UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

11 de maio de 2016

O ÚLTIMO TIRO (FIRECREEK) – ENCONTRO DE JAMES STEWART COM HENRY FONDA


Henry Fonda e James Stewart,
grandes amigos antes da fama.
É bastante conhecido o episódio das vidas de Henry Fonda e James Stewart quando, nos tempos difíceis antes do início de carreira, dividiram um quarto tornando-se desde então grandes amigos. Jimmy e Fonda estrearam praticamente ao mesmo tempo no cinema e depois de mais de 30 anos de carreiras só vieram a se encontrar num filme em 1968 (não se considere “No Nosso Alegre Caminho”, de 1948, em que ambos atuam em sequências diferentes, sem contracenar um com o outro). Verdadeiras lendas de Hollywood, era de se esperar que a reunião de ambos resultasse num grande filme, ainda mais porque se tratava de um western, gênero em que ambos brilharam intensamente. O faroeste que juntou os dois amigos na tela foi “O Último Tiro” (Firecreek), com história de Calvin Clements, inicialmente projeto para um telefilme, mas que a Warner Bros. percebeu que a história tinha bom potencial para uma produção de primeira linha. Foram contratados os dois veteranos astros e a direção deveria ficar a cargo de Andrew V. McLaglen que se viu obrigado a recusar em razão de outro compromisso. O estúdio decidiu arriscar entregando a direção a Vincent McEveety, diretor com experiência restrita à televisão. “O Último Tiro” não foi bem recebido pelo público e muitos críticos, ao comentar o filme, jocosamente o chamaram de ‘Matar ou Morrer geriátrico’. De fato a história de Calvin Clements é um roteiro com muitos pontos em comum com o grande western de Fred Zinnemann.


Acima o quinteto de pistoleiros liderado
por Henry Fonda; abaixo o duelo entre
Henry Fonda e James Stewart.
Luta desigual - Larkin (Henry Fonda) lidera um bando de pistoleiros que aluga suas armas a criadores de gado. Larkin levou um tiro e precisa de cuidados pois está sangrando bastante e decide descansar na pequena Firecreek, cidade que parece ter parado no tempo. Firecreek não possui xerife e informalmente foi eleito para a função o rancheiro Johnny Cobb (James Stewart), recebendo por esse trabalho dois dólares por mês. Enquanto Larkin se recupera hospedado no hotel dirigido por Evellyn Pittman (Inger Stevens), seus comparsas Earl (Gary Lockwood), Morgan (Jack Elam), Drew (James Best) e Willard (Morgan Woodward) aterrorizam o lugarejo. Drew tenta estuprar a índia Meli (Barbara Luna) e é morto pelo jovem Arthur (Robert Porter) que em seguida é enforcado pelos pistoleiros de Larkin. Johnny Cobb é obrigado a deixar sua esposa que está em trabalho de parto sob os cuidados da vizinha Dulcie (Louise Lathan) para enfrentar os quatro homens restantes numa luta desigual. Cobb sabe que não pode contar com nenhuma ajuda dos acovardados habitantes de Firecreek e mesmo assim consegue superar três dos pistoleiros, restando apenas Larkin. Este alveja Cobb por duas vezes e quando está prestes a matá-lo, é morto por um tiro de fuzil disparado por Evellyn, mulher por quem se interessara.

Acima Louise Latham;
abaixo Barbara Luna e James Stewart.
Relação dúbia - Não errou a Warner Bros. ao apostar que “O Último Tiro” poderia ser bem sucedido, mas foi um equívoco não insistir em um diretor mais talentoso para realizar o filme. Comparado a “Matar ou Morrer”, que inegavelmente serviu de inspiração, este western com Fonda e Stewart tem enredo com mais situações paralelas, subtramas que tornam bastante interessante. Faltou, no entanto, melhor ritmo uma vez que a narrativa é por várias vezes interrompida para dar espaço a discursos desnecessários, como o do senhor Whittier (Dean Jagger), também ele um personagem dispensável. Ressente-se o filme de um melhor desenvolvimento justamente nas relações psicológicas explorando mais profundamente alguns personagens. A ambígua relação de Johnny Cobb com a índia Meli merecia mais espaço, assim como a senhora Dulcie, irônico nome para uma mulher amarga que vê em cada homem um fardo que elas mulheres devem carregar. Dulcie e demais habitantes de Firecreek acreditam que o correto Johnny Cobb mantenha um romance com Meli e seja o pai do menino louro, filho da índia que vive só. O expectador é também levado a pensar assim e o próprio desmentido de Cobb não é suficiente para desfazer a ilação. Até mais que o previsível desfecho final com o enfretamento dos pistoleiros, a incerteza da relação entre Cobb e Meli é o ponto intrigante da trama.

