UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

8 de junho de 2011

WESTERNS BIZARROS - YUL BRYNNER, PISTOLEIRO ANDRÓIDE EM "WESTWORLD"


O pistoleiro não é humano, mas sim um robô. Parece-se com ‘Chris Adams’ o famoso personagem de Yul Brynner em “Sete Homens e Um destino”. O pistoleiro chama-se ‘Gunslinger’ e vive na cidade temática do Velho Oeste do gigantesco parque de diversões chamado Westworld. Paga-se um fortuna para entrar em Westworld, mas a diversão é garantida e pode-se desafiar ‘Gunslinger’ e sentir a sensação de ser mais rápido que um pistoleiro. ‘Gunslinger’ é programado para perder e satisfazer o público. Porém, quando ocorre uma falha na programação do robô este se torna uma espécie de andróide com vontade própria e passa a matar aqueles que o desafiaram. Nada mais bizarro que um western de ficção-científica, não é mesmo? Só que neste caso o bizarro deu lugar a uma pequena e influente obra-prima da sci-fi chamada “Westworld – Onde Ninguém tem Alma” (Westworld).

O autor Michael Crichton já era famoso por seus livros “O Enigma de Andrômeda” e “O Homem Terminal”, ambos levados ao cinema. Foi então que decidiu dirigir um filme e escreveu “Westworld – Onde Ninguém tem Alma”, primeiro dos sete filmes que dirigiu, entre eles “Coma”, com Michael Douglas e Richard Widmark. Um dos autores mais lidos do mundo, o cinema tornou Michael Crichton milionário com a filmagem de seus livros “Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros” (que teve duas continuações), “Sol Nascente”, “Assédio Sexual” (Michael Douglas e Demi Moore), “Congo”, “Twister”, “O Enigma de Andrômeda” e outros. Filmado em 1973, “Westworld” deu novo impulso ao gênero ficção-científica que logo depois assistiria “Blade Runner, o Caçador de Andróides”. O filme de Ridley Scott lembrava vagamente “Westworld” de Michael Crichton, especialmente pelo vilão andróide interpretado por Rutger Hauer. Em 1984 James Cameron filmou seu primeiro “Exterminador do Futuro”, seguidos de duas continuações claramente inspiradas no pequeno western-sci-fi de Michael Crichton. As longas caminhadas do ‘Terminator’ (Arnold Schwarzenegger) e seus encontros com os andróides são quase cópias de ‘Gunslinger’ em “Westworld”, bem como a tentativa de destruição do robô interpretado por Yul Brynner, também imitada. “Westworld” é um marco do cinema também por ter sido a primeira vez que foram usados efeitos de computação gráfica em um filme.

Médico de formação, com 2,06 de altura, Michael Crichton escreveu e dirigiu para a TV a série de grande sucesso “Plantão Médico”, tendo feito, portanto, muito sucesso como escritor, na TV e no cinema. Com “Westworld” Michael Crichton criou o gênero western-techno-thriller que rendeu pelo menos este barroco, divertido, emocionante e diferente faroeste. No elenco, além de Yul Brynner estão Richard Benjamin e James Brolin. Este último é pai de Josh Brolin, ator que os fãs de western viram recentemente em “Jonah Hex” e em “Bravura Indômita”. Yul Brynner, que aparentemente nada tinha de cowboy, criou para o cinema um tipo marcante em “Sete Homens e Um Destino”, tipo esse que ele repetiu outras vezes em outros faroestes. Yul Brynner usou pela última vez suas roupas pretas e sua impassível frieza em “Westworld – Onde Ninguém tem Alma”, só que desta vez acrescentou à sua criação o olhar mais aterrador que o western já viu. ‘Chris Adams’ afinal virou um pistoleiro-andróide.

2 comentários:

  1. Não deixa de ser um filme interessante, um tanto quanto inteligente e até bem feito. Mas lhe dei pouco valor, uma vez usaram um cenário que não tinha nada a ver com a ocorrencia para fazer um filme que poderia ter sido feito em uma outra época sem problemas. Mas nunca no Oeste. Como já falei antes, não gosto de nada que descaracterize um faroeste. Faroreste é faroeste. Ali não tem lugar para ficção cientifica. Imaginem se pegarem Blade Runner e transportá-lo para o Oeste. Não dá. Não tem mesmo como ser algo assim. É inventar demais,é procurar ser criativo exageradamente!
    jurandir_lima@bol.com.br

    Junho 10, 2011 7:57 PM

    ResponderExcluir
  2. OI, DARCI!
    INFELIZMENTE YUL BRYNNER NÃO "USOU PELA ÚLTIMA VEZ SUAS ROUPAS PRETAS E SUA IMPASSÍVEL FRIEZA" NESTA BELA FICÇÃO, MAS NA SUA MEDONHA CONTINUAÇÃO "ANO 2003: OPERAÇÃO TERRA" (FUTUREWORLD - 1976), EM QUE FAZ UMA PEQUENA PARTICIPAÇÃO APARECENDO DANÇADO (?!) NO SONHO/DELÍRIO DA PERSONAGEM DA ATRIZ BLYTHE DANNER. SE VOCÊ QUIS DIZER QUE É MELHOR ESQUECER ESSA ÚLTIMA APARIÇÃO DE BRYNNER COMO PISTOLEIRO E CONTAR COM "WESTWORLD" COMO A ÚLTIMA, TÁ APOIADO! ABRAÇO!
    ROBSON

    ResponderExcluir