UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

29 de junho de 2011

UMA ENQUETE REPRESENTATIVA

Dois westerns da enquete de Cinewesternmania: "No Tempo
das Diligências" (John Carradine), acima e "Três Homens em
Conflito" (Eli Wallach e Clint Eastwood).

A enquete de Cinewesternmania para apurar os Melhores Westerns de Todos os Tempos na opinião dos seguidores deste blog encerra-se hoje. A elaboração da lista de 50 faroestes certamente não agradou integralmente a todos os fãs de westerns que devem ter sentido a ausência deste ou daquele filme que apreciam em particular. Listas parece que foram inventadas para gerar polêmica e esta não poderia ser diferente, porém o critério que norteou a relação de 50 westerns importantes foram as relações de diversos críticos do mundo inteiro, especialmente norte-americanos.

FORD E WAYNE, OS MAIS INDICADOS - Alguns dados merecem ser ressaltados como o fato de a década de 50 ter concentrado o maior número de filmes, somando 21, seguida pela década de 60 com 14 filmes e vindo depois a década de 40 com seis westerns. John Ford foi o diretor com o maior número de filmes indicados (5), excetuado “A Conquista do Oeste” que foi dirigido por Ford, Henry Hathaway e George Marshal. A seguir, com três filmes vieram Clint Eastwood, Anthony Mann, John Sturges e Sergio Leone. Entre os atores desponta sem surpresa o nome de John Wayne com participação em nove westerns da lista de 50. Depois do Duke vem empatados Gregory Peck e Clint Eastwood com cinco westerns. Com participação em quatro faroestes aparecem Burt Lancaster, Kirk Douglas, James Stewart, Henry Fonda e Anthony Quinn. Não foram contadas participações de atores que atuaram em muitos filmes como coadjuvantes, como Jack Elam, Lee Van Cleef e outros.

MESCLA DE IDADES - Cada vez mais pessoas da terceira idade tornam-se internautas o que sem dúvida proporcionará uma mescla interessante entre os votos daqueles que assistem westerns há mais tempo e aqueles que se tornaram aficionados pelo gênero mais recentemente. Vale lembrar que a geração cinéfila-internauta é grande apreciadora do cinema de antigamente, o que pode ser constatado pelo elevado número de blogs sobre o cinema clássico. A enquete de Cinewesternmania, apesar do número não muito elevado de votantes, não deixa de ser representativa na indicação dos melhores westerns de todos os tempos que serão conhecidos às 15 horas do dia 30/6/2011.

Um comentário:

  1. Sem duvida que quase tudo de bom no cinema faroeste foi feito na decada de 50, indiscutivelmente. As décadas de quarenta e sessenta foram também boas décadas, principalmente num tipo de faroeste diferente dos criados em 50. É o caso de, como exemplo, Duelo ao Sol, da década de 40, e Da Terra Nascem os Homens, este já na beirada da virada da década, quando o cinema faroeste ganhava uma cara mais séria, com filmes diversificadamente fugindo dos temas simples dos da década de 50, como podemos observar, ainda, em O Ultimo Por do Sol, um faroeste visivelmente anverso aos padrões dos da década anterior.
    Com certeza que, mesmo ainda na década de 50 foram criados fitas fora dos padrões do tempo, como O Matador, Matar ou Morrer e Estigma da Crueldade, por exemplo. E, na de 40 alguns também fora dos padrões, como Consciencias Mortas e O Tesouro de Sierra Madre, como exemplos. São fitas que podemos considerar excessoes dentro de uma regra.
    E de aí por diante tudo se alterou. Os faroestes rarearam (com alguns, até bons, ainda sendo feitos na decada de 60). E daí então somente passamos a ver um outro filme do genero nas décadas seguintes.
    Mas, apesar da raridade, o que esta escassez trouxe de positivo foi que pudemos ver filmes novos, mas alguns muito bons, como; Dança com Lobos, O Ultimo dos Moicanos, Os Imperdoáveis e a grande surpresa; Pacto de Justiça. Este um filme surpreendentemente bem planejado, bem executado e posto em nossas telas. No entanto não obteve o sucesso merecido. Uma fita com uma cara completamente nova, utilizando um tema bastante corriqueiro, porém com novas propostas para uma renovação cinematográfica, com cenas intrigantes e bem urdidas, com bons desempenhos e uma direção de Costner que supera, em muito, ao seu primeiro faroeste na direção, que foi Dança Com Lobos.
    Enfim; graças à tecnologia, temos aí, à nossa disposição, tudo ou quase tudo, que já foi feito, para vermos ou revermos, onde sentimentos de um misto de alegria/nostalgia se apoderará de nós, nos proporcionando uma linda viagem no tempo.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir