UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

28 de maio de 2016

QUAL O MAIS PREMIADO WESTERN DO CINEMA? “OS IMPERDOÁVEIS” OU “DANÇA COM LOBOS”?


"Cimarron", Oscar em 1931.
Produzidos em anos muito próximos, “Dança com Lobos” (Dances with Wolves) e “Os Imperdoáveis” (Unforgiven), respectivamente 1990 e 1992, esses dois faroestes juntos ganharam uma penca de prêmios Oscar como jamais o gênero western imaginou receber. Foram onze, no total, sete para o filme de Kevin Costner em doze indicações; e quatro para o de Clint Eastwood em nove nominações. Quem chegou mais próximo desses números foi “Butch Cassidy”, em 1969, que conquistou quatro Oscars tendo sido indicado para sete categorias. Porém “Dança com Lobos” e “Os Imperdoáveis” venceram em categorias consideradas mais importantes, como as de Melhor Filme e Melhor Diretor, tendo ainda “os Imperdoáveis” propiciado a Gene Hackman o de Melhor Ator Coadjuvante. Anteriormente apenas “Cimarron” (1931) havia recebido o Oscar de Melhor Filme e foi necessário esperar quase seis décadas para um faroeste voltar a receber o cobiçado prêmio. Além do Oscar, “Dança com Lobos” e “Os Imperdoáveis” receberam lauréis em muitas outras premiações e festivais em diversos países.


Cada um desses dois filmes têm fãs ardorosos e não raro cinéfilos discutem qual deles seria o melhor, contenda cujo consenso é quase impossível pois os argumentos de lado a lado são muito convincentes. Uma possibilidade de se chegar a uma conclusão seria ver qual desses dois westerns recebeu mais láureas, não apenas da Academia de Cinema de Hollywood, mas mesmo assim o resultado é pouco objetivo pois eles concorreram em anos distintos, enfrentando concorrentes igualmente distintos. De concreto fica a certeza que muito dificilmente um outro western voltará a conquistar tantos prêmios em academias, associações e sindicatos de categorias específicas como “Dança com Lobos” e “Os Imperdoáveis”. Mesmo porque a produção de westerns é cada vez menos frequentes e os de qualidade são verdadeiras raridades. Contados os prêmios recebidos no mundo todo, “Dança com Lobos” abocanhou nada menos que 50 prêmios, enquanto o faroeste de Clint Eastwood levou para casa 40 lauréis. Em caso de dúvida, o melhor que o westernmaníaco faz é rever os dois excepcionais filmes e fazer seu próprio julgamento, numa muito prazerosa tarefa.

4 comentários:

  1. Embora seja muito fã de Eastwood...prefiro disparado o épico Dança com Lobos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que Os Imperdoaveis é o melhor! Este filme me surpreendeu! Eu também acho que é um filme que vale a pena. É um dos melhores filmes de drama , tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. Pessoalmente acho que é um dos melhores filmes de Clint Eastwood. Cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção. Seu trabalho é excepcional, seu estilo e personalidade estão bem marcados neste filme, acho que ninguém teria feito um melhor trabalho que ele.

    ResponderExcluir