UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

27 de maio de 2014

TOP-TEN WESTERNS DE DORIVALDO SALLES DE OLIVEIRA, FÃ DE FAROESTES E FILMES DE SAMURAI


Toshiro Mifune
Nascido na cidade de Cornélio Procópio, interior do Norte do Paraná, foi lá que Dorivaldo Salles de Oliveira passou a infância e a juventude. Os cinemas que o jovem frequentava em Cornélio Procópio eram o São Luiz e o Avenida , que exibiam filmes japoneses às terças e quintas-feiras. Aos domingos ocorriam as aguardadas matinês com a exibição de faroestes estrelados por Durango Kid, Hopalong Cassidy, Rocky Lane e outros mocinhos que faziam a alegria da garotada. Dorivaldo cresceu (atualmente reside em São Paulo) gostando igualmente de faroestes e de filmes japoneses, especialmente os de samurais. Já na idade adulta Dorivaldo passou a renegar os westerns por influência do repúdio a qualquer forma de ‘americanismo’. Isso era comum entre os jovens no final dos anos 60 e na década de 70, reflexo da invasão do Vietnã e da política imperialista norte-americana de modo geral. Não demorou muito e Dorivaldo percebeu que “cinema é uma arte única, feita em várias camadas e que muitas vezes, o que mostra não é o que se vê. E isso é muito forte no western, narrativa por excelência do mito fundador do povo colonizador do norte.” Dorivaldo é admirador dos filmes de samurai e explica porque: “Noto neles muita semelhança com os westerns, principalmente aqueles em que conta mais a psique dos personagens e a importância do meio ambiente na estruturação da história, sejam as pradarias, o deserto, os desfiladeiros. Noto também que o spaghetti-western bebeu nessa fonte para criar aqueles personagens tão próprios deles, desalinhados, suados e sujos.” Como se vê, Dorivaldo é, de fato, fã dos filmes de samurais, tanto que sugeriu que o blog abrisse espaço para resenhas de películas do gênero que consagrou Akira Kurosawa.

Na foto Dorivaldo e a esposa em Calgary, no Canadá, local que serviu de
cenário em 1954 para as filmagens de "O Rio das Almas Perdidas"
(River of no Return), com Robert Mitchum, Marilyn Monroe e Rory Calhoun.

Retornando aos faroestes, o Top-Ten Westerns de Dorivaldo Salles de Oliveira é composto por filmes que o impressionaram, como ele próprio diz “seja por lembranças antigas, seja pela forte impressão causada ao vê-los pela primeira vez em alguma sessão de filmes de televisão.” Os dez faroestes listados por Dorivaldo são os seguintes:











3 comentários:

  1. OI, DARCI!
    MUITO LEGAL ESSE TOP 10 DO SEU DORIVALDO. PODEM REPARAR QUE SUAS PREFERÊNCIAS NO WESTERN REFLETEM AOS GRANDES FILMES DE SAMURAI, OU SEJA, SÃO TRAMAS E/DE PERSONAGENS TRÁGICOS, FATALISTAS, CONDUZIDOS E INFLEXÍVEIS EM CÓDIGOS DE ÉTICAS PRÓPRIOS, OBSESSIVOS EM SEUS PROPÓSITOS E INCAPAZES DE FUGIR AO QUE O DESTINO LHES RESERVOU, ASSIM COMO EM OBRAS-PRIMAS DO CHAMBARA COMO “HARAKIRI”,”REBELIÃO”, “A LANÇA ENSANGUENTADA”, “SETE SAMURAIS” E TANTOS OUTROS. O SEU DORIVALDO AINDA ME SURPREENDE POR NÃO ESCOLHER NENHUM FAROESTE QUE SEJA UMA ADAPTAÇÃO DE ALGUM CHAMBARA, COMO “SETE HOMENS E UM DESTINO” (“OS SETE SAMURAIS”) E “POR UNS DÓLARES A MAIS” (“YOJIMBO – O GUARDA- COSTAS”), PROVAVELMENTE, EU SUPONHO, POR CONSIDERAR OS ORIGINAIS INSUPERÁVEIS. PARABÉNS SEU DORIVALDO. ABRAÇOS.
    ROBSON

    ResponderExcluir
  2. Olá, Robson
    Como sempre oportunas e precisas observações do amigo cinéfilo.
    Abraço do Darci

    ResponderExcluir
  3. Os melhores são Era uma vez no Oeste, Minha vontade é lei e Mato em nome da lei. Pat Garret... não é western para participar de uma reunião dos dez melhores. File insosso do enganador Peckinpah.


    Armando Tapanakara.

    ResponderExcluir