UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

9 de maio de 2016

QUADRILHAS DOS FAROESTES – HENRY FONDA E SEU BANDO ATERRORIZAM FIRECREEK


O western “O Último Tiro” (Firecreek) de 1968, dirigido por Vincent McVeety, narra como cinco pistoleiros infernizam um lugarejo chamado Firecreek e são enfrentados por um único homem, um simplório rancheiro interpretado por James Stewart. O grupo é liderado por Henry Fonda que comanda o quarteto formado por Jack Elam, Gary Lockwood, James Best e Morgan Woodward. O excepcional ator Henry Fonda é bastante conhecido dos fãs de faroestes, assim como Jack Elam. Num plano inferior junto a esse público especial estão James Best e Morgan Woodward, seguidos por Gary Lockwood.


Henry Fonda (1905-1982) – Larkin é o líder dos pistoleiros, homem que considera um trabalho normal alugar suas armas para criadores que lhe paguem mais na guerra entre eles. Henry Fonda participou em inúmeros westerns clássicos, dois deles dirigidos por John Ford, de quem foi por algum tempo o ator preferido depois de comover os espectadores como Tom Joad em “Vinhas da Ira”, também de Ford. Porém Fonda é mais lembrado por sua criação como o bandido Frank de “Era Uma Vez no Oeste” (C’Era Uma Volta Il West). Muitos acreditam que Sergio Leone foi o descobridor do ‘homem mau’ que havia em Fonda, mas antes o grande ator havia interpretado o pistoleiro Clay Blaisedell em “Minha Vontade é Lei” (Warlock), em 1959 e Larkin neste “O Último Tiro” (Firecreek).

* * * * *

Jack Elam (1920-2003) – Norman não comete nenhum ato maior de violência, mas assiste passivamente o jovem Earl agir com sadismo. O mesmo Earl gosta de zombar de Norman, fazendo alusão à sua condição de velho impotente. Um dos mais conhecidos e queridos vilões do cinema, Elam amadureceu e passou a interpretar tipos engraçados e simpáticos com seu olhar enviesado devido a um acidente sofrido na adolescência. São muitos os westerns clássicos dos quais Elam participou, invariavelmente sendo morto na maioria deles. O mesmo ocorre em “Firecreek”, com a diferença que sua morte neste filme é bastante violenta, quando, para se defender, Johnny Cobb (James Stewart) enterra um garfo de feno na barriga de Norman.

* * * * *

Gary Lockwood (1939) – Earl é o mais jovem dos pistoleiros e também o mais inquieto, provocador e raivoso. A estreia cinematográfica do californiano Lockwood ocorreu num pequeno papel no faroeste “Minha Vontade é Lei”. A seguir participou, entre outros e sempre como coadjuvante, de dois filmes estrelados por Elvis Presley e ainda de “Clamor do Sexo”, de Elia Kazan. Chegando aos 30 anos Gary Lockwood parecia condenado a atuar como convidado em séries de TV, até que em 1968 voltou ao faroeste com “Firecreek”. Nesse mesmo ano Gary teve, enfim, a grande e esperada oportunidade como um dos dois astronautas de “2001: Uma Odisséia no Espaço”. Ainda assim sua carreira não deslanchou, mesmo porque era   um filme de Stanley Kubrick’. Gary continua em atividade aos quase 80 anos de idade.

* * * * *

James Best (1926-2015) – Drew é o pistoleiro um tanto abobalhado e que sofre um violento castigo ministrado por Earl. E é Drew quem tenta seviciar uma índia, sendo morto com um tiro nas costas. Em 1950 James Best começou no cinema com participações em “Winchester 73” e em “Cavaleiros da Bandeira Negra” (Kansas Raiders). Apesar de boa pinta, James Best não conseguiu a mesma projeção de Rock Hudson e Tony Curtis, jovens atores que a Universal lançava naqueles filmes. Best atuou, sempre como coadjuvante, em inúmeros westerns até que atingiu enorme sucesso na série de TV “The Dukes of  Hazzard” na qual interpretava o estabanado Sheriff Roscoe P. Coltrane. Concomitantemente com sua carreira James Best ministrava aulas de Arte Dramática.

* * * * *

Morgan Woodward (1925) – Willard é o mais discreto dos pistoleiros, saindo de cena arrastado por seu cavalo com o pé preso ao estribo da sela. Este texano alto (1,91m) estreou no cinema em 1956 no western “A Odisséia do Oeste” (Westward Ho, the Wagons) e não parou mais de fazer pequenas participações no gênero, no cinema e na televisão. Na TV Morgan fez parte do elenco fixo da série “Wyatt Earp”, em que interpretou o delegado Shotgun Gibbs em 81 episódios. Na série “Bonanza” Morgan substituiu algumas vezes Ray Teal como xerife de Virginia City. A mais marcante presença de Woodward no cinema foi como o violento Boss Godfrey, tomando conta dos prisioneiros sem nunca tirar os óculos escuros e sempre pronto a maltratar Paul Newman em “Rebeldia Indomável”.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário