UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

29 de novembro de 2011

'TUCO' NA CORDA – SERGIO LEONE MATANDO ELI WALLACH DE SUSTO


Eli Wallach desembarcou em Roma contratado que foi por Sergio Leone para interpretar o bandido ‘Tuco’ em “Três Homens em Conflito” (I Buono, Il Brutto, Il Cattivo), novo faroeste do rotundo diretor italiano. De Roma Eli Wallach foi junto com Clint Eastwood para Madrid e de lá novo vôo para uma localidade ao Sul do Mediterrâneo chamada Almería. Com poucas acomodações em Almería, Eli e Clint tiveram que dormir juntos numa cama de casal. Clint perguntou qual lado Eli preferia e o ator novaiorquino escolheu o lado esquerdo da cama, enquanto Clint ficou do lado direito. Coincidentemente essas eram as posições políticas de ambos. Na manhã seguinte os dois atores norte-americanos seguiram de carro para o local das filmagens. Clint conhecia bem os métodos de Sergio Leone pois esse era o terceiro filme que fazia com ele. Lee Van Cleef, o outro personagem-título também conhecia o estilo criativo de Leone.

ENFORCAMENTO DE TUCO - O trabalho de Eli com Leone começaria logo com a cena do enforcamento de ‘Tuco’. Eli que montava razoavelmente bem tinha que ficar em cima de um cavalo, com as mãos amarradas para trás e uma grossa corda no pescoço e a outra ponta amarrada numa árvore. ‘Tuco’ seria enforcado e Leone pediu para o ator John Bartha, que interpretava o xerife, ler a sentença de morte: “De acordo com o poder que estou investido, sentencio o acusado Tuco Benedicto Pacífico Juan Maria Ramirez a ser enforcado pelo pescoço até a morte.” Leone então explicou que no momento de ser enforcado ‘Blondie’ que estava numa esquina ali próximo dispararia um tiro de carabina acertando a corda que explodiria. Houve uma pausa para descanso e Eli Wallach pediu para Leone providenciar algodão para encher os ouvidos do cavalo que assim não se assustaria. Leone respondeu: “Bene, Eli. Non è pericoloso!”. Depois do café Eli retornou e montou no cavalo, mãos amarradas atrás e corda no pescoço à espera da ação. Clint dispara o rifle e o estampido faz o cavalo disparar enquanto o explosivo cortou a corda. Eli desesperado começou a gritar e apertava a barriga do cavalo com as pernas tentando fazê-lo parar, o que só aconteceu quase 100 metros adiante.



NON È PERICOLOSO! - Eli foi socorrido, desceu do cavalo, teve as mãos desamarradas e espumando de raiva perguntou para Leone se ele havia colocado algodão nos ouvidos do cavalo. A resposta seca foi: “Non, non è pericoloso.” E avisou que refariam a cena agora com o cavalo disparando assustado ao primeiro tiro de ‘Blondie’ mas com Eli preso com uma corda amarrada às suas costas. Após o tiro ele ficaria pendurado balançando. ‘Blondie’ então dispararia mais dois tiros e a corda se romperia com os explosivos quando ‘Tuco’ já estivesse próximo ao chão. Eli caiu de uma altura de 1,20m e olhou direto para Leone que exultante gritou: “Magnífico!” Eli Wallach já estava batizado para o resto de “Três Homens em Conflito” e certamente deve ter sentido saudade dos tempos em que a grande dificuldade era resistir aos encantos de Carroll Baker e seu baby-doll em “Boneca de Carne” de Elia Kazan... Eli Wallach, o inesquecível ‘Calvera’ de “Sete Homens e Um destino” (The Magnificent Seven) continua filmando aos quase 96 anos de idade que completará no próximo dia 7 de dezembro.


8 comentários:

  1. Fico imaginando como Eli Wallache se sentiu na hora que ele foi informado que a cena final do filme ele ficaria novamente com a corda no pescoço equilibrando-se em cima de uma cruz no cemitério esperando outro tiro de Blondie.
    Muito legal estas histórias.

    www.bangbang.italiana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eli Wallach está perfeito em Tres Homens em Conflito. Aliás, em termos de interpretação ele dá uma sonora surra em Eastwood, que não tem as oprtunidades de soltar-se como ele, nem as cenas magnificas que beneficiam o trabalho do magnifico ator.
    Tuco dá um show nesta fita, algo como se aquele papel nascesse exclusivamente para ser dele. Mais ainda; se aquela interpretação não lhe caisse nas mãos, Tres Homens em Conflito não seria o Tres Homens em Conflito que conhecemos e que tanto amamos, pois ninguém faria tão bem aquele tipo.
    Um grande ator, com quem vi diversos e bons filmes, como Os Desajustados, O Poderoso Chefão e muitos outros. Deus lhe dê ainda muitos anos de vida e que siga atuando e mostrando seu nato
    talento.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Wallach é um dos grandes vilões do cinema e continua na ativa apesar da idade, assim como outros atores como Ernest Borgnine e Christopher Lee.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Jurandir e Hugo, Eli Wallach tinha uma vantagem sobre Clint e outros atores: os muitos anos de palco que deram a ele uma importante bagagem artística. Fazer cinema para ele era até fácil. Era não, ainda é pois aos 96 anos o homem continua filmando.

    ResponderExcluir
  5. Eli é magnífico. Um dos meus atores prediletos. Agora, filmar com essa turma era quase loteria. Tudo valeu a pena porque filmes com The good, the bad and the ugly estão entre os maiores de todos os tempos. Eternos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Darci, tudo bom?
    Dia desses, assisti o seriado Johnny Ringo, o episodio: Diligencia fantasma.
    Será que 3 homens em conflito foi baseado nesse episodio?
    Ouro roubado, cavalaria, sepultura, duelo no cemitério, achei que foram algumas coincidências.
    abraço.

    Júnior.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Júnior - Não conheço esse episódio desse seriado, mas pelo que você disse há muitas 'coincidências' e sabemos da esperteza de Leone e cia.... - Abraço - Darci

    ResponderExcluir
  8. Oi Darci.
    Esse seriado, é com Don Durant, tenho 1 dvd com 2 episodios.
    Se quiser, te envio uma cópia.



    Júnior

    ResponderExcluir