Henry Fonda e Inger Stevens;
abaixo Brooke Bundy.
Um distintivo de lata amassada - Poucos westerns como “O Último Tiro” contam com a presença de tantos personagens femininos relevantes pois, além das citadas Meli e Dulcie, há ainda a esposa grávida de Cobb (Jacqueline Scott), a triste e áspera Evellyn e a buliçosa Leah (Brooke Bundy). Evellyn, mesmo com sua repressada sexualidade, desperta em Larkin o desejo de mudar de vida, levando-a para distante do semicemitério que é Firecreek, onde a amargurada e solitária madura senhorita mais se enterra a cada dia. Quanto à atrevida Leah, é uma figura rara nos westerns que quase sempre mostram adolescentes assexuados. O ingênuo mas observador Arthur é quem cita que “tudo nesta cidade acontece à noite” e Earl deixa claro que prefere “o que está dentro do vestido” que Leah exibe para ele, exatamente à noite. Johnny Cobb é um Will Kane (o delegado de “Matar ou Morrer”) sem distintivo, ou melhor, com uma estrela de lata cortada por seu filho com a inscrição incorreta ‘Sheraf’. As razões levam Cobb a lutar de forma suicida contra Larkin e seus homens é a mesma que motivou Kane no clássico de 1952 a desistir de ficar ao lado da esposa, ou seja, a voz de sua consciência e sua integridade. Como virar as costas e se esconder diante da brutalidade de homens que humilham e apavoram indistintamente velhos e crianças, raciocinou o angustiado Cobb. Desesperado pergunta aos assustados e medrosos cidadãos como todos puderam assistir inertes ao enforcamento de Arthur.

James Stewart e a estrela de xerife feita por seus filhos.

Jack Elam
Referências a clássicos - Inúmeras são as sequências de violência em “O Último Tiro”, destacando-se o ritual tétrico do funeral do pistoleiro baleado pelas costas. E se o filme falha ao distender em diversos momentos a tensão, compensa de certa forma com o dramático confronto que ocorre nos últimos dez minutos. Exceto pela saída de cena do pistoleiro Willard que tem o pé preso ao estribo e é arrastado por seu cavalo, são bem encenadas as duas outras mortes: a de Morgan (dentro do estábulo) com o garfo de feno enterrado em sua barriga e a morte de Earl em clara referência a “Os Brutos Também Amam” (Shane) quando os dois pequenos filhos de Cobb o avisam do inimigo pronto para atingi-lo. É, no entanto, despido de inspiração o duelo entre Larkin e Cobb, com James Stewart repetindo seu inapto personagem de “O Homem que Matou o Facínora” (The Man Who Shot Liberty Valance) e sendo salvo pelo tiro preciso disparado por Evellyn que alveja mortalmente Larkin. Mais uma indisfarçada e pouco imaginativa citação de “Matar ou Morrer”.

Inger Stevens; James Stewart; Kevin Tate e Christopher Shea.

James Best e Barbara Luna;
Ed Begley como pastor.
Magnífico personagem feminino - Qualquer filme que tenha no elenco em papéis principais Henry Fonda e James Stewart torna-se obrigatório e os dois atores confirmam seus talentos. Fonda (1905), três anos mais velho que Stewart (1908) apresenta-se mais jovial que o amigo cujo personagem exigia alguém mais jovem. Como ocorrera em “O Homem que Matou o Facínora”, Stewart supera esse problema, relembrando mesmo seus melhores momentos nos filmes que fez com Anthony Mann. O esplêndido cast destaca os ótimos Jack Elam e Ed Begley, enquanto Gary Lockwood tenta convencer como perverso pistoleiro. Entre o numeroso grupo de mulheres avulta com magnífica performance Louise Latham, ainda que com apenas três sequências. À suave sueca Inger Stevens coube um personagem melancólico e mal desenvolvido pelo roteiro. As presenças dos veteranos John Qualen, Jay C. Flippen e Dean Jagger pouco acrescentam e Robert Potter é um ator fraco cuja característica maior é lembrar incrivelmente James Dean, a quem procura imitar no estilo de atuar. Os dois meninos são Kevin Tate (o mais velho) e Christopher Shea, sendo que este interpretou Joey Starrett na fracassada série de TV “Shane”. Nessa série Marian Starrett ficara viúva e Shane (David Carradine) torna-se o padrasto do pequeno Joey.


Western sem identidade - “O Último Tiro” foi um filme pouco visto e menos lembrado, o que não deixa de ser uma injustiça pois se não chega a ser um western memorável jamais poderia passar tão despercebido. Certo que Fonda e Stewart não conseguiram torná-lo um clássico, mas as sempre admiráveis imagens de William B. Clothier e a música precisa de Lionel Newman (atenção para o violão em “Las Mañanitas”), somados à presença marcante do elenco de apoio e à classe dos dois atores principais o colocam acima da média dos faroestes. O pecado maior de “Firecreek” é ser um filme despido de identidade própria tantas são as referências que contém.

Henry Fonda e James Stewart

Nenhum comentário:

Postar um comentário