero culminando com o fim trágico
não apenas do grande vilão da história bem como o fim de Jerico Howard, o
bandido simpático.
Glenn Ford, William Holden e abaixo James Millican |
O
talento de Glenn Ford – Filmado inteiramente em
Corriganville, em longos 90 dias, prazo mais que extenso para a média das
produções norte-americanas, “No Velho Colorado” é um western com pouca ação o
que não significa que não prenda a atenção do espectador. A Henry Levin, o
mesmo diretor da hoje clássica aventura “Viagem ao Centro da Terra” cabe o
mérito de dar ao filme o ritmo ideal com aproveitamento exemplar do ótimo
elenco de coadjuvantes. O jovem e então desconhecido Denver Pyle tem boa
participação, assim como James Millican e os mais conhecidos Ray Collins e
Edgar Buchanan. Ray Teal é o barmen em papel menor que sua presença exige.
Ellen Drew é a única personagem feminina de destaque e deixa a desejar com
atuação que não empolga. William Holden, que esperaria ainda mais dois anos até
atingir plenamente a condição de astro com “Crepúsculo dos Deuses”, vê Glenn
Ford demonstrar seu talento nem sempre reconhecido. Ford, que em “Gilda” fez o
tipo durão, interpreta esplendidamente o psicopata megalomaníaco e sádico que
ao final incendeia parte da cidade. Não se deixe trair pelos títulos (Inglês e
nacional) pouco originais pois este é um dos melhores westerns do ano de 1948.
Nesse ano foram exibidos o já referido “Rio Vermelho”, “O Tesouro de Sierra
Madre” (The Treasure of Sierra Madre) e John Ford nos deu “Sangue de Heróis”
(Fort Apache), cujo personagem principal é, igualmente, um oficial irascível e
que tem ainda outra coincidência com “No Velho Colorado”: ambos os oficiais
psicóticos atendem pelo prenome ‘Owen’.
William Holden e Edgar Buchanan; Holden, Buchanan, Ellen Drew e Glenn Ford |
Denver Pyle e Glenn Ford; William Holden e Ray Teal; James Millican |
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