UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

2 de novembro de 2011

TOP-TEN WESTERNS DO CINÉFILO ALAGOANO WILTON LISBOA LUCENA


Wilton Lisboa Lucena é apaixonado pela Sétima Arte e seu gênero preferido é o faroeste. Wilton é daquele tipo de fã que não se contenta apenas em assistir a um filme mas fica feliz de verdade quando esse filme passa a fazer parte da sua coleção. Se preciso for Wilton importa o filme na versão original e depois coloca a legenda em Português, como aconteceu com “O Preço de um Homem”. Todos os westerns de Anthony Mann com James Stewart já haviam sido lançados em DVD aqui no Brasil, menos o preferido de Wilton, justamente “O Preço de um Homem”. Hoje esse grande filme tem lugar especial na DVDteca de Wilton que o assiste com maior prazer ouvindo as vozes originais de James Stewart, Robert Ryan, Ralph Meeker, Millard Mitchell e Janet Leigh.

Wilton é Professor Universitário nascido em Penedo, cidade situada ao Sul de Alagoas, às margens do Rio São Francisco na fronteira com o Estado de Sergipe. Quando Wilton encontra algumas horas de folga em seu trabalho ele logo vai para a frente do televisor para assistir a um novo filme de sua coleção ou rever um de seus westerns favoritos. CINEWESTERNMANIA pediu a Wilton para relacionar os dez faroestes que ele mais admira e prontamente o alagoano nos mandou a lista dos seus Top-Ten que é publicada abaixo. Leitor constante deste blog, Wilton observou que westerns como “O Último Pôr-do-Sol”, “Flechas de Fogo”, “Resgate de Bandoleiros”, “Correio do Inferno” e “Duelo de Titãs” jamais poderiam ter ficado de fora da lista dos 50 faroestes a serem votados na Enquete Os Melhores Westerns de Todos os Tempos feita pelo CINEWESTERMANIA. E Wilton também manifestou seu desacordo com o 30.º lugar obtido por “O Preço de um Homem”, que faz parte da sua lista dos dez melhores. Wilton se confessa um cinéfilo conservador e apreciador dos westerns genuínos, segundo ele “aqueles que têm enredo, ação na dose certa, trilha musical peculiar e locações autênticas”. Mesmo assim ele possui diversos spaghetti-westerns em sua coleção, ainda que eles ocupem lugar secundário na sua preferência.

Na foto acima que é um detalhe de sua DVDteca podemos ver,
de baixo para cima, os filmes favoritos do cinéfilo Wilton,
por sinal todos eles magníficos westerns


Eis os Top-Ten westerns de Wilton Lisboa Lucena:

  1.º) Rastros de Ódio (The Searchers), 1956 – John Ford
  2.º) Os Brutos Também Amam (Shane), 1953 – George Stevens
  3.º) Matar ou Morrer (High Noon), 1952 – Fred Zinnemann
  4.º) O Homem que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance), 1962 – John Ford
  5.º) No Tempo das Diligências (Stagecoach), 1939 – John Ford
  6.º) O Preço de um Homem (The Naked Spurs), 1953 – Anthony Mann
  7.º) Flechas de Fogo (Broken Arrow), 1950 – Delmer Daves
  8.º) A Última Carroça (The Last Wagon), 1956 – Delmer Daves
  9.º) Resgate de Bandoleiros (The Tall T), 1957 – Budd Boetticher
10.º) Da Terra Nascem os Homens (The Big Country), 1958 – William Wyler

4 comentários:

  1. Amigo Darci e Invejado Wilton;

    Veja Darci o bom gosto especial de nosso amigo, (claro que minha fala não quer dizer que todos os outros cinemaniacos que puseram sua lista de 10 não tenham bom gosto). Notório que não. Claro que se eu aludir uma postura desta estarei até mesmo falando de mim. Porém me alegrou demasiado este nosso amigo, amante do faroeste como nós e mais; colecionador dos fortes, possuidor de centenas de fitas do gênero, ter em sua relação de 10 o perfeito Da Terra Nascem Os Homens. Como fico feliz, já que este é meu faroeste numero UM.
    Gostaria de contatar com nosso Wilton e ver a possibilidade dele me fornecer alguns bons faroestes que não tenho ou que não vi.
    Abraço este bom cinefilo e ao nosso editor que nos deu mais uma boa matéria como esta.
    jurandir_lima@bol.com.br

    lista de 10.E

    ResponderExcluir
  2. Wilton, sua coleção é invejável, inclusive a organização.... muito top.
    Os 5 primeiros filmes que você prefere, também são os meus faroestes favoritos, incluo somente Johnny Guitar.

    O Blog perfeito como sempre.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Que coleção invejável a de Wilton. Concordo que quando gostamos de verdade de algum (ns) filme (s) não adianta apenas assistí-lo, é preciso tê-lo na própria coleção.

    ResponderExcluir
  4. José Fernandes de Campos31 de agosto de 2012 às 19:18

    Lamento que só tres pessoas se interessaram em comentar o top liosta do focalizado. Noto que nenhuma pessoa do seleto grupo se manifestou. Wilton você fez uma lista muito boa e esta de parabens. jfcampos19@yahoo.com.br ABRAÇOS

    ResponderExcluir